Apresentação

 

A 1 de janeiro de 2015 o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) iniciou a sua atividade, assim como todos os seus Polos, nomeadamente, o Polo da Universidade do Minho (CICS-UMinho).

O CICS.NOVA é uma Unidade de Investigação científica (UI), de caráter interdisciplinar no âmbito das Ciências Sociais, com sede na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNOVA) que tem estabelecidos polos na Universidade do Minho, na Universidade dos Açores, na Universidade de Évora e no Instituto Politécnico de Leiria.

O CICS-UMinho configura-se como uma extensão mais abrangente do anterior Centro de Investigação em Ciências Sociais, apenas sito na Universidade do Minho, que se extinguiu a 31 de dezembro de 2014. A história e toda a produção do Centro de Investigação em Ciências Sociais que entre 2007 e 2014 antecedeu o atual CICS-UMinho encontra-se acessível em Arquivo.

Os Investigadores do CICS-UMinho integram os seguintes Grupos de Investigação (GI): “Desigualdades Sociais e Ação Pública”, “Cidadania, Trabalho e Tecnologia”, “Mudanças Ambientais, Território e Desenvolvimento” e “Dinâmicas Populacionais e Saúde”, trabalhando de forma cooperante com os investigadores da Sede e restantes Polos CICS.NOVA.

Concurso “Elevator Pitch – Ideias Que Marcam” – Comissão Europeia em Portugal

Encontra-se aberto o concurso “Elevator Pitch – Ideias Que Marcam”, promovido pela Comissão Europeia em Portugal, que visa apoiar, monetariamente e com formação, projetos e ideias inovadoras de base tecnológica que promovam a democracia digital. As candidaturas abriram no dia 27 de fevereiro e terminam já no dia 25 de março. +info sobre o concurso/projecto disponíveis: http://www.elevatorpitch.bolsadoempreendedorismo.pt/conceito-e-objetivos/  

 

Manuel Carlos Silva escreve artigo de opinião para Diário do Minho no âmbito do seu trabalho sobre a pobreza, exclusão social e desigualdades em Portugal

O sociólogo Manuel Carlos Silva, investigador do CICS.NOVA.UMinho escreve artigo de opinião jornal Diário do Minho no âmbito do trabalho académico que desenvolve sobre “Pobreza, exclusão social e desigualdades: breve revisitação de conceitos e alguns dados sobre Portugal”. Leia aqui o artigo na íntegra, clicando nas imagens:          

 

Prémio Agostinho Roseta (9ª edição)| Menção Honrosa atribuída a Ana Paula Marques do CICS.NOVA.UMinho| Estudo “Preparados para trabalhar?”

Ana Paula Marques, investigadora do CICS.NOVA.UMinho foi distinguida com uma Menção Honrosa na 9ª edição do Prémio Agostinho Roseta, promovido pelo IEFP, pelo seu estudo “Preparados para Trabalhar?”, desenvolvido no âmbito do Consórcio “Maior Empregabilidade”. O Consórcio maior empregabilidade é constituído por instituições de ensino superior, públicas e privadas, que aceitaram o convite da Fórum Estudante para …

 

Call for papers |Seminário Internacional Roadmap para as Empresas Familiares: Mapeamento, Profissionalização e Inovação

    A equipa responsável pelo projeto  Roadmap  no CICS.NOVA.UMinho convida os investigadores e especialistas a submeterem resumos de propostas de comunicação (até 500 palavras), de natureza teórica e/ou empírica, de estudos de caso ou boas práticas sobre as empresas familiares até 31 de janeiro de 2018. Seminário Internacional Roadmap para as Empresas Familiares: Mapeamento, …

 
 

4º Seminário – Almoço CICS|Representações e práticas das/os magistradas/as face aos modelos de residência das crianças nos casos de divórcio | 16 abril 2018| sala atos ICS/UMinho

      O CICS.NOVA.UMinho organiza o 4º seminário-almoço CICS de 2018,  dedicado ao tema “Representações e práticas das/os magistradas/as face aos modelos de residência das crianças nos casos de divórcio. A especificidade da residência alternada”, apresentado por Ana Reis Jorge, investigadora de doutoramento do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo UMinho, que irá realizar-se no próximo dia 16 …

 

Workshop “Espaços de Reclusão. Práticas, Políticas e Metodologias de Pesquisa no Terreno”| 20 de março, 15h| Sala C4.05, Ed. II, ISCTE-IUL

  No âmbito das actividades do Grupo de Investigação “Governação, Políticas e Quotidianos”, o Centro em Rede de Investigação em Antropologia promove um workshop em torno práticas, políticas e metodologias de pesquisa no terreno em contextos de reclusão e o sistema de justiça juvenil e penal, tomando como ponto de partida o volume Espaços de …

 

3º Seminário – Almoço CICS| Pesquisadores (as) Negros (as): ingresso, permanência, apoios e barreiras no Ensino Superior/Pós-graduação no Brasil|| 15 março 2018| sala atos ICS/UMinho

O CICS.NOVA.UMinho organiza o 3º seminário-almoço CICS de 2018,   dedicado ao tema “Pesquisadores (as) Negros (as): ingresso, permanência, apoios e barreiras na no Ensino Superior/Pós-graduação no Brasil”, apresentado por Marcos Silva, investigador de pós-doutoramento do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), irá realizar-se no próximo dia 15 de março de 2018, pelas 12:30 horas, na sala …