Desigualdades sociais e ação pública

 

As sociedades contemporâneas, nomeadamente a portuguesa, são atravessadas por diferentes tipos de desigualdades sociais, sejam elas de género, classe ou raça, entre outras. Partindo das perspetivas clássicas, sem ignorar contributos mais recentes, este Grupo de Investigação (GI1) assume que o conceito de desigualdade social é prioritário, em termos analíticos, para o estudo da exclusão social. Consideram-se essenciais três níveis de análise: o sócio estrutural, o organizacional e o interativo. É, também, proposta uma renovação de teorias e métodos que veja para lá das perspetivas estruturalista e da (inter)ação social.

Coordenador: Manuel Lisboa

Equipas de Investigação:

  • Pobreza e Exclusão Social
  • Educação, Conhecimento e Cultura
  • Género e Sexualidade
  • Classes, Etnicidade e Ações Coletivas

Equipa UMinho: Ana Maria Simões de Azevedo Brandão; José Fernando Bessa Ribeiro; Manuel Carlos Ferreira da Silva; Maria Johanna Christina Schouten; Teresa Maria de Sousa Araújo Pereira Mora.

COVID-19 – Encerramento do CICS.UMinho e modo de funcionamento temporário

Atendendo às circunstâncias atuais de suspensão das atividades na Universidade do Minho por causa da COVID-19, incluindo conferências, seminários, cerimónias e eventos de natureza similar (Despacho RT-25/2020, de 10 de março), a Coordenação do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho (CICS.UMinho) determinou o cancelamento de todos os eventos/atividades agendados enquanto …

 

3º Seminário Almoço CICS 2020| “Sucessão nas empresas familiares: Reprodução ou “turning point” rumo à profissionalização”| 17 março – 12:30h| Sala de Atos ICS

Título: Sucessão nas empresas familiares: Reprodução ou “turning point” rumo à profissionalização. Orador: Nuno Caetano Nora (Doutorando em Sociologia pela UMinho/ CICS.UMinho)  Resumo: As empresas familiares são a tipologia empresarial predominante da economia nacional e internacional. Tendo em conta que se regista um défice estrutural da formação escolar dos empresários, que tendem a reproduzir um …

 

Lançamento do Livro “Africanos dos PALOP no distrito de Braga”| 21 de fevereiro, às 18 horas|Auditório A14 da NOVA FCSH

CONVITE Apresentação do livro Africanos dos PALOP no distrito de Braga O Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais da Universidade NOVA de Lisboa gostaria de contar com a sua presença na apresentação do livro “Africanos dos PALOP no distrito de Braga – Condições objetivas de vida, identidades e relações interétnicas”, organizado por Manuel Carlos Silva com …

 

2º Seminário Almoço CICS 2020| “As “sete vidas” do capitalismo: Um estudo de caso alargado em uma empresa “capitalista consciente”| 13 fevereiro – 12:30h| Sala de Atos ICS

Título: As “sete vidas” do capitalismo: Um estudo de caso alargado em uma empresa “capitalista consciente”. Resumo: Partindo do entendimento de que, ao longo de sua existência, o capitalismo tem mostrado grande capacidade de se reinventar e superar as crises cíclicas pelas quais passa, fruto de suas próprias contradições, este trabalho pretende investigar o capitalismo …