1.º Seminário-Almoço CICS 2024 I Desigualdades Sociais na Educação I 06/02/2024 | 12H30 | Formato Híbrido

No próximo dia 06 de fevereiro de 2024, decorrerá, em formato híbrido (online e presencial, na Sala de Atos do ICS-UM), o 1.º Seminário-Almoço CICS 2024. O convidado – 𝗦𝗶𝗿𝗼 𝗕𝗮𝘆𝗼́𝗻 𝗖𝗮𝗹𝘃𝗼 – debruçar-se-á sobre a temática das 𝗗𝗲𝘀𝗶𝗴𝘂𝗮𝗹𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗦𝗼𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀 𝗻𝗮 𝗘𝗱𝘂𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼. O encontro contará ainda com a moderação de 𝗠𝗮𝗻𝘂𝗲𝗹 𝗖𝗮𝗿𝗹𝗼𝘀 𝗦𝗶𝗹𝘃𝗮.

1

Social inequalities in education are one of the main public concerns, which undermine the equity of education systems. This seminar will explain the main interpretative frameworks for understanding social inequalities in education. As an example, results of two research studies measuring social inequalities in secondary and university education will be presented. In addition, special attention will be paid to the contribution of social inequalities in explaining regional or territorial inequalities in educational outcomes. The seminar also intends to establish a discussion on the role and limits of education policy in the fight against social inequalities in education.

Siro Bayón Calvo é Professor no Departamento de Sociologia e Trabalho Social da Universidade de Valladolid e Vice-Diretor para as Relações Internacionais da Faculdade de Economia e Gestão. Os seus principais interesses de investigação abrangem as desigualdades sociais na educação e a avaliação de políticas. Publicou em revistas de renome, como o European Journal of Education, o International Journal of Educational Research, o British Journal of Social Work ou o International Social Work. Realizou estadia de investigação na KU Leuven (Bélgica) e participou em vários projetos de investigação e avaliação de projetos financiados por organismos públicos como a Comissão Europeia.

Manuel Carlos Silva é Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Amesterdão e Professor Catedrático Aposentado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Foi diretor do Centro de Investigação em Ciências Sociais (2002-14) e presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (2010-12). Atualmente, é investigador no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.Nova.UMinho) e Professor Visitante em diversas universidades em Espanha, Angola, Colômbia e Brasil. Distinguido com o Prémio Sedas Nunes pela obra sobre o campesinato Resistir e adaptar-se (1998). Coordenou projetos de investigação sobre relações interétnicas, prostituição, desigualdades de género e habitação e publicou sobre o rural-urbano, desenvolvimento e desigualdades sociais (de classe, género e étnico-raciais).

O evento é gratuito, mas carece de inscrição, que poderá ser realizada através do QR Code disponível no cartaz ou através de https://forms.gle/baRd8ipuddK3QB4m8. Mediante solicitação, poderá ser emitido certificado de participação.

Traga o seu contributo e junte-se a nós, para um debate enriquecedor, seguido de um momento de convívio com almoço partilhado!