Desigualdades sociais e ação pública

 

As sociedades contemporâneas, nomeadamente a portuguesa, são atravessadas por diferentes tipos de desigualdades sociais, sejam elas de género, classe ou raça, entre outras. Partindo das perspetivas clássicas, sem ignorar contributos mais recentes, este Grupo de Investigação (GI1) assume que o conceito de desigualdade social é prioritário, em termos analíticos, para o estudo da exclusão social. Consideram-se essenciais três níveis de análise: o sócio estrutural, o organizacional e o interativo. É, também, proposta uma renovação de teorias e métodos que veja para lá das perspetivas estruturalista e da (inter)ação social.

Coordenador: Manuel Lisboa

Equipas de Investigação:

  • Pobreza e Exclusão Social
  • Educação, Conhecimento e Cultura
  • Género e Sexualidade
  • Classes, Etnicidade e Ações Coletivas

Equipa UMinho: Ana Maria Simões de Azevedo Brandão; José Fernando Bessa Ribeiro; Manuel Carlos Ferreira da Silva; Maria Johanna Christina Schouten; Sheila Pereira Khan; Teresa Maria de Sousa Araújo Pereira Mora.

CICS.NOVA.UMinho participa na organização do Seminário Cinema, Documentalismo e Reportagem na Cidade

No âmbito do Projecto: ”Modos de Vida e Formas de Habitar: Ilhas e Bairros Sociais no Porto e em Braga” (PTDC/IVC-SOC/4243/2014, CICS.NOVA.UMinho organiza o Seminário Cinema, Documentalismo e Reportagem na Cidade, que se realiza no próximo dia 17 de Fevereiro de 2018, no Salão Nobre da Sé | -União de Freguesias do Centro Histórico do …

 

2º Seminário – Almoço CICS| Militância Feminista através da Ciência| 15 fevereiro 2018| sala atos ICS/UMinho

O CICS.NOVA.UMinho organiza o 2º seminário almoço CICS de 2018,   dedicado ao tema “intitulada “Militância Feminista através da Ciência: Análise de Periódicos Científicos da América Latina, Cabo Verde, Portugal e Moçambique”, apresentado por Sérgio Rêgo (doutorando em Sociologia do ICS-Uminho), irá realizar-se no próximo dia 15 de fevereiro de 2018, pelas 12:30 horas, na sala de atos do …

 

V Conferência Internacional GOVINT|30-31 janeiro 2018| Cinema S. Jorge – Lisboa

Ana Paula Marques  (CICS.NOVA.UMinho) participa como oradora na IV Conferência Internacional GOVINT, que se realiza nos dias 30 e 31 janeiro 2018, no Cinema S. Jorge, em Lisboa. Trata-se de uma conferência integrada na preparação do Ano Nacional da Colaboração (2019), que visa promover um espaço de reflexão e partilha entre profissionais, académicos e políticos, …

 

Encontro “Ética e Deontologia dos Sociólogos. Desafios no ensino, na profissão e na actividade científica”

Realiza-se no próximo dia 29 janeiro no ICS da Universidade de Lisboa, o Encontro “Ética e Deontologia dos Sociólogos. Desafios no ensino, na profissão e na actividade científica”, organizado pelo Conselho de Deontologia da APS, no qual serão discutidas várias dimensões da ética na sociologia. O CICS-UMinho estará representado pela investigadora Ana Paula Marques, que …