Cidadania, trabalho e tecnologia

 

Este Grupo de Investigação (GI2) tem como objetivo estudar alguns dos mais importantes fenómenos de inclusão e de exclusão social que se verificam em Portugal, adotando procedimentos de investigação fundamental e de investigação aplicada. Neste quadro, o conceito de “cidadania” assumirá um lugar axial – ao conjugar os ideais presentes na noção de sociedade inclusiva com o exercício de direitos e deveres universais, este conceito converte-se numa noção adequada para explorar a temática da inclusão em pesquisas concretas. O GI “Cidadania, Trabalho e Tecnologia” pretende desenvolver uma crítica teórica, epistemológica e metodológica dos conceitos de “inclusão social” e de “cidadania”, provendo-os de real capacidade heurística e, ao mesmo tempo, aprofundar o estudo da cidadania nos seguintes domínios de análise: o trabalho e as organizações; a tecnologia; a política e a justiça.

Coordenador: Miguel Chaves

Equipas de Investigação:

  • Trabalho, Organizações e Trajetórias Profissionais
  • Tecnologia, Comunicação e Risco
  • Participação Política, Ativismo e Liderança
  • Direitos, Vulnerabilidade e Justiça

Equipa UMinho: Ana Paula Pereira Marques; Catarina Almeida Tomás; João Manuel da Silva Carvalho; Maria João Leitão Simões Areias Pereira; Sílvia Andreia da Mota Gomes; Vera Mónica da Silva Duarte.

CICS.NOVA.UMinho participa na organização do Seminário Cinema, Documentalismo e Reportagem na Cidade

No âmbito do Projecto: ”Modos de Vida e Formas de Habitar: Ilhas e Bairros Sociais no Porto e em Braga” (PTDC/IVC-SOC/4243/2014, CICS.NOVA.UMinho organiza o Seminário Cinema, Documentalismo e Reportagem na Cidade, que se realiza no próximo dia 17 de Fevereiro de 2018, no Salão Nobre da Sé | -União de Freguesias do Centro Histórico do …

 

2º Seminário – Almoço CICS| Militância Feminista através da Ciência| 15 fevereiro 2018| sala atos ICS/UMinho

O CICS.NOVA.UMinho organiza o 2º seminário almoço CICS de 2018,   dedicado ao tema “intitulada “Militância Feminista através da Ciência: Análise de Periódicos Científicos da América Latina, Cabo Verde, Portugal e Moçambique”, apresentado por Sérgio Rêgo (doutorando em Sociologia do ICS-Uminho), irá realizar-se no próximo dia 15 de fevereiro de 2018, pelas 12:30 horas, na sala de atos do …

 

V Conferência Internacional GOVINT|30-31 janeiro 2018| Cinema S. Jorge – Lisboa

Ana Paula Marques  (CICS.NOVA.UMinho) participa como oradora na IV Conferência Internacional GOVINT, que se realiza nos dias 30 e 31 janeiro 2018, no Cinema S. Jorge, em Lisboa. Trata-se de uma conferência integrada na preparação do Ano Nacional da Colaboração (2019), que visa promover um espaço de reflexão e partilha entre profissionais, académicos e políticos, …

 

Encontro “Ética e Deontologia dos Sociólogos. Desafios no ensino, na profissão e na actividade científica”

Realiza-se no próximo dia 29 janeiro no ICS da Universidade de Lisboa, o Encontro “Ética e Deontologia dos Sociólogos. Desafios no ensino, na profissão e na actividade científica”, organizado pelo Conselho de Deontologia da APS, no qual serão discutidas várias dimensões da ética na sociologia. O CICS-UMinho estará representado pela investigadora Ana Paula Marques, que …