Seminário “Trabalho em Plataformas e Indústria 4.0: Qual o Futuro do Trabalho?” | 27 de junho de 2024 |16H30 | Sala de Atos [Ed. 15, ICS-UMinho, Campus de Gualtar]

 

No próximo dia 27 de junho de 2024, pelas 16H30, terá lugar na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (Edifício 15 do Campus de Gualtar), o seminário Trabalho em Plataformas e Indústria 4.0: Qual o Futuro do Trabalho?

O seminário será dinamizado/lecionado por Ricardo Antunes (Unicamp), renomado investigador na área, e contará ainda com moderação de Ana Paula Marques (CECS e ICS-UM) e comentários de Manuel Carlos Silva (CICS.NOVA.UMinho e ICS-UM), Fernando Bessa Ribeiro (CICS.NOVA.UMinho e ICS-UM) e Elísio Estanque (UC e CES-UC).

                                                     1

A entrada é gratuita e não carece de inscrição prévia.

➡️ Ricardo Antunes é Professor Titular de Sociologia do Trabalho no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e visitante de diversas universidades por todo o mundo. Renomado autor de diversos livros, dentre os quais: Os sentidos do trabalho (1999) e O privilégio da servidão (2018). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, os seus temas de interesse passam pela sociologia do trabalho; teoria social; ontologia do ser social; nova morfologia do trabalho; trabalho e centralidade; classe trabalhadora; ação e consciência; sindicalismo e movimento operário.

➡️ Ana Paula Marques é Professora Catedrática do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Diretora do Mestrado de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (ICS-UM). Secretária-geral do Centro de Estudos Euro-Regionais da Galiza e Norte de Portugal (FCEER). Os seus principais temas de investigação e ensino são o trabalho e a organização; o ensino superior e o empreendedorismo; o mercado de trabalho e o desemprego; as profissões e as relações de género.

➡️ Manuel Carlos Silva é Professor Catedrático Aposentado do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho). A principal área de investigação científica é a sociologia, com enfoque nas desigualdades sociais (de género, de classe e étnicas) em contextos rurais e urbanos.

➡️ Fernando Bessa Ribeiro é Professor Associado com Agregação do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho). Capitalismo, desenvolvimento, género e sexualidade são alguns dos seus principais interesses de investigação. Mais recentemente, tem trabalhado sobre questões urbanas e pobreza em Portugal.

➡️ Elísio Estanque é Professor Associado com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES-UC) da mesma universidade. Professor Visitante na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS). As suas principais áreas de investigação são as Relações de Trabalho e Sociologia da Empresa, o Sindicalismo e os Movimentos Sociais, a Sociologia da Juventude e as Classes e Desigualdades Sociais.

Esta iniciativa é financiada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UIDB/04647/2020» do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.