Apresentação

 

A 1 de janeiro de 2015 o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) iniciou a sua atividade, assim como todos os seus Polos, nomeadamente, o Polo da Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho).

O CICS.NOVA é uma Unidade de Investigação científica (UI), de caráter interdisciplinar no âmbito das Ciências Sociais, com sede na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNOVA), que tem estabelecidos polos na Universidade do Minho, na Universidade dos Açores, na Universidade de Évora e no Instituto Politécnico de Leiria.

O CICS.NOVA.UMinho configura-se como uma extensão mais abrangente do anterior Centro de Investigação em Ciências Sociais, apenas sito na Universidade do Minho, que se extinguiu a 31 de dezembro de 2014. A história e toda a produção do Centro de Investigação em Ciências Sociais que entre 2007 e 2014 antecedeu o atual CICS-UMinho encontra-se acessível em Arquivo.

Os Investigadores do CICS.NOVA.UMinho integram os seguintes Grupos de Investigação (GI): “Desigualdades Sociais e Ação Pública”, “Cidadania, Trabalho e Tecnologia”, “Cidades, Ambiente e Desenvolvimento Regional”,  “Saúde, População e Bem-estar”, “Sistemas de Modelação e Planeamento” e “Educação, Conhecimento e Cultura“, trabalhando de forma cooperante com os investigadores da Sede e restantes Polos CICS.NOVA.

Para acompanhar mais aprofundadamente o nosso trabalho, siga-nos nas redes sociais!

redes

 

 

@cicsuminho

@cicsuminho

@cics.nova.uminho

Seminário “Configurações – Intervenção Social e Práticas Artísticas” | 24 e 25 novembro de 2022 | Teatro Jordão

O projeto “Fazer Presente – Teatro Participativo em Diálogo Intergeracional”, promovido pela Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL), em colaboração com a Câmara Municipal de Guimarães e a Universidade do Minho, entre outras entidades parceiras, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “La Caixa”, contempla no seu plano de ação a realização …

 

📢 XII Congresso Português de Sociologia | Coimbra | 4 a 6 de abril, 2023 | Presencial e On-line | Alargamento do prazo para envio de resumos até 30/11/2022

O Congresso Português de Sociologia da APS realiza-se de dois em dois anos e constitui o mais importante evento sociológico nacional e um momento alto da agenda cultural e científica das ciências sociais em geral. A diversidade de comunicações e posters apresentados habitualmente reflete o dinamismo e a crescente importância da Sociologia para o conhecimento …

 

Apresentação do Livro “Economia Local, Comunitária e Solidária. O Desenvolvimento Visto de Baixo” | 25 de novembro de 2022 | 18H

        Decorrerá, no próximo dia 25 de novembro de 2022, pelas 18H, a apresentação do livro “Economia Local, Comunitária e Solidária. O Desenvolvimento Visto de Baixo”, organizado por Jordi Estivill e Casimiro Balsa. A apresentação ficará a cargo de Artur Fernando Cristovão, Fernando Bessa Ribeiro – investigador CICS.NOVA.UMinho – e Luciene Rodrigues, e …

 

7.º Seminário Almoço-CICS 2022 I “Família em cena: a ilegitimidade em Nossa Senhora das Neves no sertão do rio Macaé, 1809-1888” I 22/11/2022 | 12H30 | Formato Híbrido

No próximo dia 22/11/2022, decorrerá, em formato híbrido (on-line e presencial, na Sala de Atos do ICS-UM), o Seminário Almoço-CICS intitulado “Família em cena: a ilegitimidade em Nossa Senhora das Neves no sertão do rio Macaé, 1809-1888“, lecionado pela Professora Doutora Vitória Schettini  (FAPERJ, ABPHE, Universo, FASM e UNIFAMINAS). O evento é gratuito, mas carece de inscrição, que …