Desigualdades sociais e ação pública

 

As sociedades contemporâneas, nomeadamente a portuguesa, são atravessadas por diferentes tipos de desigualdades sociais, sejam elas de género, classe ou raça, entre outras. Partindo das perspetivas clássicas, sem ignorar contributos mais recentes, este Grupo de Investigação (GI1) assume que o conceito de desigualdade social é prioritário, em termos analíticos, para o estudo da exclusão social. Consideram-se essenciais três níveis de análise: o sócio estrutural, o organizacional e o interativo. É, também, proposta uma renovação de teorias e métodos que veja para lá das perspetivas estruturalista e da (inter)ação social.

Coordenador: Manuel Lisboa

Equipas de Investigação:

  • Pobreza e Exclusão Social
  • Educação, Conhecimento e Cultura
  • Género e Sexualidade
  • Classes, Etnicidade e Ações Coletivas

Equipa UMinho: Ana Maria Simões de Azevedo Brandão; José Fernando Bessa Ribeiro; Manuel Carlos Ferreira da Silva; Maria Johanna Christina Schouten; Sheila Pereira Khan; Teresa Maria de Sousa Araújo Pereira Mora.

Prorrogação das inscrições até 27 junho| Módulo 4 – Orientação sexual, identidade de género e não discriminação

                      O prazo de inscrições no Módulo 4 – Orientação sexual, identidade de género e não discriminação do II Curso de Formação Avançada – Género, Orientação Sexual e Desigualdades –  foi prolongado  até ao dia  27 de junho de 2018. Conteúdos: Estereótipos acerca da orientação …

 

Apresentação do livro “Moda e Feminismos em Portugal – o género como espartilho”, de Cristina L. Duarte| 19 junho, 17:15 h, Livraria Centésima página

                      Nota biográfica da autora Cristina L. Duarte nasceu em Lisboa em 1961. Desde 1987 que o seu interesse pelas formas nacionais da cultura urbana – e, em particular, pela moda – começou a ganhar expressão nos seus trabalhos de autoria, na imprensa nacional. Cristina …

 

Lançamento do livro “Estudo macroeconómico e ordenamentos espaciais: subregional, regional e supranacional”, de Ernesto Figueiredo| 14 junho, 15:30 horas

                    Sinopse: Este livro constitui um complemento natural do livro Portugal: Que Regiões (1998). O texto apresenta quatro partes substantivas e uma quinta acomodando oito anexos. Na primeira parte, a partir de dados portugueses, faz-se um estudo da evolução, atualidade e prognósticos da economia portuguesa. Depois, …

 

6º Seminário – Almoço CICS|O engajamento da igreja católica na politica | 14 junho 2018| sala atos ICS/UMinho

          6º Seminário – Almoço CICS de 2018 Data: 14 junho de 2018 Hora: 12h30 -14h00 Local: Sala de atos do Instituto de Ciências Sociais (ICS)  piso 0/ Entrada gratuita, não sujeita a inscrição Orador: Mario Doraci Pinheiro (investigador de pós-doutoramento do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo UMinho) Título: O engajamento da igreja …