Apresentação

 

A 1 de janeiro de 2015 o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) iniciou a sua atividade, assim como todos os seus Polos, nomeadamente, o Polo da Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho).

O CICS.NOVA é uma Unidade de Investigação científica (UI), de caráter interdisciplinar no âmbito das Ciências Sociais, com sede na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNOVA) que tem estabelecidos polos na Universidade do Minho, na Universidade dos Açores, na Universidade de Évora e no Instituto Politécnico de Leiria.

O CICS.NOVA.UMinho configura-se como uma extensão mais abrangente do anterior Centro de Investigação em Ciências Sociais, apenas sito na Universidade do Minho, que se extinguiu a 31 de dezembro de 2014. A história e toda a produção do Centro de Investigação em Ciências Sociais que entre 2007 e 2014 antecedeu o atual CICS-UMinho encontra-se acessível em Arquivo.

Os Investigadores do CICS.NOVA.UMinho integram os seguintes Grupos de Investigação (GI): “Desigualdades Sociais e Ação Pública”, “Cidadania, Trabalho e Tecnologia”, “Cidades, Ambiente e Desenvolvimento Regional” e “Saúde, População e Bem-estar”, trabalhando de forma cooperante com os investigadores da Sede e restantes Polos CICS.NOVA.

Segue-nos nas redes sociais!

Ícone-Instagram-PNGyoutube

Novo número da revista ComTextos [ série 2 |nº6| 2021] – Publicação do CICS.NOVA.UMinho

  Está disponível online um novo working paper intitulado “Colaboração entre as associações de professores no design curricular das Aprendizagens Essenciais em Portugal”, da autoria de Sílvia de Almeida, Joana Viana, Natália Barcelos, Maria do Céu Roldão, Helena Peralta, publicado na revista eletrónica ComTextos, série 2, nº6, 2021, editada pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da …

 

Chamada de artigos – Configurações: Revista de Ciências Sociais

        A revista Configurações: Revista de Ciências Sociais, editada pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho, é uma revista indexada em bases bibliográficas internacionais, que apresenta uma política de acesso livre e publica trabalhos académicos inéditos, sob a forma de artigos ou recensões de obras publicadas, que …

 

Disponível Revista Configurações Nº27 – Vária

Está disponível online o novo número da Revista Configurações nº 27 – “Vária”, sob a coordenação de Ana Maria Brandão e direção editorial do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Universidade do Minho. Mais info aqui

 

Chamada de artigos – Revista Configurações 28/2021 | Dossiê temático “O ensino e a divulgação da Sociologia em Portugal”| Prorrogação até 15 junho

        Chamada de artigos – Configurações: Revista de Ciências Sociais – n.º 28 / dezembro 2021 Dossiê temático: O ensino e a divulgação da Sociologia em Portugal   Coordenação: Ana Maria Brandão (CICS.NOVA.UMinho, Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho); Benedita Portugal e Melo (UIDEF, Instituto de Educação, Universidade …

 
 

6º Seminário almoço CICS 2021|“Arqueologia Industrial e Memória: contribuições metodológicas a partir do estudo de caso da Sampaio, Ferreira & Cia. em Riba d’Ave.”| 29 de julho – 12:30 horas

  Orador: Guilherme Pinheiro Pozzer Título: Arqueologia Industrial e Memória: contribuições metodológicas a partir do estudo de caso da Sampaio, Ferreira & Cia. em Riba d’Ave.  Resumo abreviado: Desde a década de 1960, quando a Arqueologia Industrial se desenvolveu em termos metodológicos, investigações nesta disciplina sempre sofreram de um problema muito comum: a falta de …

 

Cycle “UM: The PhD Thesis in Sociology” on Tourism and Culture

The second session of the cycle, “UM: The PhD Thesis in Sociology” will occur on July 30, at 5 pm. The session will address the theme Tourism and Culture and has Márcia Silva and Bruno Goulart as speakers. Márcia Patrícia Barbosa Silva has a degree in Geography and Planning and a Master in Sociology and is …

 

Ciclo “UM: A tese doutoral em Sociologia”

Terá início, o dia 29 de junho, pelas 17h00, o ciclo “UM: A tese doutoral em Sociologia”. A primeira sessão é dedicada ao tema “Género e Academia” e conta com a participação de Sérgio Rego e Liliana Castañeda Rentería. Sérgio Rêgo é doutorando em Sociologia pela Universidade do Minho e Investigador do CICS.NOVA.UMinho. Cofundou e integra o Grupo …