“𝗧𝗼𝘂𝗿, 𝗽𝗼𝗻𝘁𝘀, 𝗴𝗮𝗿𝗲𝘀: 𝗹𝗲 𝗴𝗲́𝗻𝗶𝗲 𝗱’𝗘𝗶𝗳𝗳𝗲𝗹 𝗿𝗲́𝘃𝗲́𝗹𝗲́”, documentário integrado nas comemorações do centenário da morte de Gustave Eiffel, conta com os contributos de José Manuel Lopes Cordeiro

 

À sombra da Torre que leva o seu nome, Gustave Eiffel esconde uma carreira surpreendente e obras pouco conhecidas. Durante 59 anos de construção, concluiu mais de 500 obras espalhadas pelos quatro cantos do globo. Pontes, estações, molduras, estátuas… nada o detém! A cada novo projeto, ele sacode o mundo da engenharia civil, assina as obras mais impressionantes da sua época e suas conquistas, cada uma mais excecional que a anterior, impõem um novo estilo. A do ferro, a das ferrovias.

jpgEm Budapeste, ele construiu a Grande Estação Nyugati. Um edifício majestoso onde a pedra e o metal se combinam para definir uma nova estética. No Porto, juntamente com Théophile Seyrig, assinou a magnífica Maria Pia: a primeira ponte em arco metálico com 160 metros de vão, mas também precursora do incrível viaduto Garabit. Em Nova York, ele é o único capaz de erguer a moldura da Estátua da Liberdade. Uma obra lendária que resiste ao vento do porto de Nova Iorque há mais de 130 anos.

Cem anos após a sua morte, os seus edifícios continuam tão emblemáticos, robustos e influentes como sempre. Com direção/autoria de Thierry Fessard e Hugo Hernández e com o contributo de diversos/as especialistas – entre os quais destacamos o investigador CICS.NOVA.UMinho José Manuel Lopes Cordeiro – o documentário do canal de televisão francês RMC Découverte “Tour, ponts, gares: le génie d’Eiffel révélé” pretende, pela primeira vez, descortinar como Eiffel espalhou seu conhecimento pelo mundo: um património construtivo omnipresente ainda hoje em uso, pensado por um homem capaz de abalar as ciências da engenharia com cada uma de suas conquistas.

O documentário completo está disponível para visualização em www.youtube.com/watch?v=PTn4jBzWPSk.

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.