Apresentação

 

A 1 de janeiro de 2015 o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) iniciou a sua atividade, assim como todos os seus Polos, nomeadamente, o Polo da Universidade do Minho (CICS-UMinho).

O CICS.NOVA é uma Unidade de Investigação científica (UI), de caráter interdisciplinar no âmbito das Ciências Sociais, com sede na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNOVA) que tem estabelecidos polos na Universidade do Minho, na Universidade dos Açores, na Universidade de Évora e no Instituto Politécnico de Leiria.

O CICS-UMinho configura-se como uma extensão mais abrangente do anterior Centro de Investigação em Ciências Sociais, apenas sito na Universidade do Minho, que se extinguiu a 31 de dezembro de 2014. A história e toda a produção do Centro de Investigação em Ciências Sociais que entre 2007 e 2014 antecedeu o atual CICS-UMinho encontra-se acessível em Arquivo.

Os Investigadores do CICS-UMinho integram os seguintes Grupos de Investigação (GI): “Desigualdades Sociais e Ação Pública”, “Cidadania, Trabalho e Tecnologia”, “Mudanças Ambientais, Território e Desenvolvimento” e “Dinâmicas Populacionais e Saúde”, trabalhando de forma cooperante com os investigadores da Sede e restantes Polos CICS.NOVA.

Chamada de artigos Revista Configurações 24/ Dossier temático “Futuros do Trabalho: Políticas, cenários e vivências subjetivas“/ Submissão até 31 dezembro 2018

Chamada de artigos – Revista Configurações Revista Configurações n. 24/ 2019 Dossier temático: Futuros do Trabalho: Políticas, cenários e vivências subjetivas Coordenadoras Ana Paula Marques (CICS-UMinho/ CICS-NOVA); Miguel Chaves (CICS-NOVA/ FCSH.UNL); Helena Serra (CICS-NOVA/ FCSH.UNL); Paula Urze (FCT-UNL, CIUHCT) Com a intensificação da crise económico-financeira, que afeta o capitalismo contemporâneo e a confiança no futuro, o trabalho, as …

 

Chamada para propostas de comunicação | Colóquio Internacional sobre Karl Marx: Legado, Críticas e Atualidade/ Data limite: 15 julho 2018

Colóquio Internacional sobre Karl Marx: Legado, Críticas e Atualidade Universidade do Minho 6 e 7 de dezembro de 2018   Apresentação Odiado, idolatrado, injuriado, aplaudido, mas sobretudo inspirador de teorias críticas nos mais diversos campos do conhecimento. Filósofo, economista, sociólogo, politólogo, historiador, ativista político, Marx foi um intelectual que, operando um corte epistemológico pelo materialismo …

 

Concurso “Elevator Pitch – Ideias Que Marcam” – Comissão Europeia em Portugal

Encontra-se aberto o concurso “Elevator Pitch – Ideias Que Marcam”, promovido pela Comissão Europeia em Portugal, que visa apoiar, monetariamente e com formação, projetos e ideias inovadoras de base tecnológica que promovam a democracia digital. As candidaturas abriram no dia 27 de fevereiro e terminam já no dia 25 de março. +info sobre o concurso/projecto disponíveis: http://www.elevatorpitch.bolsadoempreendedorismo.pt/conceito-e-objetivos/  

 

Manuel Carlos Silva escreve artigo de opinião para Diário do Minho no âmbito do seu trabalho sobre a pobreza, exclusão social e desigualdades em Portugal

O sociólogo Manuel Carlos Silva, investigador do CICS.NOVA.UMinho escreve artigo de opinião jornal Diário do Minho no âmbito do trabalho académico que desenvolve sobre “Pobreza, exclusão social e desigualdades: breve revisitação de conceitos e alguns dados sobre Portugal”. Leia aqui o artigo na íntegra, clicando nas imagens:          

 
 

Prorrogação das inscrições até 27 junho| Módulo 4 – Orientação sexual, identidade de género e não discriminação

                      O prazo de inscrições no Módulo 4 – Orientação sexual, identidade de género e não discriminação do II Curso de Formação Avançada – Género, Orientação Sexual e Desigualdades –  foi prolongado  até ao dia  27 de junho de 2018. Conteúdos: Estereótipos acerca da orientação …

 

Apresentação do livro “Moda e Feminismos em Portugal – o género como espartilho”, de Cristina L. Duarte| 19 junho, 17:15 h, Livraria Centésima página

                      Nota biográfica da autora Cristina L. Duarte nasceu em Lisboa em 1961. Desde 1987 que o seu interesse pelas formas nacionais da cultura urbana – e, em particular, pela moda – começou a ganhar expressão nos seus trabalhos de autoria, na imprensa nacional. Cristina …

 

Lançamento do livro “Estudo macroeconómico e ordenamentos espaciais: subregional, regional e supranacional”, de Ernesto Figueiredo| 14 junho, 15:30 horas

                    Sinopse: Este livro constitui um complemento natural do livro Portugal: Que Regiões (1998). O texto apresenta quatro partes substantivas e uma quinta acomodando oito anexos. Na primeira parte, a partir de dados portugueses, faz-se um estudo da evolução, atualidade e prognósticos da economia portuguesa. Depois, …