Conferência GEICS | Deficiência, cuidado e género | 05/12/2023 | 19H30 (PT)/16H30 (BR) | Formato virtual

No próximo dia 05 de dezembro de 2023, decorrerá, em formato exclusivamente virtual, a Conferência GEICS Deficiência, cuidado e género. A conferência deste mês é organizada no seguimento do assinalar do  Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – celebrado a 03 de dezembro – e contará com a participação de Catarina Oliveira (@especierarasobrerodas), Catarina Vitorino (CVI-Coimbra) e Joana Pimentel Alves (CECS). O objetivo é desmistificar e gerar reflexão ampla sobre a temática.

2

Catarina Oliveira. 35 anos, natural do Porto, Nutricionista, Consultora e Formadora para a Diversidade, Equidade e Inclusão, embaixadora da Associação Salvador e Head of Academy da empresa Access Lab. Atualmente a frequentar a Pós Graduação em Estudos da Deficiência e Direitos Humanos no ISCTE. Criadora de conteúdos digitais no projeto que criou no Instagram: @especierarasobrerodasonde que conta com mais de 45.000 seguidores, onde pretende quebrar preconceitos e tabus relacionados com as pessoas com deficiência e criar espaços de diálogo e educação sobre a temática. Trabalha também como palestrante em escolas, universidades, empresas e colabora com marcas nacionais e internacionais, com o objetivo de esclarecer conceitos como o capacitismo e apresentar soluções e boas práticas de acessibilidade, interação e promoção da representatividade da pessoa com deficiência nas diferentes esferas da nossa sociedade.

Catarina Vitorino. Psicóloga clínica e atual aluna de Doutoramento em Psicologia no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É mulher com deficiência e define-se como ativista anticapacitista, feminista e interseccional. Neste momento, é co-coordenadora da Delegação de Coimbra da Associação Centro de Vida Independente (CVI) e co-fundadora do Coletivo Feminista As DEsaFiantes.

Joana Pimentel Alves. Socióloga, doutorada (2017), mestre (2011) e licenciada em Sociologia (2009), pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Desde 2009, tem participado em vários projetos de investigação em áreas como estudos da deficiência, políticas sociais, vida independente, cuidado, educação inclusiva e turismo acessível. Em 2022 integrou o Gabinete de Gestão de Ciência do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho, onde assumiu funções de apoio a projetos. É investigadora integrada do mesmo centro e tutora na Universidade Aberta.

O evento é gratuito, mas carece de inscrição, que poderá ser realizada através do QR Code disponível no cartaz ou aqui.

Mediante solicitação, poderá ser emitido certificado de participação.

Informação adicional disponível através de geicsuminho@gmail.com.