Outras formações

 

Divulgamos nesta página as formações avançadas, assim como os workshops, os seminários e as aulas abertas organizadas pelo CICS-UMinho e/ou dinamizadas por investigadores do Centro.

Training Courses in Qualitative Research
Brevemente será dada informação sobre as datas da próxima edição de 2017

logo

Descrição: Training Courses in Qualitative Research contempla 4 módulos de âmbito multidisciplinar relevantes num desenho de pesquisa de carácter qualitativo. Os módulos remetem para questões teórico-metodológicas específicas e visam capacitar os formandos tanto na utilização da técnica de investigação em si, como na análise crítica da informação recolhida. Os cursos poderão ser frequentados de forma autónoma ou no seu conjunto. Esta formação avançada pretende ser uma proposta de formação metodológica avançada suplementar para estudantes de pós-graduação, investigadores e profissionais das ciências sociais.

Módulos:

  • Módulo 1 – Histórias de Vida
  • Módulo 2 – Focus Group
  • Módulo 3 – Etnografia
  • Módulo 4 – Tratamento de Dados

Coordenação Científica: Professora Doutora Ana Paula Marques

Coordenação Técnico-Pedagógica: CICS-UMinho

Objetivos: Proporcionar aos que iniciam a investigação científica em ciências sociais, ou aos que querem melhorar as suas estratégias metodológicas, um conjunto de conhecimentos que permita potenciar o desenho de estudos futuros, a interpretação dos resultados e a elaboração de conclusões.

 

 

Seminários-almoço CICS-UMinho

Logo
Os Seminários–almoço CICS-UMinho são regularmente organizados por investigadores pós-doutorandos e jovens investigadores do Centro, para divulgação e discussão das suas práticas e resultados de investigação.

 

Seminários Internacionais

O Seminário Internacional “Roadmap para empresas familiares”, subordinado à temática das empresas familiares e seu contributo para a economia regional e desenvolvimento nacional/ internacional, irá realizar-se em 19 de setembro de 2019. Este seminário ocorrerá no âmbito do projeto “Roadmap para Empresas Familiares Portuguesas”, em execução no CICS-UMinho, financiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

8.º Seminário-almoço CICS | 2 dezembro | 12:30 | “’Andar sobre vidro quebrado’. O género como preditor da precariedade do emprego entre os jovens em Espanha.” | Sala de Atos do ICS | Online

  Decorrerá, no próximo dia 2 de dezembro o 8.º Seminário-almoço CICS.UMinho. Juan Carlos Solano Lucas, professor da Universidade de Murcia, será o orador  com a comunicação “’Andar sobre vidro quebrado’. O género como preditor da precariedade do emprego entre os jovens em Espanha.” Resumo abreviado: Esta investigação analisa a interseccionalidade das desigualdades, a fim …

 

Conferência GEICS | “Identidades em debate: desafios e ativismo” | 29 de outubro

Terá lugar no próximo dia 29 de outubro a conferência intitulada “Identidades em debate: desafios e ativismo”, com a participação de Alexa, em representação do Clube Safo (@clube_safo), Ary Zara e Isaac dos Santos (@tguyscuddletoo) e Daniela Bento (@ilgaportugal). Vamos repensar padrões de identidade e género, promover a consciencialização e uma luta ativa. Inscrições AQUI! …

 

7.º Seminário Almoço CICS | “Masculinidades e a vivência da violência sexual” | 21 de outubro | 12h30

Oradora: Joana Teixeira Ferraz da Silva Título: Masculinidades e a vivência da violência sexual   Resumo abreviado: A investigação busca compreender o fenómeno da violência sexual contra homens durante a infância e/ou adolescência, tendo como objetivo principal determinar seus impactos em suas identidades de género. Para isso, recorre-se a uma metodologia de cariz qualitativo, utilizando …

 

Conferência GEICS | Paulo Freire e o Feminismo

Conferência GEICS | Paulo Freire e o Feminismo

    No regresso das férias, e no centenário de Paulo Freire, terá lugar, no próximo dia 28 de setembro, a conferência intitulada “Paulo Freire e o Feminismo”, com a participação de Maria do Carmo Santos (Universidade Federal de Pernambuco) e Maria José Magalhães (Universidade do Porto).   Procurar-se-á discutir a relação da produção deste …