Apresentação

 

A 1 de janeiro de 2015 o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) iniciou a sua atividade, assim como todos os seus Polos, nomeadamente, o Polo da Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho).

O CICS.NOVA é uma Unidade de Investigação científica (UI), de caráter interdisciplinar no âmbito das Ciências Sociais, com sede na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNOVA), que tem estabelecidos polos na Universidade do Minho, na Universidade dos Açores, na Universidade de Évora e no Instituto Politécnico de Leiria.

O CICS.NOVA.UMinho configura-se como uma extensão mais abrangente do anterior Centro de Investigação em Ciências Sociais, apenas sito na Universidade do Minho, que se extinguiu a 31 de dezembro de 2014. A história e toda a produção do Centro de Investigação em Ciências Sociais que entre 2007 e 2014 antecedeu o atual CICS-UMinho encontra-se acessível em Arquivo.

Os Investigadores do CICS.NOVA.UMinho integram os seguintes Grupos de Investigação (GI): “Desigualdades Sociais e Ação Pública”, “Cidadania, Trabalho e Tecnologia”, “Cidades, Ambiente e Desenvolvimento Regional” e “Saúde, População e Bem-estar”, “Sistemas de Modelação e Planeamento” e “Educação, Conhecimento e Cultura”, trabalhando de forma cooperante com os investigadores da Sede e restantes Polos CICS.NOVA.

Para acompanhar mais aprofundadamente o nosso trabalho, siga-nos nas redes sociais!

redes

 

 

@cicsuminho

@cicsuminho

@cics.nova.uminho

 

Resultados das eleições de Órgãos Sociais CICS (2022)

Decorreu, no passado dia 12 de abril de 2022, o ato eleitoral para a eleição da Comissão Diretiva do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS), para Coordenação do Polo da Universidade do Minho do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA-UMinho) e para coordenadores dos Grupos de Investigação do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais. Não tendo …

 

Chamada de Artigos | Revista Configurações N.º 30

Chamada de artigos – Configurações: Revista de Ciências Sociais – n.º 30 / dezembro 2022 Dossiê temático: “Conflito, Negociação e Mediação”         Coordenação  Pedro Cunha (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa) e Ana Paula Monteiro (Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais, Universidade de …

 

Fernando Bessa Ribeiro em entrevista à Rádio Observador | 07 Abril 2022

Fernando Bessa Ribeiro, investigador do CICS.NOVA.UMinho, foi entrevistado pela Rádio Observador, comentando o programa de governo para a área da habitação. 📌 A entrevista está disponível em: https://observador.pt/programas/noticiario/as-noticias-das-12h-940/

 

DIVULGAÇÃO | Colóquio Internacional – Assimetrias territoriais: questões socioambientais e fatores de desigualdade | Convite à apresentação de propostas

Colóquio Internacional  “Assimetrias territoriais: questões socioambientais e fatores de desigualdade” O Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora (CICS.NOVA.UÉvora) com a Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa (AISLF) encontram-se a organizar o Colóquio Internacional “Assimetrias territoriais: questões socioambientais e fatores de desigualdade”, a realizar na Universidade de Évora, nos dias 02 e …

 
 

Conferência GEICS | 31 de maio de 2022 | 19h30min (PT)/ 15h30min (BR) | “Encarcerar: sistema penitenciário e situação de género”

Terá lugar, no próximo dia 31 de maio, pelas 19h30min (PT)/ 15h30min (BR), a conferência GEICS intitulada “Encarcerar: sistema penitenciário e situação de género“, que contará com a participação de Rafaela Granja (CECS-UMinho) e Karyna Batista Sposato (UFS) enquanto oradoras. A situação de encarceramento feminino no sistema prisional é muito singular, complexa e sensível, passível …

 

III Ciclo de Debates | “Ciência, Tecnologia e Inovação para um muno menos desigual. Políticas de CTI e Desigualdades Sociais: o que fazer?”

O Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) convidam para o III Ciclo de Debates, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um muno menos desigual. Políticas de CTI e Desigualdades Sociais: o que fazer?”     A iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UEPB (PPGDR-UEPB) …

 

Seminário Internacional “Trabalho Sexual e Migrações: Políticas e Práticas de Cuidado e de Controlo” | 27 de maio | 14H30 | ICS-UM

Decorrerá, no próximo dia 27 de maio, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, o Seminário Internacional intitulado “Trabalho Sexual e Migrações: Políticas e Práticas de Cuidado e de Controlo“.                                       …