Desigualdades sociais e ação pública

 

As sociedades contemporâneas, nomeadamente a portuguesa, são atravessadas por diferentes tipos de desigualdades sociais, sejam elas de género, classe ou raça, entre outras. Partindo das perspetivas clássicas, sem ignorar contributos mais recentes, este Grupo de Investigação (GI1) assume que o conceito de desigualdade social é prioritário, em termos analíticos, para o estudo da exclusão social. Consideram-se essenciais três níveis de análise: o sócio estrutural, o organizacional e o interativo. É, também, proposta uma renovação de teorias e métodos que veja para lá das perspetivas estruturalista e da (inter)ação social.

Coordenador: Manuel Lisboa

Equipas de Investigação:

  • Pobreza e Exclusão Social
  • Educação, Conhecimento e Cultura
  • Género e Sexualidade
  • Classes, Etnicidade e Ações Coletivas

Equipa UMinho: Ana Maria Simões de Azevedo Brandão; José Fernando Bessa Ribeiro; Manuel Carlos Ferreira da Silva; Maria Johanna Christina Schouten; Sheila Pereira Khan; Teresa Maria de Sousa Araújo Pereira Mora.

Workshop “Empresas Familiares: Enfrentar os Desafios, Assegurar a Continuidade”

  Empresas Familiares em debate  As empresas familiares possuem um forte impacto na economia de uma localidade e, consequentemente, nacional e internacional, potenciando a fixação geográfica das pessoas. Sendo a principal fonte de emprego e produção de riqueza de uma nação, conhecer a sua realidade permite diagnosticar a saúde da economia do país e a …

 

Congresso Cartógrafo de Memórias: A poética de João Paulo Borges Coelho

Congresso Cartógrafo de Memórias: A poética de João Paulo Borges Coelho 13 e 14 de julho de 2017   “Este congresso dedica-se à análise, interpretação e discussão da obra de João Paulo Borges Coelho, referência incontornável da literatura moçambicana contemporânea e das letras em língua portuguesa. A despeito de seu surgimento tardio, há pouco mais …

 

Investigadora do CICS, Sheila Khan na 100ª página

A investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade do Minho (CICS.NOVA/CICS:UMinho),  Sheila khan, o autor João Paulo Borges Coelho e Zeferino Coelho, editor da Caminho estará presentes na apresentação do livro  Ponte Gea,  no dia 11 de julho, pelas 21:30 horas, na Livraria 100ª Página. É a primeira e mais persistente lembrança: a água …

 

Apresentação do livro Desigualdades de Género – Família, Educação e Trabalho

O Centro Interdisciplinar de Ciência Sociais, Pólo UMinho (CICS.NOVA.UMinho) vai apresentar o livro Desigualdades de Género – Família, Educação e Trabalho, de Manuel Carlos Silva (CICS.NOVA.UMinho), das Edições Húmus, que decorrerá, na Livraria Ler Devagar, em Lisboa, no dia 05 de junho, pelas 19 horas. O livro será apresentado por  Manuel Lisboa, Professor Associado com Agregação …