Apresentação

 

A 1 de janeiro de 2015 o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) iniciou a sua atividade, assim como todos os seus Polos, nomeadamente, o Polo da Universidade do Minho (CICS-UMinho).

O CICS.NOVA é uma Unidade de Investigação científica (UI), de caráter interdisciplinar no âmbito das Ciências Sociais, com sede na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNOVA) que tem estabelecidos polos na Universidade do Minho, na Universidade dos Açores, na Universidade de Évora e no Instituto Politécnico de Leiria.

O CICS-UMinho configura-se como uma extensão mais abrangente do anterior Centro de Investigação em Ciências Sociais, apenas sito na Universidade do Minho, que se extinguiu a 31 de dezembro de 2014. A história e toda a produção do Centro de Investigação em Ciências Sociais que entre 2007 e 2014 antecedeu o atual CICS-UMinho encontra-se acessível em Arquivo.

Os Investigadores do CICS-UMinho integram os seguintes Grupos de Investigação (GI): “Desigualdades Sociais e Ação Pública”, “Cidadania, Trabalho e Tecnologia”, “Mudanças Ambientais, Território e Desenvolvimento” e “Dinâmicas Populacionais e Saúde”, trabalhando de forma cooperante com os investigadores da Sede e restantes Polos CICS.NOVA.

Revista Configurações nº 23 – Acolhimento de Crianças e Jovens

Está disponível online a Revista Configurações nº 23 – Acolhimento de Crianças e Jovens, com a edição temática de Catarina Tomás, Maria João Leote de Carvalho e Natália Fernandes, e direção editorial do CICS.NOVA.UMinho. “Comemorar-se-ão neste ano, em 20 de novembro de 2019, os 30 anos da aprovação da Convenção dos Direitos da Criança (CDC) pela Assembleia Geral …

 

Ana Paula Marques, Investigadora do CICS.NOVA.UMinho, homenageada no livro “Mulheres na Ciência”

A Socióloga e Investigadora do CICS.NOVA.UMinho, Ana Paula Marques, foi homenageada pelo Ciência Viva, no âmbito da iniciativa “Mulheres na Ciência”. A cerimónia decorreu no Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e culminou com o lançamento da nova edição do livro Mulheres na Ciência, contando com a presença …

 

Até 31 de Agosto 2019 :: Chamada de artigos:: Revista Configurações 25/ Dossier temático “Debater o desenvolvimento: questões, dilemas e alternativas“

        Prorrogação de prazo de envio de artigo até 31 de Agosto de 2019. Chamada de artigos – Revista Configurações Revista Configurações n. 25/ 2020   Dossier temático: Debater o desenvolvimento: questões, dilemas e alternativas Coordenação: Fernando Bessa Ribeiro (ICS-UM e CICS – Polo da UM); Ivonaldo Leite (UFPB e Centro de …

 

ComTextos – série 2 |nº4| 2019 – Publicação CICS.UMinho

  Está disponível online o artigo “O Marco dos Navios e o seu contributo para o comércio e o sistema fiscal durante o Erário Régio (1761-1833): abordagens e desenvolvimentos”, da autoria de Rodrigo da Costa Dominguez, publicado na revista eletrónica ComTextos, editada pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Universidade do Minho.   Consulte o …

 
 

Conferência “Racismos e educação: experiências no Brasil e Portugal”| 3 de julho 2019 – 10:00h | Sala de Atos ICS

O Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (Pólo UMinho) têm o prazer de o/a convidar a participar na conferência da Doutora Renísia Garcia e apresentação do seu livro, que se realizará no próximo dia 3 de julho, entre as 10:00 e as 12:00 horas, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho …

 

5º Seminário Almoço CICS | Um Lugar para Viver: Imigrantes brasileiros na cidade de Braga| 18 de junho 2019| 12:30h – Sala de Atos ICS

        5º Seminário – Almoço CICS de 2019 Data:  18 de junho de 2019 (terça-feira) Hora: 12h30 -14h00 Local: Sala de Atos do do ICS piso 0/ Entrada gratuita, não sujeita a inscrição. Orador: Ana Kelly Ferreira Nóbrega (Doutoranda de Sociologia da UMinho) Título: Um Lugar para Viver: Imigrantes brasileiros na cidade de Braga   …

 

4ºSeminário Almoço CICS de 2019| Crisis socio-ambiental y trabajo social comunitario: Contribuciones para las prácticas eco-críticas en el Estado español| 14 maio 2019 – 12:30h – Sala de Atos ICS

        4º Seminário – Almoço CICS de 2019 Data: 14 de maio de 2019 (terça-feira) Hora: 12h30 -14h00 Local: Sala de Atos, piso 0/ Entrada gratuita, não sujeta a inscrição. Orador: Francisco Xabier Aguiar Fernández (Professor da Universidade de Vigo, investigador do Grupo de Investigación en Educación, Actividad Física y Salud e investigador pós-doutoramento do CICS …