Apresentação

 

A 1 de janeiro de 2015 o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) iniciou a sua atividade, assim como todos os seus Polos, nomeadamente, o Polo da Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho).

O CICS.NOVA é uma Unidade de Investigação científica (UI), de caráter interdisciplinar no âmbito das Ciências Sociais, com sede na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNOVA), que tem estabelecidos polos na Universidade do Minho, na Universidade dos Açores, na Universidade de Évora e no Instituto Politécnico de Leiria.

O CICS.NOVA.UMinho configura-se como uma extensão mais abrangente do anterior Centro de Investigação em Ciências Sociais, apenas sito na Universidade do Minho, que se extinguiu a 31 de dezembro de 2014. A história e toda a produção do Centro de Investigação em Ciências Sociais que entre 2007 e 2014 antecedeu o atual CICS-UMinho encontra-se acessível em Arquivo.

Os Investigadores do CICS.NOVA.UMinho integram os seguintes Grupos de Investigação (GI): “Desigualdades Sociais e Ação Pública”, “Cidadania, Trabalho e Tecnologia”, “Cidades, Ambiente e Desenvolvimento Regional”, “Saúde, População e Bem-estar”, “Sistemas de Modelação e Planeamento” e “Educação, Conhecimento e Cultura“, trabalhando de forma cooperante com os investigadores da Sede e restantes Polos CICS.NOVA.

Para acompanhar mais aprofundadamente o nosso trabalho, siga-nos nas redes sociais!

redes

 

 

@cicsuminho

@cicsuminho

@cics.nova.uminho

 

CHAMADA DE ARTIGOS | Revista Configurações N.º 32 | Dossiê temático “Tráfico de pessoas, anti-tráfico e perspetivas críticas”

CHAMADA DE ARTIGOS | Revista Configurações N.º 32 | Dossiê temático “Tráfico de pessoas, anti-tráfico e perspetivas críticas”

  Chamada de artigos – Configurações: Revista de Ciências Sociais – N.º 32 / dezembro de 2023 Dossiê temático: “Tráfico de pessoas, anti-tráfico e perspetivas críticas”  Coordenação: Mara Clemente (CIES-Iscte) e Cecilia Varela (CONICET-UBA) Apelo a contributos: Nas últimas décadas, poucos problemas chamaram a atenção pública como o “tráfico de pessoas”. Desde 2022, o conflito …

 

Dia Internacional da Memória Trans | “Trabalhadoras trans do sexo ficaram mais expostas a violência na pandemia”

Neste Dia Internacional da Memória Trans, divulgamos uma entrevista veiculada pelo Diário de Notícias da Madeira e concedida à Lusa por Diana Silva, recentemente Mestre em Sociologia pela Universidade do Minho, com a dissertação intitulada “Mulheres Trans: trajetos de vida, estigma e luta como trabalhadoras sexuais no norte de Portugal“. A dissertação, orientada por Fernando …

 

“Karl Marx: Legado, Críticas e Atualidade”, a mais recente publicação CICS.NOVA.UMinho

O livro “Karl Marx: Legado, Críticas e Atualidade” é a expressão material mais relevante do colóquio com o mesmo nome, realizado na Universidade do Minho em dezembro de 2018, uma iniciativa conjunta entre cinco centros de investigação – o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA.UMinho), o Centro de Investigação em Ciência Política (CICP), o Centro …

 

Prorrogação da Chamada de Artigos | Revista Configurações N.º 31 | Dossiê temático: “Vírus, algoritmos e o Estado”

Prorrogação da chamada de artigos – Configurações: Revista de Ciências Sociais – n.º 31 / junho de 2023 Dossiê temático: “Vírus, algoritmos e o Estado”                                                    Coordenação  Fernando Bessa Ribeiro (Instituto de Ciências …

 
 

Seminário “Configurações – Intervenção Social e Práticas Artísticas” | 24 e 25 novembro de 2022 | Teatro Jordão

O projeto “Fazer Presente – Teatro Participativo em Diálogo Intergeracional”, promovido pela Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL), em colaboração com a Câmara Municipal de Guimarães e a Universidade do Minho, entre outras entidades parceiras, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “La Caixa”, contempla no seu plano de ação a realização …

 

📢 XII Congresso Português de Sociologia | Coimbra | 4 a 6 de abril, 2023 | Presencial e On-line | Alargamento do prazo para envio de resumos até 30/11/2022

O Congresso Português de Sociologia da APS realiza-se de dois em dois anos e constitui o mais importante evento sociológico nacional e um momento alto da agenda cultural e científica das ciências sociais em geral. A diversidade de comunicações e posters apresentados habitualmente reflete o dinamismo e a crescente importância da Sociologia para o conhecimento …

 

Apresentação do Livro “Economia Local, Comunitária e Solidária. O Desenvolvimento Visto de Baixo” | 25 de novembro de 2022 | 18H

        Decorrerá, no próximo dia 25 de novembro de 2022, pelas 18H, a apresentação do livro “Economia Local, Comunitária e Solidária. O Desenvolvimento Visto de Baixo”, organizado por Jordi Estivill e Casimiro Balsa. A apresentação ficará a cargo de Artur Fernando Cristovão, Fernando Bessa Ribeiro – investigador CICS.NOVA.UMinho – e Luciene Rodrigues, e …