Desigualdades sociais e ação pública

 

As sociedades contemporâneas, nomeadamente a portuguesa, são atravessadas por diferentes tipos de desigualdades sociais, sejam elas de género, classe ou raça, entre outras. Partindo das perspetivas clássicas, sem ignorar contributos mais recentes, este Grupo de Investigação (GI1) assume que o conceito de desigualdade social é prioritário, em termos analíticos, para o estudo da exclusão social. Consideram-se essenciais três níveis de análise: o sócio estrutural, o organizacional e o interativo. É, também, proposta uma renovação de teorias e métodos que veja para lá das perspetivas estruturalista e da (inter)ação social.

Coordenador: Manuel Lisboa

Equipas de Investigação:

  • Pobreza e Exclusão Social
  • Educação, Conhecimento e Cultura
  • Género e Sexualidade
  • Classes, Etnicidade e Ações Coletivas

Equipa UMinho: Ana Maria Simões de Azevedo Brandão; José Fernando Bessa Ribeiro; Manuel Carlos Ferreira da Silva; Maria Johanna Christina Schouten; Sheila Pereira Khan; Teresa Maria de Sousa Araújo Pereira Mora.

Ciclo de Seminários – Almoços CICS

Após pausa, retomamos os seminários almoços CICS. Este espaço aberto ao público e de debate acontece desde 2015, sempre enfatizando a reflexão sobre um amplo conjunto de temáticas na área das Ciências Sociais, em particular da Sociologia. Para dinamizar um novo ciclo de seminários, a equipa do CICS.UMinho responsável pela organização convida os docentes, investigadores e estudantes a …

 

Call for papers |Seminário Internacional Roadmap para as Empresas Familiares: Mapeamento, Profissionalização e Inovação

    A equipa responsável pelo projeto  Roadmap  no CICS.NOVA.UMinho convida os investigadores e especialistas a submeterem resumos de propostas de comunicação (até 500 palavras), de natureza teórica e/ou empírica, de estudos de caso ou boas práticas sobre as empresas familiares até 31 de janeiro de 2018. Seminário Internacional Roadmap para as Empresas Familiares: Mapeamento, …

 

Apresentação do Livro “Trabalho e políticas de emprego: um retrocesso inevitável”|28 nov, 18:00 horas| Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

O CICS.NOVA.UMinho organiza a apresentação pública do livro “Trabalho e Políticas de Emprego. Retrocesso Evitável” (Ed. Actual), coordenado por  Manuel Carvalho da Silva, Pedro Hespanha e José Castro Caldas.     Sumário executivo      

 

Apresentação do livro “Racistas são os Outros”, 29/NOV., Terça-feira | 18:00, na Livraria 100ª Página

Apresentação do livro “Racistas são os Outros”, 29/NOV., Terça-feira | 18:00, na Livraria 100ª Página

O CICS.NOVA.UMinho organiza a apresentação do livro “Racistas São os Outros”, organizado por Danila de Jesus, Fernando Conceição e M. Margarida Marques, a decorrer na próxima terça-feira, 21 de novembro, pelas 18h00, na Livraria 100ª Página (Braga). A apresentação do livro estará a cargo da Doutora Rosa Cabecinhas, Professora Associada do Instituto de Ciências Sociais da …