Apresentação

 

A 1 de janeiro de 2015 o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) iniciou a sua atividade, assim como todos os seus Polos, nomeadamente, o Polo da Universidade do Minho (CICS-UMinho).

O CICS.NOVA é uma Unidade de Investigação científica (UI), de caráter interdisciplinar no âmbito das Ciências Sociais, com sede na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNOVA) que tem estabelecidos polos na Universidade do Minho, na Universidade dos Açores, na Universidade de Évora e no Instituto Politécnico de Leiria.

O CICS-UMinho configura-se como uma extensão mais abrangente do anterior Centro de Investigação em Ciências Sociais, apenas sito na Universidade do Minho, que se extinguiu a 31 de dezembro de 2014. A história e toda a produção do Centro de Investigação em Ciências Sociais que entre 2007 e 2014 antecedeu o atual CICS-UMinho encontra-se acessível em Arquivo.

Os Investigadores do CICS-UMinho integram os seguintes Grupos de Investigação (GI): “Desigualdades Sociais e Ação Pública”, “Cidadania, Trabalho e Tecnologia”, “Mudanças Ambientais, Território e Desenvolvimento” e “Dinâmicas Populacionais e Saúde”, trabalhando de forma cooperante com os investigadores da Sede e restantes Polos CICS.NOVA.

4º Seminário – Almoço CICS|Representações e práticas das/os magistradas/as face aos modelos de residência das crianças nos casos de divórcio | 16 abril 2018| sala atos ICS/UMinho

      O CICS.NOVA.UMinho organiza o 4º seminário-almoço CICS de 2018,  dedicado ao tema “Representações e práticas das/os magistradas/as face aos modelos de residência das crianças nos casos de divórcio. A especificidade da residência alternada”, apresentado por Ana Reis Jorge, investigadora de doutoramento do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo UMinho, que irá realizar-se no próximo dia 16 …

 

Workshop “Espaços de Reclusão. Práticas, Políticas e Metodologias de Pesquisa no Terreno”| 20 de março, 15h| Sala C4.05, Ed. II, ISCTE-IUL

  No âmbito das actividades do Grupo de Investigação “Governação, Políticas e Quotidianos”, o Centro em Rede de Investigação em Antropologia promove um workshop em torno práticas, políticas e metodologias de pesquisa no terreno em contextos de reclusão e o sistema de justiça juvenil e penal, tomando como ponto de partida o volume Espaços de …

 

3º Seminário – Almoço CICS| Pesquisadores (as) Negros (as): ingresso, permanência, apoios e barreiras no Ensino Superior/Pós-graduação no Brasil|| 15 março 2018| sala atos ICS/UMinho

O CICS.NOVA.UMinho organiza o 3º seminário-almoço CICS de 2018,   dedicado ao tema “Pesquisadores (as) Negros (as): ingresso, permanência, apoios e barreiras na no Ensino Superior/Pós-graduação no Brasil”, apresentado por Marcos Silva, investigador de pós-doutoramento do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), irá realizar-se no próximo dia 15 de março de 2018, pelas 12:30 horas, na sala …

 

Seminário sobre “Espaços de Reclusão”| 14 março| 15 horas| ISMAI

Divulga-se o “Seminário sobre Espaços de Reclusão”, organizado por Sílvia Gomes e Vera Duarte (CICS.NOVA.UMinho), que se realiza no dia 14 de março de 2018, pelas 15:00 horas, nas instalações do Instituto Universitário da Maia (ISMAI)| Anfiteatro 2 – Campus Académico da Maiêutica. Trata-se de um seminário que visa promover reflexão e partilha entre profissionais, …