Apresentação

 

A 1 de janeiro de 2015 o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) iniciou a sua atividade, assim como todos os seus Polos, nomeadamente, o Polo da Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho).

O CICS.NOVA é uma Unidade de Investigação científica (UI), de caráter interdisciplinar no âmbito das Ciências Sociais, com sede na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNOVA) que tem estabelecidos polos na Universidade do Minho, na Universidade dos Açores, na Universidade de Évora e no Instituto Politécnico de Leiria.

O CICS.NOVA.UMinho configura-se como uma extensão mais abrangente do anterior Centro de Investigação em Ciências Sociais, apenas sito na Universidade do Minho, que se extinguiu a 31 de dezembro de 2014. A história e toda a produção do Centro de Investigação em Ciências Sociais que entre 2007 e 2014 antecedeu o atual CICS-UMinho encontra-se acessível em Arquivo.

Os Investigadores do CICS.NOVA.UMinho integram os seguintes Grupos de Investigação (GI): “Desigualdades Sociais e Ação Pública”, “Cidadania, Trabalho e Tecnologia”, “Cidades, Ambiente e Desenvolvimento Regional” e “Saúde, População e Bem-estar”, trabalhando de forma cooperante com os investigadores da Sede e restantes Polos CICS.NOVA.

Segue-nos nas redes sociais!

Ícone-Instagram-PNGyoutube

Fronteiras XXI | Erradicar a pobreza | Participação de Fernando Bessa Ribeiro

    Fernando Bessa Ribeiro, investigador CICS.UMinho, autor do estudo “A pobreza em Portugal”, participou no programa “Fronteiras XXI”, no passado dia 20 de outubro na RTP3. “O que está a faltar no combate à pobreza, em Portugal? Quais são as áreas críticas de intervenção? Pode o alargamento do ensino obrigatório ajudar a reduzir os …

 

Visão História | Artigo de Rodrigo da Costa Dominguez

  O investigador Rodrigo da Costa Dominguez, publicou o artigo “Gastar sem agir” no último número da revista Visão História – “Portugal na Idade Média”.   “Na Idade Média, surgiram diversas estruturas e instituições económico-financeiras que perdurariam durante séculos.”    

 

Chamada de artigos – Revista Configurações – n.º 29 / junho 2022|Dossiê temático: “Pierre Bourdieu: vinte anos depois, legado e usos de uma prática de investigação sociológica”

          Chamada de artigos – Revista Configurações – n.º 29 / junho 2022 Dossiê temático: “Pierre Bourdieu: vinte anos depois, legado e usos de uma prática de investigação sociológica”   Coordenação: Virgílio Borges Pereira (Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras e Instituto de Sociologia da Universidade do Porto) e Edison …

 

Novo número da revista ComTextos [ série 2 |nº6| 2021] – Publicação do CICS.NOVA.UMinho

  Está disponível online um novo working paper intitulado “Colaboração entre as associações de professores no design curricular das Aprendizagens Essenciais em Portugal”, da autoria de Sílvia de Almeida, Joana Viana, Natália Barcelos, Maria do Céu Roldão, Helena Peralta, publicado na revista eletrónica ComTextos, série 2, nº6, 2021, editada pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da …

 
 

8.º Seminário-almoço CICS | 2 dezembro | 12:30 | “’Andar sobre vidro quebrado’. O género como preditor da precariedade do emprego entre os jovens em Espanha.” | Sala de Atos do ICS | Online

  Decorrerá, no próximo dia 2 de dezembro o 8.º Seminário-almoço CICS.UMinho. Juan Carlos Solano Lucas, professor da Universidade de Murcia, será o orador  com a comunicação “’Andar sobre vidro quebrado’. O género como preditor da precariedade do emprego entre os jovens em Espanha.” Resumo abreviado: Esta investigação analisa a interseccionalidade das desigualdades, a fim …

 

Conferência GEICS | “Identidades em debate: desafios e ativismo” | 29 de outubro

Terá lugar no próximo dia 29 de outubro a conferência intitulada “Identidades em debate: desafios e ativismo”, com a participação de Alexa, em representação do Clube Safo (@clube_safo), Ary Zara e Isaac dos Santos (@tguyscuddletoo) e Daniela Bento (@ilgaportugal). Vamos repensar padrões de identidade e género, promover a consciencialização e uma luta ativa. Inscrições AQUI! …

 

7.º Seminário Almoço CICS | “Masculinidades e a vivência da violência sexual” | 21 de outubro | 12h30

Oradora: Joana Teixeira Ferraz da Silva Título: Masculinidades e a vivência da violência sexual   Resumo abreviado: A investigação busca compreender o fenómeno da violência sexual contra homens durante a infância e/ou adolescência, tendo como objetivo principal determinar seus impactos em suas identidades de género. Para isso, recorre-se a uma metodologia de cariz qualitativo, utilizando …