Cidadania, trabalho e tecnologia

 

Este Grupo de Investigação (GI2) tem como objetivo estudar alguns dos mais importantes fenómenos de inclusão e de exclusão social que se verificam em Portugal, adotando procedimentos de investigação fundamental e de investigação aplicada. Neste quadro, o conceito de “cidadania” assumirá um lugar axial – ao conjugar os ideais presentes na noção de sociedade inclusiva com o exercício de direitos e deveres universais, este conceito converte-se numa noção adequada para explorar a temática da inclusão em pesquisas concretas. O GI “Cidadania, Trabalho e Tecnologia” pretende desenvolver uma crítica teórica, epistemológica e metodológica dos conceitos de “inclusão social” e de “cidadania”, provendo-os de real capacidade heurística e, ao mesmo tempo, aprofundar o estudo da cidadania nos seguintes domínios de análise: o trabalho e as organizações; a tecnologia; a política e a justiça.

Coordenador: Miguel Chaves

Equipas de Investigação:

  • Trabalho, Organizações e Trajetórias Profissionais
  • Tecnologia, Comunicação e Risco
  • Participação Política, Ativismo e Liderança
  • Direitos, Vulnerabilidade e Justiça

Equipa UMinho: Ana Paula Pereira Marques; João Manuel da Silva Carvalho; Maria João Leitão Simões Areias Pereira; Sílvia Andreia da Mota Gomes; Vera Mónica da Silva Duarte.

Colóquio “20 anos da ENLCD: Passado, Presente e Futuro”

  O Centro Interdisciplinar de ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho, irá apoiar e acolher a organização de um evento comemorativo dos 20 anos de lançamento da Estratégia Nacional de Luta contra a Droga, uma iniciativa da Comissão para a Dissuasão da  Toxicodependência de Braga, que terá lugar no próximo dia 13 de novembro, …

 

7º Seminário Almoço CICS| Precarização do Trabalho e Saúde Mental dos Trabalhadores. | Sala de Atos – 22 outubro – 12:30h

          7º Seminário – Almoço CICS de 2019 Data:  22 de outubro de 2019 (terça-feira) Hora: 12h30 -14h00 Local: Sala de Atos do ICS piso 0/ Entrada gratuita, não sujeita a inscrição. Oradora: Zaíra Bosco (Doutoranda em Sociologia na Universidade do Minho) Título: Precarização do Trabalho e Saúde Mental dos Trabalhadores Resumo abreviado: …

 

17 e 18 Outubro| “Economia, História e Tecnologia: um tripé para o Futuro?”, conferência proferida por Anne McCants (MIT, USA)

Entrada livre, não sujeita a incrição.      

 

7 e 8 outubro| Colóquio Internacional “Espaço Urbano e Habitação Básica como Primeiro Direito” – Auditório B1 – CP2

Terá lugar nos dias 7 e 8 de outubro, entre as 9 e as 19horas, o colóquio Espaço Urbano e Habitação Básica como Primeiro Direito, no Auditório B1 – Complexo Pedagógico 2, na Universidade do Minho, Campus de Gualtar, em Braga. Pretende-se com o colóquio debater de forma abrangente as temáticas urbanas, focadas em torno …