Apresentação

 

A 1 de janeiro de 2015 o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) iniciou a sua atividade, assim como todos os seus Polos, nomeadamente, o Polo da Universidade do Minho (CICS-UMinho).

O CICS.NOVA é uma Unidade de Investigação científica (UI), de caráter interdisciplinar no âmbito das Ciências Sociais, com sede na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNOVA) que tem estabelecidos polos na Universidade do Minho, na Universidade dos Açores, na Universidade de Évora e no Instituto Politécnico de Leiria.

O CICS-UMinho configura-se como uma extensão mais abrangente do anterior Centro de Investigação em Ciências Sociais, apenas sito na Universidade do Minho, que se extinguiu a 31 de dezembro de 2014. A história e toda a produção do Centro de Investigação em Ciências Sociais que entre 2007 e 2014 antecedeu o atual CICS-UMinho encontra-se acessível em Arquivo.

Os Investigadores do CICS-UMinho integram os seguintes Grupos de Investigação (GI): “Desigualdades Sociais e Ação Pública”, “Cidadania, Trabalho e Tecnologia”, “Mudanças Ambientais, Território e Desenvolvimento” e “Dinâmicas Populacionais e Saúde”, trabalhando de forma cooperante com os investigadores da Sede e restantes Polos CICS.NOVA.

Workshop “Empresas Familiares: Enfrentar os Desafios, Assegurar a Continuidade”

  Empresas Familiares em debate  As empresas familiares possuem um forte impacto na economia de uma localidade e, consequentemente, nacional e internacional, potenciando a fixação geográfica das pessoas. Sendo a principal fonte de emprego e produção de riqueza de uma nação, conhecer a sua realidade permite diagnosticar a saúde da economia do país e a …

 

Congresso Cartógrafo de Memórias: A poética de João Paulo Borges Coelho

Congresso Cartógrafo de Memórias: A poética de João Paulo Borges Coelho 13 e 14 de julho de 2017   “Este congresso dedica-se à análise, interpretação e discussão da obra de João Paulo Borges Coelho, referência incontornável da literatura moçambicana contemporânea e das letras em língua portuguesa. A despeito de seu surgimento tardio, há pouco mais …

 

Investigadora do CICS, Sheila Khan na 100ª página

A investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade do Minho (CICS.NOVA/CICS:UMinho),  Sheila khan, o autor João Paulo Borges Coelho e Zeferino Coelho, editor da Caminho estará presentes na apresentação do livro  Ponte Gea,  no dia 11 de julho, pelas 21:30 horas, na Livraria 100ª Página. É a primeira e mais persistente lembrança: a água …

 

Apresentação do livro Desigualdades de Género – Família, Educação e Trabalho

O Centro Interdisciplinar de Ciência Sociais, Pólo UMinho (CICS.NOVA.UMinho) vai apresentar o livro Desigualdades de Género – Família, Educação e Trabalho, de Manuel Carlos Silva (CICS.NOVA.UMinho), das Edições Húmus, que decorrerá, na Livraria Ler Devagar, em Lisboa, no dia 05 de junho, pelas 19 horas. O livro será apresentado por  Manuel Lisboa, Professor Associado com Agregação …