Desigualdades sociais e ação pública

 

As sociedades contemporâneas, nomeadamente a portuguesa, são atravessadas por diferentes tipos de desigualdades sociais, sejam elas de género, classe ou raça, entre outras. Partindo das perspetivas clássicas, sem ignorar contributos mais recentes, este Grupo de Investigação (GI1) assume que o conceito de desigualdade social é prioritário, em termos analíticos, para o estudo da exclusão social. Consideram-se essenciais três níveis de análise: o sócio estrutural, o organizacional e o interativo. É, também, proposta uma renovação de teorias e métodos que veja para lá das perspetivas estruturalista e da (inter)ação social.

Coordenadora:  Dalila Cerejo

Equipas de Investigação:

Equipa UMinho: Ana Maria Simões de Azevedo Brandão; José Fernando Bessa Ribeiro; Manuel Carlos Ferreira da Silva; Maria Johanna Christina Schouten; Teresa Maria de Sousa Araújo Pereira Mora; Emília Fernandes.

Conferência GEICS | “Pensando Fora da Caixinha: Diálogos sobre o Poliamor e Género” | 28/06/2022 | 19h30min (PT)/ 15h30min (BR)

No próximo dia 28 de junho, pelas 19h30min (PT)/ 15h30min (BR), decorrerá uma discussão sobre a temática do poliamor e relações de género. Daniel Cardoso e Yaskara Palma refletirão sobre essas mesmas abordagens, procurando desconstruir ideias preconcebidas, deixar de lado o preconceito e cultivando o pensamento “fora da caixa”. Este convite é para ti que …

 

APRESENTAÇÃO DOS LIVROS “Por uma habitação básica. Cidadania, democracia associativa e metodologias participativas” e “Espaço Urbano e Habitação básica como primeiro direito” | 21/06/2022 | 18 Horas | Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim

Depois da sua apresentação em Braga, os livros “Por uma habitação básica. Cidadania, democracia associativa e metodologias participativas” (Edições Afrontamento) e “Espaço Urbano e Habitação básica como primeiro direito” (Edições Húmus) – uma parceria entre o CICS.NOVA.UMinho e o Laboratório de Habitação Básica – serão agora apresentados no dia 21 de junho de 2022, terça-feira, …

 

DIVULGAÇÃO | 1º Encontro: Vulnerabilidade(s) e Novos Desafios na Intervenção Social

“1º Encontro: Vulnerabilidade(s) e Novos Desafios na Intervenção Social”     A Cáritas Diocesana de Coimbra desenvolve, há várias décadas, trabalho social junto de públicos em situação de vulnerabilidade, tais como os que se encontram em situação de sem-abrigo e desproteção social e que, na sua maioria, cumulativamente apresentam problemas de saúde diversos, patentes quer, …

 

APRESENTAÇÃO DOS LIVROS “Por uma habitação básica. Cidadania, democracia associativa e metodologias participativas” e “Espaço Urbano e Habitação básica como primeiro direito” | 07/06/2022 | 18 Horas | Livraria Centésima Página

O CICS.NOVA.UMinho, em parceria com o Laboratório de Habitação Básica, vem, por este meio, convidá-lo/a a participar e a divulgar junto da sua rede de contactos a apresentação presencial dos livros “Por uma habitação básica. Cidadania, democracia associativa e metodologias participativas” (Edições Afrontamento), organizado por Manuel Carlos Silva, Fernando Matos Rodrigues, João Teixeira Lopes, António …