Cidadania, trabalho e tecnologia

 

Este Grupo de Investigação (GI2) tem como objetivo estudar alguns dos mais importantes fenómenos de inclusão e de exclusão social que se verificam em Portugal, adotando procedimentos de investigação fundamental e de investigação aplicada. Neste quadro, o conceito de “cidadania” assumirá um lugar axial – ao conjugar os ideais presentes na noção de sociedade inclusiva com o exercício de direitos e deveres universais, este conceito converte-se numa noção adequada para explorar a temática da inclusão em pesquisas concretas. O GI “Cidadania, Trabalho e Tecnologia” pretende desenvolver uma crítica teórica, epistemológica e metodológica dos conceitos de “inclusão social” e de “cidadania”, provendo-os de real capacidade heurística e, ao mesmo tempo, aprofundar o estudo da cidadania nos seguintes domínios de análise: o trabalho e as organizações; a tecnologia; a política e a justiça.

Coordenador: Miguel Chaves

Equipas de Investigação:

  • Trabalho, Organizações e Trajetórias Profissionais
  • Tecnologia, Comunicação e Risco
  • Participação Política, Ativismo e Liderança
  • Direitos, Vulnerabilidade e Justiça

Equipa UMinho: Ana Paula Pereira Marques; Catarina Almeida Tomás; João Manuel da Silva Carvalho; Maria João Leitão Simões Areias Pereira; Sílvia Andreia da Mota Gomes; Vera Mónica da Silva Duarte.

Prorrogação das inscrições até 27 junho| Módulo 4 – Orientação sexual, identidade de género e não discriminação

                      O prazo de inscrições no Módulo 4 – Orientação sexual, identidade de género e não discriminação do II Curso de Formação Avançada – Género, Orientação Sexual e Desigualdades –  foi prolongado  até ao dia  27 de junho de 2018. Conteúdos: Estereótipos acerca da orientação …

 

Apresentação do livro “Moda e Feminismos em Portugal – o género como espartilho”, de Cristina L. Duarte| 19 junho, 17:15 h, Livraria Centésima página

                      Nota biográfica da autora Cristina L. Duarte nasceu em Lisboa em 1961. Desde 1987 que o seu interesse pelas formas nacionais da cultura urbana – e, em particular, pela moda – começou a ganhar expressão nos seus trabalhos de autoria, na imprensa nacional. Cristina …

 

Lançamento do livro “Estudo macroeconómico e ordenamentos espaciais: subregional, regional e supranacional”, de Ernesto Figueiredo| 14 junho, 15:30 horas

                    Sinopse: Este livro constitui um complemento natural do livro Portugal: Que Regiões (1998). O texto apresenta quatro partes substantivas e uma quinta acomodando oito anexos. Na primeira parte, a partir de dados portugueses, faz-se um estudo da evolução, atualidade e prognósticos da economia portuguesa. Depois, …

 

6º Seminário – Almoço CICS|O engajamento da igreja católica na politica | 14 junho 2018| sala atos ICS/UMinho

          6º Seminário – Almoço CICS de 2018 Data: 14 junho de 2018 Hora: 12h30 -14h00 Local: Sala de atos do Instituto de Ciências Sociais (ICS)  piso 0/ Entrada gratuita, não sujeita a inscrição Orador: Mario Doraci Pinheiro (investigador de pós-doutoramento do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo UMinho) Título: O engajamento da igreja …