Cidadania, trabalho e tecnologia

 

Este Grupo de Investigação (GI2) tem como objetivo estudar alguns dos mais importantes fenómenos de inclusão e de exclusão social que se verificam em Portugal, adotando procedimentos de investigação fundamental e de investigação aplicada. Neste quadro, o conceito de “cidadania” assumirá um lugar axial – ao conjugar os ideais presentes na noção de sociedade inclusiva com o exercício de direitos e deveres universais, este conceito converte-se numa noção adequada para explorar a temática da inclusão em pesquisas concretas. O GI “Cidadania, Trabalho e Tecnologia” pretende desenvolver uma crítica teórica, epistemológica e metodológica dos conceitos de “inclusão social” e de “cidadania”, provendo-os de real capacidade heurística e, ao mesmo tempo, aprofundar o estudo da cidadania nos seguintes domínios de análise: o trabalho e as organizações; a tecnologia; a política e a justiça.

Coordenador: Miguel Chaves

Equipas de Investigação:

  • Trabalho, Organizações e Trajetórias Profissionais
  • Tecnologia, Comunicação e Risco
  • Participação Política, Ativismo e Liderança
  • Direitos, Vulnerabilidade e Justiça

Equipa UMinho: Ana Paula Pereira Marques; Catarina Almeida Tomás; João Manuel da Silva Carvalho; Maria João Leitão Simões Areias Pereira; Sílvia Andreia da Mota Gomes; Vera Mónica da Silva Duarte.

Workshop “Empresas Familiares: Enfrentar os Desafios, Assegurar a Continuidade”

  Empresas Familiares em debate  As empresas familiares possuem um forte impacto na economia de uma localidade e, consequentemente, nacional e internacional, potenciando a fixação geográfica das pessoas. Sendo a principal fonte de emprego e produção de riqueza de uma nação, conhecer a sua realidade permite diagnosticar a saúde da economia do país e a …

 

Congresso Cartógrafo de Memórias: A poética de João Paulo Borges Coelho

Congresso Cartógrafo de Memórias: A poética de João Paulo Borges Coelho 13 e 14 de julho de 2017   “Este congresso dedica-se à análise, interpretação e discussão da obra de João Paulo Borges Coelho, referência incontornável da literatura moçambicana contemporânea e das letras em língua portuguesa. A despeito de seu surgimento tardio, há pouco mais …

 

Investigadora do CICS, Sheila Khan na 100ª página

A investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade do Minho (CICS.NOVA/CICS:UMinho),  Sheila khan, o autor João Paulo Borges Coelho e Zeferino Coelho, editor da Caminho estará presentes na apresentação do livro  Ponte Gea,  no dia 11 de julho, pelas 21:30 horas, na Livraria 100ª Página. É a primeira e mais persistente lembrança: a água …

 

Apresentação do livro Desigualdades de Género – Família, Educação e Trabalho

O Centro Interdisciplinar de Ciência Sociais, Pólo UMinho (CICS.NOVA.UMinho) vai apresentar o livro Desigualdades de Género – Família, Educação e Trabalho, de Manuel Carlos Silva (CICS.NOVA.UMinho), das Edições Húmus, que decorrerá, na Livraria Ler Devagar, em Lisboa, no dia 05 de junho, pelas 19 horas. O livro será apresentado por  Manuel Lisboa, Professor Associado com Agregação …