Cidadania, trabalho e tecnologia

 

Este Grupo de Investigação (GI2) tem como objetivo estudar alguns dos mais importantes fenómenos de inclusão e de exclusão social que se verificam em Portugal, adotando procedimentos de investigação fundamental e de investigação aplicada. Neste quadro, o conceito de “cidadania” assumirá um lugar axial – ao conjugar os ideais presentes na noção de sociedade inclusiva com o exercício de direitos e deveres universais, este conceito converte-se numa noção adequada para explorar a temática da inclusão em pesquisas concretas. O GI “Cidadania, Trabalho e Tecnologia” pretende desenvolver uma crítica teórica, epistemológica e metodológica dos conceitos de “inclusão social” e de “cidadania”, provendo-os de real capacidade heurística e, ao mesmo tempo, aprofundar o estudo da cidadania nos seguintes domínios de análise: o trabalho e as organizações; a tecnologia; a política e a justiça.

Coordenador: Miguel Chaves

Equipas de Investigação:

  • Trabalho, Organizações e Trajetórias Profissionais
  • Tecnologia, Comunicação e Risco
  • Participação Política, Ativismo e Liderança
  • Direitos, Vulnerabilidade e Justiça

Equipa UMinho: Ana Paula Pereira Marques; Catarina Almeida Tomás; João Manuel da Silva Carvalho; Maria João Leitão Simões Areias Pereira; Sílvia Andreia da Mota Gomes; Vera Mónica da Silva Duarte.

Colóquio Desigualdades Sociais e Políticas públicas – Homenagem ao Prof. Doutor Manuel Carlos Silva

  PROGRAMA 9.00 Sessão de Abertura Filipe Vaz (Pró-Reitor da Universidade do Minho) Helena Sousa (Presidente do Instituto de Ciências Sociais) João Teixeira Lopes (Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia) Luis Baptista (Diretor do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – CICS.Nova) Ana Maria Brandão (Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – U. Minho) Luís …

 

Abertura de concurso para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia

Abertura de concurso para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia

Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia no âmbito do financiamento à Unidade de I&D Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (referência – UID/SOC/04647/2013) Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (Mestre) no âmbito do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho, com o apoio …

 

CALL FOR PAPERS – Acolhimento de Crianças e Jovens

CALL PARA NÚMERO TEMÁTICO|REVISTA CONFIGURAÇÕES submissão de artigos até 01 de dezembro de 2017 Acolhimento de Crianças e Jovens Revista Configurações Coordenadoras: Catarina Tomás (ESElx e CICS.NOVA.UMinho); Maria João Leote de Carvalho (CICS.NOVA.FCSH/UNL); Natália Fernandes (UMinho)   Resumo: A ausência de uma efetiva retaguarda familiar ou de rede social de apoio na comunidade de origem é um …

 

Lançamento novo livro pela investigadora Sheila Khan

Dia 11 de julho | 21horas Livraria 100ª Página Apresentação do livro Visitas a João Paulo Borges Coelho. Leituras, Diálogos e Futuros, da autoria de Sheila Khan, Sandra Sousa, Leonor Simas-Almeida, Isabel Ferreira Gould e Nazir Ahmed Can, da  Editora Colibri. Será comentadora deste livro Paula Meneses  do Centro de Estudos Sociais da  Universidade de …