2.º Seminário-Almoço CICS 2024 I Entre dois mundos de te(n)são: as dinâmicas afetivas e sexuais do casal heterossexual I 23/04/2024 | 12H30 | Formato Híbrido

No próximo dia 23 de abril de 2024, decorrerá, pelas 12H30 e em formato híbrido (online e presencial, na Sala de Atos do ICS-UM), o 2.º Seminário-Almoço CICS 2024. A convidada – Iolanda Maciel Fontaínhas – debruçar-se-á sobre a temática Entre dois mundos de te(n)são: as dinâmicas afetivas e sexuais do casal heterossexual. O encontro contará ainda com a moderação de Ana Maria Brandão.

1

“Se entendermos a sexualidade como uma dimensão fundamental da relação conjugal, é possível tomar as suas manifestações como aspetos fundamentais da satisfação individual e conjugal, muito para além da sua função biológica de reprodução. A sexualidade conjugal exige, por um lado, que se desvende os códigos e gestos de conduta sexual e que, por outro, requer uma comunicação e coordenação das expectativas e desejos de cada parceiro. É nesta simbiose entre sexualidade e comunicação que entroncamos os objetivos desta comunicação, com a finalidade de mostrar que tanto o silenciamento, como a verbalização e o modo como esta é expressa, traduzem vivências conjugais e sexuais que não deixam de ser condicionadas por (inter)ditos. Enfatizando os aspetos construídos da sexualidade e movendo-nos entre dois mundos – o masculino e o feminino –, procuramos revelar os bastidores desse universo íntimo e privado dos casais, ainda envolto por um diáfano véu de mistério.”

Iolanda Maciel Fontaínhas é Professora Convidada do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. É doutorada em Sociologia desde 2023 pela Universidade Minho. Os seus interesses de investigação centram-se na análise das dinâmicas afetivas e sexuais de casais heterossexuais, especialmente no que respeita à interseção entre sexualidade, género e relações de poder. Mais recentemente passou a trabalhar sobre práticas pedagógicas e metodologias de pesquisa social. Colabora com organizações da sociedade civil que visam atuar preventivamente sobre todas as formas de discriminação e violência sexual e de género.

Ana Maria Brandão é Doutorada em Sociologia em 2008 pela Universidade do Minho, Mestre em Políticas e Gestão de Recursos Humanos em 1997 pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e a Licenciada em Sociologia em 1991 pela Universidade do Porto. Investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA.UMinho) e Professora Auxiliar do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho (ICS-UM). Foi Directora-Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho. É editora da Configurações: Revista de Ciências Sociais e Directora do Mestrado em Sociologia do Género e da Sexualidade da Universidade do Minho. Os seus principais interesses de investigação são o género, a sexualidade e as identidades, bem como as metodologias de investigação social.

O evento é gratuito, mas carece de inscrição, que poderá ser realizada através do QR Code disponível no cartaz ou através de https://forms.gle/G2seCVKJVhByBWAu8. Mediante solicitação, poderá ser emitido certificado de participação.

Traga o seu contributo e junte-se a nós, para um debate enriquecedor, seguido de um momento de convívio com almoço partilhado!