Cidadania, trabalho e tecnologia

 

Este Grupo de Investigação (GI2) tem como objetivo estudar alguns dos mais importantes fenómenos de inclusão e de exclusão social que se verificam em Portugal, adotando procedimentos de investigação fundamental e de investigação aplicada. Neste quadro, o conceito de “cidadania” assumirá um lugar axial – ao conjugar os ideais presentes na noção de sociedade inclusiva com o exercício de direitos e deveres universais, este conceito converte-se numa noção adequada para explorar a temática da inclusão em pesquisas concretas. O GI “Cidadania, Trabalho e Tecnologia” pretende desenvolver uma crítica teórica, epistemológica e metodológica dos conceitos de “inclusão social” e de “cidadania”, provendo-os de real capacidade heurística e, ao mesmo tempo, aprofundar o estudo da cidadania nos seguintes domínios de análise: o trabalho e as organizações; a tecnologia; a política e a justiça.

Coordenador:  Ana Ferreira

Equipas de Investigação:

Equipa UMinho:  João Manuel da Silva Carvalho; Maria João Leitão Simões Areias Pereira; Sílvia Andreia da Mota Gomes; Vera Mónica da Silva Duarte; Ana Maria Soares; Ana Paula Ferreira; Beatriz Casais; Carolina Machado; Elisabete Sampaio de Sá; Gina Gaio; Iris Barbosa; João Ribeiro; Joaquim Silva; Pedro Melo; Regina Leite.

Conferência GEICS | “Pensando Fora da Caixinha: Diálogos sobre o Poliamor e Género” | 28/06/2022 | 19h30min (PT)/ 15h30min (BR)

No próximo dia 28 de junho, pelas 19h30min (PT)/ 15h30min (BR), decorrerá uma discussão sobre a temática do poliamor e relações de género. Daniel Cardoso e Yaskara Palma refletirão sobre essas mesmas abordagens, procurando desconstruir ideias preconcebidas, deixar de lado o preconceito e cultivando o pensamento “fora da caixa”. Este convite é para ti que …

 

APRESENTAÇÃO DOS LIVROS “Por uma habitação básica. Cidadania, democracia associativa e metodologias participativas” e “Espaço Urbano e Habitação básica como primeiro direito” | 21/06/2022 | 18 Horas | Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim

Depois da sua apresentação em Braga, os livros “Por uma habitação básica. Cidadania, democracia associativa e metodologias participativas” (Edições Afrontamento) e “Espaço Urbano e Habitação básica como primeiro direito” (Edições Húmus) – uma parceria entre o CICS.NOVA.UMinho e o Laboratório de Habitação Básica – serão agora apresentados no dia 21 de junho de 2022, terça-feira, …

 

DIVULGAÇÃO | 1º Encontro: Vulnerabilidade(s) e Novos Desafios na Intervenção Social

“1º Encontro: Vulnerabilidade(s) e Novos Desafios na Intervenção Social”     A Cáritas Diocesana de Coimbra desenvolve, há várias décadas, trabalho social junto de públicos em situação de vulnerabilidade, tais como os que se encontram em situação de sem-abrigo e desproteção social e que, na sua maioria, cumulativamente apresentam problemas de saúde diversos, patentes quer, …

 

APRESENTAÇÃO DOS LIVROS “Por uma habitação básica. Cidadania, democracia associativa e metodologias participativas” e “Espaço Urbano e Habitação básica como primeiro direito” | 07/06/2022 | 18 Horas | Livraria Centésima Página

O CICS.NOVA.UMinho, em parceria com o Laboratório de Habitação Básica, vem, por este meio, convidá-lo/a a participar e a divulgar junto da sua rede de contactos a apresentação presencial dos livros “Por uma habitação básica. Cidadania, democracia associativa e metodologias participativas” (Edições Afrontamento), organizado por Manuel Carlos Silva, Fernando Matos Rodrigues, João Teixeira Lopes, António …