Cidadania, trabalho e tecnologia

 

Este Grupo de Investigação (GI2) tem como objetivo estudar alguns dos mais importantes fenómenos de inclusão e de exclusão social que se verificam em Portugal, adotando procedimentos de investigação fundamental e de investigação aplicada. Neste quadro, o conceito de “cidadania” assumirá um lugar axial – ao conjugar os ideais presentes na noção de sociedade inclusiva com o exercício de direitos e deveres universais, este conceito converte-se numa noção adequada para explorar a temática da inclusão em pesquisas concretas. O GI “Cidadania, Trabalho e Tecnologia” pretende desenvolver uma crítica teórica, epistemológica e metodológica dos conceitos de “inclusão social” e de “cidadania”, provendo-os de real capacidade heurística e, ao mesmo tempo, aprofundar o estudo da cidadania nos seguintes domínios de análise: o trabalho e as organizações; a tecnologia; a política e a justiça.

Coordenador:  Ana Ferreira

Equipas de Investigação:

Equipa UMinho:  João Manuel da Silva Carvalho; Maria João Leitão Simões Areias Pereira; Sílvia Andreia da Mota Gomes; Vera Mónica da Silva Duarte; Ana Maria Soares; Ana Paula Ferreira; Beatriz Casais; Carolina Machado; Elisabete Sampaio de Sá; Gina Gaio; Iris Barbosa; João Ribeiro; Joaquim Silva; Pedro Melo; Regina Leite.

Conferência GEICS | “Gênero em discussão: militância e movimentos sociais” | 24/01/2023 | 19H30min (PT)/ 16H30min (BR) | On-line

No próximo dia 24 de janeiro de 2023, pelas 19H30min (PT)/ 16H30min (BR), contaremos com a participação de Renata Villa Nova (em representação da Marcha Mundial das Mulheres – Núcleo Agreste de Pernambuco) e Filipe Antonio (em representação do Coletivo Lutas e Cores) para falar sobre Género, Militância e Movimentos Sociais.         …

 

Seminário de Práticas Comunitárias e História Pública | 19 e 20 de janeiro 2023 | FORMATO HÍBRIDO

Decorrerá, nos próximos dias 19 e 20 de janeiro de 2023, em formato híbrido (presencial, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, e on-line, via plataforma Zoom Colibri) o Seminário de Práticas Comunitárias e História Pública.   Promovido pelo Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) em colaboração com …

 

Apresentação do Livro “Karl Marx – Legado, críticas e atualidade” | 15 de dezembro de 2022 | 18H | Livraria Ler Devagar (Lisboa)

Na próxima quinta-feira, dia 15 de dezembro de 2022, pelas 18H, decorrerá – presencialmente na Livraria Ler Devagar (Lisboa) – a apresentação do livro “Karl Marx – Legado, Críticas e Atualidade”. O livro será introduzido por Manuel Lisboa, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH).   …

 

Apresentação do Livro “Etnicidade e Racismo. Representações Sociais de portugueses(as) sobre minorias étnicas negra e cigana no Distrito de Braga” | 14 de dezembro de 2022 | 18H | Livraria Ler Devagar (Lisboa)

Após a sua apresentação em Braga, terá lugar no próximo dia 14 de dezembro de 2022, pelas 18H, na Livraria Ler Devagar, em Lisboa, a apresentação do livro “Etnicidade e Racismo. Representações Sociais de portugueses(as) sobre minorias étnicas negra e cigana no Distrito de Braga”, da autoria de Manuel Carlos Silva, professor catedrático aposentado do …