Apresentação

 

A 1 de janeiro de 2015 o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) iniciou a sua atividade, assim como todos os seus Polos, nomeadamente, o Polo da Universidade do Minho (CICS-UMinho).

O CICS.NOVA é uma Unidade de Investigação científica (UI), de caráter interdisciplinar no âmbito das Ciências Sociais, com sede na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNOVA) que tem estabelecidos polos na Universidade do Minho, na Universidade dos Açores, na Universidade de Évora e no Instituto Politécnico de Leiria.

O CICS-UMinho configura-se como uma extensão mais abrangente do anterior Centro de Investigação em Ciências Sociais, apenas sito na Universidade do Minho, que se extinguiu a 31 de dezembro de 2014. A história e toda a produção do Centro de Investigação em Ciências Sociais que entre 2007 e 2014 antecedeu o atual CICS-UMinho encontra-se acessível em Arquivo.

Os Investigadores do CICS-UMinho integram os seguintes Grupos de Investigação (GI): “Desigualdades Sociais e Ação Pública”, “Cidadania, Trabalho e Tecnologia”, “Mudanças Ambientais, Território e Desenvolvimento” e “Dinâmicas Populacionais e Saúde”, trabalhando de forma cooperante com os investigadores da Sede e restantes Polos CICS.NOVA.

Revista Configurações Nº26 – Economy and Society: politics, practices, agents, and institutions

  Está disponível online a Revista Configurações nº 26 – Economy and Society: politics, practices, agents, and institutions, com a coordenação temática de Rodrigo da Costa Dominguez, Lisbeth Rodrigues, Jeremy Land e Jari Eloranta, e direção editorial do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Universidade do Minho. (…) “In this issue, our goal was to assemble a set …

 

O Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.UMinho) acolhe novos membros

    O Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade do Minho (CICS.UMinho) passou a integrar, desde o mês de outubro de 2020, os seguintes investigadores: Ana Maria Soares (Escola de Economia e Gestão/UM) Ana Paula Ferreira (Escola de Economia e Gestão/UM) Ana Veloso (Escola de Psicologia/UM) Beatriz Casais (Escola de Economia e Gestão/UM) Carolina …

 

Atribuição de 4 Bolsas de Doutoramento no CICS.NOVA

Encontra-se aberto concurso para atribuição de 4 Bolsas de Investigação para Doutoramento no CICS.NOVA destinadas a financiar a realização de actividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor. O(a) candidato(a) deverá apresentar uma proposta de plano de trabalhos, enquadrado nos objectivos do CICS.NOVA e inserido num dos seus grupos de investigação. O concurso aplica-se aos …

 

Ana Maria Brandão (CICS.UMinho) fala do seu projecto “Família e Sexualidades Não Normativas” no programa 90 Segundos de Ciência

Ana Maria Brandão, investigadora no CICS-UMinho – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, foi entrevistada pela 90 segundos de Ciência,  para falar sobre do seu  projeto “Família e Sexualidades Não Normativas” . Este projeto está a analisar os efeitos da revelação de uma identidade gay, lésbica ou bissexual por parte dos filhos, nas relações familiares. Ver …

 
 

Webinar de Apresentação do Livro “Por uma Habitação Básica. Cidadania, democracia associativa e metodologias participativas”| 4 de fevereiro 2021, às 17 horas

                                                      CONVITE O Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais da Universidade do Minho, em parceria com o Laboratório de Habitação Básica, vem por este meio convidá-lo/a a para participar na …

 

Debate Internacional “Cidade, Habitação e Participação. Carta mundial pelo direito à Cidade| 27 janeiro 2021

Perante tamanho mal-estar nas cidades, na perspetiva da importância crescente das cidades na organização económica, social e ambiental das pessoas, com cerca de 75% da população mundial a viver em cidades, faz sentido implementar uma Carta Mundial para o Direito à Cidade? Quando vemos o acantonamento de populações que vivem em espaços atomizados e segregados …

 

Conferência GEICS| “𝙇𝙞𝙜𝙖çõ𝙚𝙨 𝘼𝙩𝙡â𝙣𝙩𝙞𝙘𝙖𝙨 – 𝙋𝙤𝙧𝙩𝙪𝙜𝙖𝙡 𝙣𝙖 𝙀𝙨𝙩𝙚𝙞𝙧𝙖 𝙙𝙖 𝙄𝙢𝙞𝙜𝙧𝙖çã𝙤 𝘽𝙧𝙖𝙨𝙞𝙡𝙚𝙞𝙧𝙖”| 19 Janeiro – 19:00 horas

No próximo dia 19 de janeiro estaremos à conversa com Beatriz Padilla (University of South Florida) e Thais França (CIES – Instituto Universitário de Lisboa), contando com a moderação de Fernando Bessa Ribeiro (CICS – Universidade do Minho). Intitulada “𝙇𝙞𝙜𝙖çõ𝙚𝙨 𝘼𝙩𝙡â𝙣𝙩𝙞𝙘𝙖𝙨 – 𝙋𝙤𝙧𝙩𝙪𝙜𝙖𝙡 𝙣𝙖 𝙀𝙨𝙩𝙚𝙞𝙧𝙖 𝙙𝙖 𝙄𝙢𝙞𝙜𝙧𝙖çã𝙤 𝘽𝙧𝙖𝙨𝙞𝙡𝙚𝙞𝙧𝙖”, a presente conferência analisará a longa história …