26º Seminário-Almoço CICS-UMinho

03 outubro 2016 | 12h
Laboratório Pedagógico Sociologia II, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho
Dinamizador: Mojana Vargas
Tema do Seminário: Mulheres negras em Portugal: explorando a área cinzenta
Org.: CICS-UMinho

Resumo: A exemplo de outros países europeus, existe uma longa trajetória de organização e mobilização feminista em Portugal. Desde as campanhas republicanas do início do século XX, passando pela resistência ao regime salazarista e pela luta anticolonial, as organizações feministas estiveram diretamente envolvidas e procuraram influenciar os processos de transformação social no País.
A partir dos anos 1970 houve um grande desenvolvimento no panorama de organizações feministas e de mulheres, unidas em torno de agendas que visam promover a igualdade de gênero nas mais amplas esferas da vida social e econômica portuguesa e combater a violência doméstica e sexual, produzindo conquistas importantes e inserindo a legislação portuguesa entre as mais avançadas do continente com a promoção de políticas públicas para o combate à discriminação de gênero em diversas frentes.
A despeito desses avanços, as insuficiências persistem e a maior delas diz respeito às mulheres negras, figuras ausentes no conjunto das diretrizes legislativas. Quais os fatores que produzem esse silenciamento? A invisibilidade da mulher negra nas políticas públicas está restrita a esse campo ou já é resultado da sua ausência em outras esferas de discussão e de decisão?
A proposta dessa comunicação é elaborar um estado da arte desse debate em Portugal, a partir da produção acadêmica nacional e das elaborações políticas das principais organizações feministas e de mulheres no país, a partir do qual pretende-se apontar possíveis linhas de desenvolvimento de uma agenda de pesquisa sobre o tema (resumo informado pela Autora).

Nota biográfica: Mojana Vargas é Professora Assistente na Universidade Federal da Paraíba (Brasil). Historiadora, Mestre em Relações Internacionais e atualmente Doutoranda em Estudos Africanos pelo ISCTE-IUL, onde desenvolve pesquisas em cooperação internacional para o desenvolvimento e educação, política externa brasileira para os países africanos de língua portuguesa.