Apresentação

 

A 1 de janeiro de 2015 o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) iniciou a sua atividade, assim como todos os seus Polos, nomeadamente, o Polo da Universidade do Minho (CICS-UMinho).

O CICS.NOVA é uma Unidade de Investigação científica (UI), de caráter interdisciplinar no âmbito das Ciências Sociais, com sede na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNOVA) que tem estabelecidos polos na Universidade do Minho, na Universidade dos Açores, na Universidade de Évora e no Instituto Politécnico de Leiria.

O CICS-UMinho configura-se como uma extensão mais abrangente do anterior Centro de Investigação em Ciências Sociais, apenas sito na Universidade do Minho, que se extinguiu a 31 de dezembro de 2014. A história e toda a produção do Centro de Investigação em Ciências Sociais que entre 2007 e 2014 antecedeu o atual CICS-UMinho encontra-se acessível em Arquivo.

Os Investigadores do CICS-UMinho integram os seguintes Grupos de Investigação (GI): “Desigualdades Sociais e Ação Pública”, “Cidadania, Trabalho e Tecnologia”, “Mudanças Ambientais, Território e Desenvolvimento” e “Dinâmicas Populacionais e Saúde”, trabalhando de forma cooperante com os investigadores da Sede e restantes Polos CICS.NOVA.

Investigador do CICS.UMinho eleito Presidente de Associação Académica Internacional de História Económica

Rodrigo da Costa Dominguez, investigador integrado contratado do CICS.UMinho, foi eleito presidente da The Economic and Business History Society, associação académica internacional que congrega especialistas em História Económica e História dos Negócios/História Empresarial de renomadas instituições de todo o mundo. A eleição teve lugar no último congresso da associação, realizado de 5 a 8 de …

 

Revista Configurações nº 23 – Acolhimento de Crianças e Jovens

Está disponível online a Revista Configurações nº 23 – Acolhimento de Crianças e Jovens, com a edição temática de Catarina Tomás, Maria João Leote de Carvalho e Natália Fernandes, e direção editorial do CICS.NOVA.UMinho. “Comemorar-se-ão neste ano, em 20 de novembro de 2019, os 30 anos da aprovação da Convenção dos Direitos da Criança (CDC) pela Assembleia Geral …

 

Ana Paula Marques, Investigadora do CICS.NOVA.UMinho, homenageada no livro “Mulheres na Ciência”

A Socióloga e Investigadora do CICS.NOVA.UMinho, Ana Paula Marques, foi homenageada pelo Ciência Viva, no âmbito da iniciativa “Mulheres na Ciência”. A cerimónia decorreu no Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e culminou com o lançamento da nova edição do livro Mulheres na Ciência, contando com a presença …

 

Até 31 de Agosto :: Chamada de artigos – Configurações nº 25/ Dossier temático: Debater o desenvolvimento: questões, dilemas e alternativas

        Prorrogação de prazo até 31 Agosto de 2019. Chamada de artigos – Revista Configurações Revista Configurações n. 25/ 2020   Dossier temático: Debater o desenvolvimento: questões, dilemas e alternativas Coordenação: Fernando Bessa Ribeiro (ICS-UM e CICS – Polo da UM); Ivonaldo Leite (UFPB e Centro de Ciências Aplicadas e Educação – …

 
 

Colóquio “20 anos da ENLCD: Passado, Presente e Futuro”

  O Centro Interdisciplinar de ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho, irá apoiar e acolher a organização de um evento comemorativo dos 20 anos de lançamento da Estratégia Nacional de Luta contra a Droga, uma iniciativa da Comissão para a Dissuasão da  Toxicodependência de Braga, que terá lugar no próximo dia 13 de novembro, …

 

7º Seminário Almoço CICS| Precarização do Trabalho e Saúde Mental dos Trabalhadores. | Sala de Atos – 22 outubro – 12:30h

          7º Seminário – Almoço CICS de 2019 Data:  22 de outubro de 2019 (terça-feira) Hora: 12h30 -14h00 Local: Sala de Atos do ICS piso 0/ Entrada gratuita, não sujeita a inscrição. Oradora: Zaíra Bosco (Doutoranda em Sociologia na Universidade do Minho) Título: Precarização do Trabalho e Saúde Mental dos Trabalhadores Resumo abreviado: …

 

17 e 18 Outubro| “Economia, História e Tecnologia: um tripé para o Futuro?”, conferência proferida por Anne McCants (MIT, USA)

Entrada livre, não sujeita a incrição.