Desigualdades sociais e ação pública

 

As sociedades contemporâneas, nomeadamente a portuguesa, são atravessadas por diferentes tipos de desigualdades sociais, sejam elas de género, classe ou raça, entre outras. Partindo das perspetivas clássicas, sem ignorar contributos mais recentes, este Grupo de Investigação (GI1) assume que o conceito de desigualdade social é prioritário, em termos analíticos, para o estudo da exclusão social. Consideram-se essenciais três níveis de análise: o sócio estrutural, o organizacional e o interativo. É, também, proposta uma renovação de teorias e métodos que veja para lá das perspetivas estruturalista e da (inter)ação social.

Coordenador: Manuel Lisboa

Equipas de Investigação:

  • Pobreza e Exclusão Social
  • Educação, Conhecimento e Cultura
  • Género e Sexualidade
  • Classes, Etnicidade e Ações Coletivas

Equipa UMinho: Ana Maria Simões de Azevedo Brandão; José Fernando Bessa Ribeiro; Manuel Carlos Ferreira da Silva; Maria Johanna Christina Schouten; Sheila Pereira Khan; Teresa Maria de Sousa Araújo Pereira Mora.

Apresentação do livro “Racistas são os Outros”, 29/NOV., Terça-feira | 18:00, na Livraria 100ª Página

Apresentação do livro “Racistas são os Outros”, 29/NOV., Terça-feira | 18:00, na Livraria 100ª Página

O CICS.NOVA.UMinho organiza a apresentação do livro “Racistas São os Outros”, organizado por Danila de Jesus, Fernando Conceição e M. Margarida Marques, a decorrer na próxima terça-feira, 21 de novembro, pelas 18h00, na Livraria 100ª Página (Braga). A apresentação do livro estará a cargo da Doutora Rosa Cabecinhas, Professora Associada do Instituto de Ciências Sociais da …

 

Workshop “Empresas Familiares: Enfrentar os Desafios, Assegurar a Continuidade” | 15 nov 2017| V.N. Famalicão

O CICS.NOVA.UMinho (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais– Polo da Universidade do Minho) em parceria com a Associação Empresarial de Portugal (AEP), organiza o workshop “Empresas Familiares: Enfrentar os Desafios, Assegurar a Continuidade”, que terá lugar na Casa do Território – Vila Nova de Famalicão, no próximo dia 15 de novembro, pelas 14:30 horas. Esta iniciativa …

 

Seminário “Cidade, Habitação e Direito à Habitação”

No quadro do projeto “Modos de Vida e Formas de Habitar:  Ilhas e Bairros Populares no Porto e em Braga” (PTDC/IVC-SOC/4243/2014), promovido pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.Nova-UMinho), em colaboração com o Laboratório de Habitação Básica, irá realizar-se entre 2 e 4 de novembro, em Braga – Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação da Universidade do Minho – e no Porto – Auditório da Ordem …

 

Colóquio Desigualdades Sociais e Políticas públicas – Homenagem ao Prof. Doutor Manuel Carlos Silva

    O Centro Interdisciplinar de Ciência Sociais, Pólo UMinho (CICS.NOVA.UMinho) em parceria com  o Departamento de Sociologia da U. Minho e Núcleo de Estudantes do Curso de Sociologia da Universidade do Minho (NECSUM), vai organizar o Colóquio Desigualdades Sociais e  Políticas Públicas, uma homenagem ao Manuel Carlos Ferreira da Silva, Professor Catedrático em Sociologia …