Desigualdades sociais e ação pública

 

As sociedades contemporâneas, nomeadamente a portuguesa, são atravessadas por diferentes tipos de desigualdades sociais, sejam elas de género, classe ou raça, entre outras. Partindo das perspetivas clássicas, sem ignorar contributos mais recentes, este Grupo de Investigação (GI1) assume que o conceito de desigualdade social é prioritário, em termos analíticos, para o estudo da exclusão social. Consideram-se essenciais três níveis de análise: o sócio estrutural, o organizacional e o interativo. É, também, proposta uma renovação de teorias e métodos que veja para lá das perspetivas estruturalista e da (inter)ação social.

Coordenadora:  Dalila Cerejo

Equipas de Investigação:

Equipa UMinho: Ana Maria Simões de Azevedo Brandão; José Fernando Bessa Ribeiro; Manuel Carlos Ferreira da Silva; Maria Johanna Christina Schouten; Teresa Maria de Sousa Araújo Pereira Mora; Emília Fernandes.

6º Seminário almoço CICS 2021|“Arqueologia Industrial e Memória: contribuições metodológicas a partir do estudo de caso da Sampaio, Ferreira & Cia. em Riba d’Ave.”| 29 de julho – 12:30 horas

  Orador: Guilherme Pinheiro Pozzer Título: Arqueologia Industrial e Memória: contribuições metodológicas a partir do estudo de caso da Sampaio, Ferreira & Cia. em Riba d’Ave.  Resumo abreviado: Desde a década de 1960, quando a Arqueologia Industrial se desenvolveu em termos metodológicos, investigações nesta disciplina sempre sofreram de um problema muito comum: a falta de …

 

Cycle “UM: The PhD Thesis in Sociology” on Tourism and Culture

The second session of the cycle, “UM: The PhD Thesis in Sociology” will occur on July 30, at 5 pm. The session will address the theme Tourism and Culture and has Márcia Silva and Bruno Goulart as speakers. Márcia Patrícia Barbosa Silva has a degree in Geography and Planning and a Master in Sociology and is …

 

Ciclo “UM: A tese doutoral em Sociologia”

Terá início, o dia 29 de junho, pelas 17h00, o ciclo “UM: A tese doutoral em Sociologia”. A primeira sessão é dedicada ao tema “Género e Academia” e conta com a participação de Sérgio Rego e Liliana Castañeda Rentería. Sérgio Rêgo é doutorando em Sociologia pela Universidade do Minho e Investigador do CICS.NOVA.UMinho. Cofundou e integra o Grupo …

 

5º Seminário almoço CICS 2021|“Aperta que o brasileiro paga!” – imigração e mercado de arrendamento em Braga”| 22 de junho – 12:30 horas

Oradora: Rafaela Sofia Gonçalves Ribeiro  Título: “Aperta que o brasileiro paga!” – imigração e mercado de arrendamento em Braga”  Resumo abreviado: Tanto as questões habitacionais, quantos as questões migratórias são hoje temáticas extremamente em voga, quer em Portugal, quer no mundo em geral, encontrando-se cada vez mais presentes na agenda política e no centro de …