Aula Aberta “Inovação Social & Design Thinking: A Transformação de Problemas em Oportunidades” | 14 de maio de 2024, 14H30 | Ed. 3, Sala 1.05 – Universidade do Minho (Gualtar)

Na próxima terça-feira, 14 de maio de 2024, pelas 14H30, decorrerá, na Sala 1.05 do Edifício 3 da Universidade do Minho – Campus de Gualtar a aula aberta intitulada Inovação Social & Design Thinking: A Transformação de Problemas em Oportunidades. A aula será dinamizada por Nelson Vento, Fundador e CEO do Projeto Trinsheira.

UMinho 14 Maio - Redes_compressed

O Projeto Trinsheira deve o seu nome à cave de bairro onde nasceu, em 2001, no concelho de Espinho e mais concretamente na comunidade do Bairro da Ponte de Anta. Ao longo dos últimos 23 anos, contamos com mais de 250 iniciativas em 21 cidades com parceiros de 17 países europeus e dos Estados Unidos da América. Entre galerias de arte pública, residências artísticas, espetáculos, workshops, mostras sociais, atividades de team building, programas de capacitação e aceleração de impacto, atingimos mais de 12.000 participantes diretos.

A par das incontáveis parcerias em Portugal e das múltiplas parcerias internacionais através do Programa Erasmus+, somos membros Alumni na SIT Network do Instituto do Banco Europeu de Investimento depois de termos sido premiados pelo Portugal Inovação Social em 2019. Mais recentemente, em 2023, desenvolvemos programas de co-criação em Estocolmo com o Governo da Suécia e mentoria de impacto no âmbito de programas da Porto Business School em parceria com a Universidade de Berkeley.

Paralelamente, continuamos focados em criar valor partilhado e em desenvolver soluções de impacto para o nosso ecossistema local, dando de volta às comunidades todo o capital de conhecimento e experiência que fomos adquirindo.

Informações adicionais sobre o projeto podem ser consultadas em https://drive.google.com/file/d/1pt04jzPwtxFQoneGqIzIEjoY_CjwKarw/view?usp=sharing.

Esta é uma iniciativa desenvolvida com o apoio da UC de Género e Sexualidade do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho – na figura de Iolanda Fontaínhas – e em parceria com o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho).

Esta iniciativa é financiada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UIDB/04647/2020» do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.”