Desigualdades sociais e ação pública

 

As sociedades contemporâneas, nomeadamente a portuguesa, são atravessadas por diferentes tipos de desigualdades sociais, sejam elas de género, classe ou raça, entre outras. Partindo das perspetivas clássicas, sem ignorar contributos mais recentes, este Grupo de Investigação (GI1) assume que o conceito de desigualdade social é prioritário, em termos analíticos, para o estudo da exclusão social. Consideram-se essenciais três níveis de análise: o sócio estrutural, o organizacional e o interativo. É, também, proposta uma renovação de teorias e métodos que veja para lá das perspetivas estruturalista e da (inter)ação social.

Coordenador: Manuel Lisboa

Equipas de Investigação:

  • Pobreza e Exclusão Social
  • Educação, Conhecimento e Cultura
  • Género e Sexualidade
  • Classes, Etnicidade e Ações Coletivas

Equipa UMinho: Ana Maria Simões de Azevedo Brandão; José Fernando Bessa Ribeiro; Manuel Carlos Ferreira da Silva; Maria Johanna Christina Schouten; Teresa Maria de Sousa Araújo Pereira Mora.

Colóquio “20 anos da ENLCD: Passado, Presente e Futuro”

  O Centro Interdisciplinar de ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho, irá apoiar e acolher a organização de um evento comemorativo dos 20 anos de lançamento da Estratégia Nacional de Luta contra a Droga, uma iniciativa da Comissão para a Dissuasão da  Toxicodependência de Braga, que terá lugar no próximo dia 13 de novembro, …

 

7º Seminário Almoço CICS| Precarização do Trabalho e Saúde Mental dos Trabalhadores. | Sala de Atos – 22 outubro – 12:30h

          7º Seminário – Almoço CICS de 2019 Data:  22 de outubro de 2019 (terça-feira) Hora: 12h30 -14h00 Local: Sala de Atos do ICS piso 0/ Entrada gratuita, não sujeita a inscrição. Oradora: Zaíra Bosco (Doutoranda em Sociologia na Universidade do Minho) Título: Precarização do Trabalho e Saúde Mental dos Trabalhadores Resumo abreviado: …

 

17 e 18 Outubro| “Economia, História e Tecnologia: um tripé para o Futuro?”, conferência proferida por Anne McCants (MIT, USA)

Entrada livre, não sujeita a incrição.      

 

7 e 8 outubro| Colóquio Internacional “Espaço Urbano e Habitação Básica como Primeiro Direito” – Auditório B1 – CP2

Terá lugar nos dias 7 e 8 de outubro, entre as 9 e as 19horas, o colóquio Espaço Urbano e Habitação Básica como Primeiro Direito, no Auditório B1 – Complexo Pedagógico 2, na Universidade do Minho, Campus de Gualtar, em Braga. Pretende-se com o colóquio debater de forma abrangente as temáticas urbanas, focadas em torno …