Objetivos

 

O CICS–UMinho visa promover o conhecimento e a investigação fundamental e aplicada na área das ciências sociais em geral, e da sociologia em particular, nomeadamente, nas seguintes sub-áreas: Políticas Públicas; Trabalho; Empreendedorismo; Tecnologia; Ambiente; Território; Desenvolvimento; Planeamento; População; Saúde; Alimentação; Arte e Cultura; Etnicidade; Sexualidades e Género. O conhecimento é produzido e disseminado através da organização de eventos, da publicação dos resultados de investigação, da colaboração com outras instituições e centros de investigação nacionais e internacionais e da formação de jovens investigadores.

6º Seminário almoço CICS 2021|“Arqueologia Industrial e Memória: contribuições metodológicas a partir do estudo de caso da Sampaio, Ferreira & Cia. em Riba d’Ave.”| 29 de julho – 12:30 horas

  Orador: Guilherme Pinheiro Pozzer Título: Arqueologia Industrial e Memória: contribuições metodológicas a partir do estudo de caso da Sampaio, Ferreira & Cia. em Riba d’Ave.  Resumo abreviado: Desde a década de 1960, quando a Arqueologia Industrial se desenvolveu em termos metodológicos, investigações nesta disciplina sempre sofreram de um problema muito comum: a falta de …

 

Cycle “UM: The PhD Thesis in Sociology” on Tourism and Culture

The second session of the cycle, “UM: The PhD Thesis in Sociology” will occur on July 30, at 5 pm. The session will address the theme Tourism and Culture and has Márcia Silva and Bruno Goulart as speakers. Márcia Patrícia Barbosa Silva has a degree in Geography and Planning and a Master in Sociology and is …

 

Ciclo “UM: A tese doutoral em Sociologia”

Terá início, o dia 29 de junho, pelas 17h00, o ciclo “UM: A tese doutoral em Sociologia”. A primeira sessão é dedicada ao tema “Género e Academia” e conta com a participação de Sérgio Rego e Liliana Castañeda Rentería. Sérgio Rêgo é doutorando em Sociologia pela Universidade do Minho e Investigador do CICS.NOVA.UMinho. Cofundou e integra o Grupo …

 

5º Seminário almoço CICS 2021|“Aperta que o brasileiro paga!” – imigração e mercado de arrendamento em Braga”| 22 de junho – 12:30 horas

Oradora: Rafaela Sofia Gonçalves Ribeiro  Título: “Aperta que o brasileiro paga!” – imigração e mercado de arrendamento em Braga”  Resumo abreviado: Tanto as questões habitacionais, quantos as questões migratórias são hoje temáticas extremamente em voga, quer em Portugal, quer no mundo em geral, encontrando-se cada vez mais presentes na agenda política e no centro de …