Configurações 1

 

Nº 1- 2005

Configurações 1

Desigualdades Sociais

Manuel Carlos Silva (com colaboração de Helena Machado, Joel Felizes e Ana Paula Marques)

CICS – Centro de Investigação em Ciências Sociais

Campo das Letras, 2005, 204 pág. ISSN 1646-5075

“Neste número sobre desigualdades sociais, como no próximo número temático intitulado Tecnologia e Configurações do Humano e subsequentes números serão apresentados textos de reflexão e resultados de pesquisas que darão forma e conteúdo ao próprio conceito de Configurações e, eventualmente, à problematização e eventual contestação deste conceito. Como é sabido, o conceito de configuração e outros similares ou complementares, tais como forma, figuração, estruturação, embora sendo tributários de diversos contributos clássicos entre os quais Simmel, Goffman e outros autores mais recentes como Bourdieu e Giddens, foi sabiamente teorizado por Norbert Elias. Para este autor configuração constituiria um conceito síntese superadora de velhos dilemas sociológicos entre estrutura e acção social, entre sociedade e indíviduo, o que induziu o autor a criticar quer Durkheim, quer Weber em torno do binómio sociedade-indivíduo, dado que, na óptica de Elias, não existe sociedade sem indivíduos nem tão-pouco são pensáveis indivíduos sem ou fora da sociedade. (…)” (inNota Prévia-Configurações/nº1, 2005)

Índice
Direcção do NES Nota prévia

5

Manuel Carlos Silva Desigualdades e exclusões sociais: olhares sociológicos cruzados

7

Veit M. Bader Etnicidade e classe: um exercício para um mapeamento pro-teórico

15

Ramón Maíz El mito del patriotismo cívico

39

Loic Wacquant Marginalidade urbana no novo milénio

59

Maria E. Leandro Desigualdades sociais na saúde e na doença: a questão imigrante

71

Elísio Estanque Classes, precariedade e ressentimento: mudanças no mundo laboral e novas desigualdades sociais

87

Manuel Carlos Silva Trabalhadoras sexuais em regiões de fronteira: género, origens de classe e percursos sociais

101

Helena Machado Transacções discursivas em contexto judicial – construções femininas e masculinas

133

Ana Sofia Leandro Diferenças e desigualdades. A entrega e o encargo da criança após a desunião conjugal

147

Filipa Capelo M.C. Silva e Nelson Dias Pobreza e exclusão social: um estudo de caso num bairro de munícipio algarvio

163

Abstracts

193

SEMINAR | “Facebook Policy Concerning Hate Speech” | Thursday, May 2nd 2024, 2:30 P.M. | Hybrid Format [ENG]

Next May 2nd, at 2:30 p.m., the seminar “Facebook Policy Concerning Hate Speech” will take place in a hybrid format – in person, in the Sala de Atos of the Institute of Social Sciences of the University of Minho, and online, through the Zoom platform. The seminar will be led by Professor Anna Leszczuk-Fiedziukiewicz (University …

 

Conferência GEICS | 50 anos após a revolução: De onde vimos e para onde vamos? | 30/04/2024 | 19H30 (PT)/16H30 (BR) | Formato virtual

No próximo dia 30 de abril de 2024, em formato exclusivamente virtual e no âmbito do quinquagésimo aniversário do 25 de abril, terá lugar a Conferência GEICS intitulada D 50 anos após a revolução:  De onde vimos e para onde vamos?. A conferência será dinamizada por João Teixeira Lopes (Universidade do Porto e Instituto de Sociologia da Universidade do Porto) e …

 

DIVULGAÇÃO EXTERNA | Conferência internacional “Extrema-Direita e o Assalto à Democracia” | 13/04/2024 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), Braga

A Comissão de Homenagem aos Democratas de Braga organiza, a 13 de abril de 2024, a Conferência Internacional “Extrema-Direita e o Assalto à Democracia“, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), em Braga. A Conferência é de acesso livre com inscrição prévia e terá atividades ao longo de todo o dia.           …

 

DIVULGAÇÃO EXTERNA | Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril | Ciclo de Cinema “Cidade, Habitação e Justiça Social”

Dias 05, 12 e 26 de abril, na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, o ciclo de reportagem/documentário e cinema sobre o direito à habitação e à cidade – “Cidade, Habitação e Justiça Social” – afirma-se como uma das formas mais dignas de revisitar o 25 de Abril de 1974, trazendo para o debate …