Outras formações

 

Divulgamos nesta página as formações avançadas, assim como os workshops, os seminários e as aulas abertas organizadas pelo CICS-UMinho e/ou dinamizadas por investigadores do Centro.

Training Courses in Qualitative Research
Brevemente será dada informação sobre as datas da próxima edição de 2017

logo

Descrição: Training Courses in Qualitative Research contempla 4 módulos de âmbito multidisciplinar relevantes num desenho de pesquisa de carácter qualitativo. Os módulos remetem para questões teórico-metodológicas específicas e visam capacitar os formandos tanto na utilização da técnica de investigação em si, como na análise crítica da informação recolhida. Os cursos poderão ser frequentados de forma autónoma ou no seu conjunto. Esta formação avançada pretende ser uma proposta de formação metodológica avançada suplementar para estudantes de pós-graduação, investigadores e profissionais das ciências sociais.

Módulos:

  • Módulo 1 – Histórias de Vida
  • Módulo 2 – Focus Group
  • Módulo 3 – Etnografia
  • Módulo 4 – Tratamento de Dados

Coordenação Científica: Professora Doutora Ana Paula Marques

Coordenação Técnico-Pedagógica: CICS-UMinho

Objetivos: Proporcionar aos que iniciam a investigação científica em ciências sociais, ou aos que querem melhorar as suas estratégias metodológicas, um conjunto de conhecimentos que permita potenciar o desenho de estudos futuros, a interpretação dos resultados e a elaboração de conclusões.

 

 

Seminários-almoço CICS-UMinho

Logo
Os Seminários–almoço CICS-UMinho são regularmente organizados por investigadores pós-doutorandos e jovens investigadores do Centro, para divulgação e discussão das suas práticas e resultados de investigação.

 

Seminários Internacionais

O Seminário Internacional “Roadmap para empresas familiares”, subordinado à temática das empresas familiares e seu contributo para a economia regional e desenvolvimento nacional/ internacional, irá realizar-se em 19 de setembro de 2019. Este seminário ocorrerá no âmbito do projeto “Roadmap para Empresas Familiares Portuguesas”, em execução no CICS-UMinho, financiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

COVID-19 – Encerramento do CICS.UMinho e modo de funcionamento temporário

Atendendo às circunstâncias atuais de suspensão das atividades na Universidade do Minho por causa da COVID-19, incluindo conferências, seminários, cerimónias e eventos de natureza similar (Despacho RT-25/2020, de 10 de março), a Coordenação do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho (CICS.UMinho) determinou o cancelamento de todos os eventos/atividades agendados enquanto …

 

3º Seminário Almoço CICS 2020| “Sucessão nas empresas familiares: Reprodução ou “turning point” rumo à profissionalização”| 17 março – 12:30h| Sala de Atos ICS

Título: Sucessão nas empresas familiares: Reprodução ou “turning point” rumo à profissionalização. Orador: Nuno Caetano Nora (Doutorando em Sociologia pela UMinho/ CICS.UMinho)  Resumo: As empresas familiares são a tipologia empresarial predominante da economia nacional e internacional. Tendo em conta que se regista um défice estrutural da formação escolar dos empresários, que tendem a reproduzir um …

 

Lançamento do Livro “Africanos dos PALOP no distrito de Braga”| 21 de fevereiro, às 18 horas|Auditório A14 da NOVA FCSH

CONVITE Apresentação do livro Africanos dos PALOP no distrito de Braga O Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais da Universidade NOVA de Lisboa gostaria de contar com a sua presença na apresentação do livro “Africanos dos PALOP no distrito de Braga – Condições objetivas de vida, identidades e relações interétnicas”, organizado por Manuel Carlos Silva com …

 

2º Seminário Almoço CICS 2020| “As “sete vidas” do capitalismo: Um estudo de caso alargado em uma empresa “capitalista consciente”| 13 fevereiro – 12:30h| Sala de Atos ICS

Título: As “sete vidas” do capitalismo: Um estudo de caso alargado em uma empresa “capitalista consciente”. Resumo: Partindo do entendimento de que, ao longo de sua existência, o capitalismo tem mostrado grande capacidade de se reinventar e superar as crises cíclicas pelas quais passa, fruto de suas próprias contradições, este trabalho pretende investigar o capitalismo …