Conferência GEICS | A era dos extremismos: discursos e práticas de extrema direita | 27/02/2024 | 19H30 (PT)/16H30 (BR) | Formato virtual

No próximo dia 27 de fevereiro de 2024, decorrerá, em formato exclusivamente virtual, a Conferência GEICS A era dos extremismos: discursos e práticas de extrema direita. A conferência contará com a participação de João Cezar de Castro Rocha (UERJ, CNPq e FAPERJ).

2

João Cezar de Castro Rocha é professor titular de Literatura Comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), procientista na mesma instituição, pesquisador 1D do CNPq e cientista do Nosso Estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Possui graduação em História e mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em 1997 concluiu o doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em 2002 completou seu segundo doutorado, em Literatura Comparada, pela Stanford University. Em 2005-2006 realizou pós-doutorado na Freie Universität, em Berlim. Pesquisou estratégias de apropriação cultural, com destaque para as obras de Oswald de Andrade e Fernando Ortiz. Contou com Bolsa de Pesquisa concedida pela Fundação Alexander von Humboldt. Em 2014, realizou novo pós-doutorado na Princeton University. Autor de 14 livros e organizador de mais de 30 títulos, foi professor e pesquisador visitante em várias instituições: Hunan Normal University, Princeton University, Universidad Iberoamericana, University of Massachusetts-Dartmouth, Alexander von Humboldt-Stiftung, Centre for Brazilian Studies (University of Oxford), University of Wisconsin-Madison, St John’s College (University of Cambridge), entre outras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura comparada, cultura brasileira, crítica literária, teoria literária, dependência cultural e estratégias de apropriação cultural (antropofagia e transculturación).

evento é gratuito, mas carece de inscrição, que poderá ser realizada através do QR Code disponível no cartaz ou aqui. Mediante solicitação, poderá ser emitido certificado de participação.

Para informação adicional, por favor, contactar geicsuminho@gmail.com.