Cidadania, trabalho e tecnologia

 

Este Grupo de Investigação (GI2) tem como objetivo estudar alguns dos mais importantes fenómenos de inclusão e de exclusão social que se verificam em Portugal, adotando procedimentos de investigação fundamental e de investigação aplicada. Neste quadro, o conceito de “cidadania” assumirá um lugar axial – ao conjugar os ideais presentes na noção de sociedade inclusiva com o exercício de direitos e deveres universais, este conceito converte-se numa noção adequada para explorar a temática da inclusão em pesquisas concretas. O GI “Cidadania, Trabalho e Tecnologia” pretende desenvolver uma crítica teórica, epistemológica e metodológica dos conceitos de “inclusão social” e de “cidadania”, provendo-os de real capacidade heurística e, ao mesmo tempo, aprofundar o estudo da cidadania nos seguintes domínios de análise: o trabalho e as organizações; a tecnologia; a política e a justiça.

Coordenador: Miguel Chaves

Equipas de Investigação:

  • Trabalho, Organizações e Trajetórias Profissionais
  • Tecnologia, Comunicação e Risco
  • Participação Política, Ativismo e Liderança
  • Direitos, Vulnerabilidade e Justiça

Equipa UMinho: Ana Paula Pereira Marques; Catarina Almeida Tomás; João Manuel da Silva Carvalho; Maria João Leitão Simões Areias Pereira; Sílvia Andreia da Mota Gomes; Vera Mónica da Silva Duarte.

Apresentação do livro “Racistas são os Outros”, 29/NOV., Terça-feira | 18:00, na Livraria 100ª Página

Apresentação do livro “Racistas são os Outros”, 29/NOV., Terça-feira | 18:00, na Livraria 100ª Página

O CICS.NOVA.UMinho organiza a apresentação do livro “Racistas São os Outros”, organizado por Danila de Jesus, Fernando Conceição e M. Margarida Marques, a decorrer na próxima terça-feira, 21 de novembro, pelas 18h00, na Livraria 100ª Página (Braga). A apresentação do livro estará a cargo da Doutora Rosa Cabecinhas, Professora Associada do Instituto de Ciências Sociais da …

 

Workshop “Empresas Familiares: Enfrentar os Desafios, Assegurar a Continuidade” | 15 nov 2017| V.N. Famalicão

O CICS.NOVA.UMinho (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais– Polo da Universidade do Minho) em parceria com a Associação Empresarial de Portugal (AEP), organiza o workshop “Empresas Familiares: Enfrentar os Desafios, Assegurar a Continuidade”, que terá lugar na Casa do Território – Vila Nova de Famalicão, no próximo dia 15 de novembro, pelas 14:30 horas. Esta iniciativa …

 

Seminário “Cidade, Habitação e Direito à Habitação”

No quadro do projeto “Modos de Vida e Formas de Habitar:  Ilhas e Bairros Populares no Porto e em Braga” (PTDC/IVC-SOC/4243/2014), promovido pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.Nova-UMinho), em colaboração com o Laboratório de Habitação Básica, irá realizar-se entre 2 e 4 de novembro, em Braga – Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação da Universidade do Minho – e no Porto – Auditório da Ordem …

 

Colóquio Desigualdades Sociais e Políticas públicas – Homenagem ao Prof. Doutor Manuel Carlos Silva

    O Centro Interdisciplinar de Ciência Sociais, Pólo UMinho (CICS.NOVA.UMinho) em parceria com  o Departamento de Sociologia da U. Minho e Núcleo de Estudantes do Curso de Sociologia da Universidade do Minho (NECSUM), vai organizar o Colóquio Desigualdades Sociais e  Políticas Públicas, uma homenagem ao Manuel Carlos Ferreira da Silva, Professor Catedrático em Sociologia …