Cidadania, trabalho e tecnologia

 

Este Grupo de Investigação (GI2) tem como objetivo estudar alguns dos mais importantes fenómenos de inclusão e de exclusão social que se verificam em Portugal, adotando procedimentos de investigação fundamental e de investigação aplicada. Neste quadro, o conceito de “cidadania” assumirá um lugar axial – ao conjugar os ideais presentes na noção de sociedade inclusiva com o exercício de direitos e deveres universais, este conceito converte-se numa noção adequada para explorar a temática da inclusão em pesquisas concretas. O GI “Cidadania, Trabalho e Tecnologia” pretende desenvolver uma crítica teórica, epistemológica e metodológica dos conceitos de “inclusão social” e de “cidadania”, provendo-os de real capacidade heurística e, ao mesmo tempo, aprofundar o estudo da cidadania nos seguintes domínios de análise: o trabalho e as organizações; a tecnologia; a política e a justiça.

Coordenador:  Ana Ferreira

Equipas de Investigação:

Equipa UMinho:  João Manuel da Silva Carvalho; Maria João Leitão Simões Areias Pereira; Sílvia Andreia da Mota Gomes; Vera Mónica da Silva Duarte; Ana Maria Soares; Ana Paula Ferreira; Beatriz Casais; Carolina Machado; Elisabete Sampaio de Sá; Gina Gaio; Iris Barbosa; João Ribeiro; Joaquim Silva; Pedro Melo; Regina Leite.

Webinar de Apresentação do Livro “Por uma Habitação Básica. Cidadania, democracia associativa e metodologias participativas”| 4 de fevereiro 2021, às 17 horas

                                                      CONVITE O Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais da Universidade do Minho, em parceria com o Laboratório de Habitação Básica, vem por este meio convidá-lo/a a para participar na …

 

Debate Internacional “Cidade, Habitação e Participação. Carta mundial pelo direito à Cidade| 27 janeiro 2021

Perante tamanho mal-estar nas cidades, na perspetiva da importância crescente das cidades na organização económica, social e ambiental das pessoas, com cerca de 75% da população mundial a viver em cidades, faz sentido implementar uma Carta Mundial para o Direito à Cidade? Quando vemos o acantonamento de populações que vivem em espaços atomizados e segregados …

 

Conferência GEICS| “𝙇𝙞𝙜𝙖çõ𝙚𝙨 𝘼𝙩𝙡â𝙣𝙩𝙞𝙘𝙖𝙨 – 𝙋𝙤𝙧𝙩𝙪𝙜𝙖𝙡 𝙣𝙖 𝙀𝙨𝙩𝙚𝙞𝙧𝙖 𝙙𝙖 𝙄𝙢𝙞𝙜𝙧𝙖çã𝙤 𝘽𝙧𝙖𝙨𝙞𝙡𝙚𝙞𝙧𝙖”| 19 Janeiro – 19:00 horas

No próximo dia 19 de janeiro estaremos à conversa com Beatriz Padilla (University of South Florida) e Thais França (CIES – Instituto Universitário de Lisboa), contando com a moderação de Fernando Bessa Ribeiro (CICS – Universidade do Minho). Intitulada “𝙇𝙞𝙜𝙖çõ𝙚𝙨 𝘼𝙩𝙡â𝙣𝙩𝙞𝙘𝙖𝙨 – 𝙋𝙤𝙧𝙩𝙪𝙜𝙖𝙡 𝙣𝙖 𝙀𝙨𝙩𝙚𝙞𝙧𝙖 𝙙𝙖 𝙄𝙢𝙞𝙜𝙧𝙖çã𝙤 𝘽𝙧𝙖𝙨𝙞𝙡𝙚𝙞𝙧𝙖”, a presente conferência analisará a longa história …

 

Conferência GEICS | “𝑨𝒄𝒂𝒅𝒆𝒎𝒊𝒂 𝒆 𝒄𝒂𝒏𝒔𝒂ç𝒐: 𝒑𝒆𝒔𝒒𝒖𝒊𝒔𝒂 𝒇𝒆𝒎𝒊𝒏𝒊𝒔𝒕𝒂 𝒆 𝒊𝒏𝒕𝒆𝒏𝒔𝒊𝒇𝒊𝒄𝒂çã𝒐 𝒍𝒂𝒃𝒐𝒓𝒂𝒍” – 9 dezembro 2020, 17:00 horas

A conferência – “𝑨𝒄𝒂𝒅𝒆𝒎𝒊𝒂 𝒆 𝒄𝒂𝒏𝒔𝒂ç𝒐: 𝒑𝒆𝒔𝒒𝒖𝒊𝒔𝒂 𝒇𝒆𝒎𝒊𝒏𝒊𝒔𝒕𝒂 𝒆 𝒊𝒏𝒕𝒆𝒏𝒔𝒊𝒇𝒊𝒄𝒂çã𝒐 𝒍𝒂𝒃𝒐𝒓𝒂𝒍” –, que se vai realizar no próximo dia 9 de dezembro, pelas 17:00, discutirá a questão do aumento do trabalho nos espaços universitários portugueses, através da ótica das teorias críticas feministas. Trata-se de um evento organizado pelo Grupo de Estudos Interdiciplinares em Ciências Sociais …