Apresentação

 

A 1 de janeiro de 2015 o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) iniciou a sua atividade, assim como todos os seus Polos, nomeadamente, o Polo da Universidade do Minho (CICS-UMinho).

O CICS.NOVA é uma Unidade de Investigação científica (UI), de caráter interdisciplinar no âmbito das Ciências Sociais, com sede na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNOVA) que tem estabelecidos polos na Universidade do Minho, na Universidade dos Açores, na Universidade de Évora e no Instituto Politécnico de Leiria.

O CICS-UMinho configura-se como uma extensão mais abrangente do anterior Centro de Investigação em Ciências Sociais, apenas sito na Universidade do Minho, que se extinguiu a 31 de dezembro de 2014. A história e toda a produção do Centro de Investigação em Ciências Sociais que entre 2007 e 2014 antecedeu o atual CICS-UMinho encontra-se acessível em Arquivo.

Os Investigadores do CICS-UMinho integram os seguintes Grupos de Investigação (GI): “Desigualdades Sociais e Ação Pública”, “Cidadania, Trabalho e Tecnologia”, “Mudanças Ambientais, Território e Desenvolvimento” e “Dinâmicas Populacionais e Saúde”, trabalhando de forma cooperante com os investigadores da Sede e restantes Polos CICS.NOVA.

7º Seminário – Almoço CICS|ENTRE O PASSADO E O FUTURO: O Partido do Trabalhadores (PT) no contexto da democracia brasileira l| 20 julho 2018| sala atos ICS/UMinho

          7º Seminário – Almoço CICS de 2018 Data: 20 julho de 2018 (sexta-feira) Hora: 12h30 -14h00 Local: Sala de atos do Instituto de Ciências Sociais (ICS)  piso 0/ Entrada gratuita, não sujeita a inscrição Orador: Antonio Carlos Witkoski (investigador de pós-doutoramento do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo UMinho)   Título: “ENTRE O …

 

Prorrogação do prazo para submissão de resumos até 15 de agosto | Colóquio Internacional sobre Karl Marx: Legado, Críticas e Atualidade/ Data limite: 15 julho 2018

Colóquio Internacional sobre Karl Marx: Legado, Críticas e Atualidade Universidade do Minho 6 e 7 de dezembro de 2018   Apresentação Odiado, idolatrado, injuriado, aplaudido, mas sobretudo inspirador de teorias críticas nos mais diversos campos do conhecimento. Filósofo, economista, sociólogo, politólogo, historiador, ativista político, Marx foi um intelectual que, operando um corte epistemológico pelo materialismo …

 

Prorrogação das inscrições até 27 junho| Módulo 4 – Orientação sexual, identidade de género e não discriminação

                      O prazo de inscrições no Módulo 4 – Orientação sexual, identidade de género e não discriminação do II Curso de Formação Avançada – Género, Orientação Sexual e Desigualdades –  foi prolongado  até ao dia  27 de junho de 2018. Conteúdos: Estereótipos acerca da orientação …

 

Apresentação do livro “Moda e Feminismos em Portugal – o género como espartilho”, de Cristina L. Duarte| 19 junho, 17:15 h, Livraria Centésima página

                      Nota biográfica da autora Cristina L. Duarte nasceu em Lisboa em 1961. Desde 1987 que o seu interesse pelas formas nacionais da cultura urbana – e, em particular, pela moda – começou a ganhar expressão nos seus trabalhos de autoria, na imprensa nacional. Cristina …