5.º Seminário-Almoço CICS 2023 I “Juventud e imaginario social: mundos juveniles inconstruidos” I 21/11/2023 | 12H30 | Formato Híbrido

No próximo dia 21 de novembro de 2023, decorrerá, em formato híbrido (online e presencial, na Sala de Atos do ICS-UM), o 5.º Seminário-Almoço CICS 2023. O convidado –  Fabián Acosta Sánchez  – debruçar-se-á sobre a temática da Juventud e imaginario social: mundos juveniles inconstruidosO encontro contará ainda com a moderação de Teresa Mora.

1

“La experiencia generacional de las y los jóvenes colombianos se ha tornado compleja y paradójica, mientras efectivamente los procesos de escolarización han venido creciendo durante las últimas décadas, incluidos los de acceso a la educaciín superior, las posibilidades reales de conseguir movilidad social se han detenido hace ya varios años. Mientras se ha construido socialmente una juventud cada vez mas educada y empoderada como sujeto y agente de transformaciones, experimentan a la vez una creciente vulnerabilidad emocional, producto de la creciente presión familiar, social, institucional, consumista, etc que se ejerce sobre ellas y ellos. El gran fenómeno sociológico que experimentan las jóvenes generaciones en el mundo actual podría consistir en la vivencia de una inconstrucción agenciada por el sistema económico, social y político dominante de los ideales construidos de experiencia juvenil en el último siglo. Esa inconstrucción que explicaremos, tiene dos caras, una que explica la crisis social que experimentan las y los jóvenes de hoy. Y otra que consiste en el otencial de resistencia que las y los jóvenes despliegan en movilizaciones generacionales, además feminizadas,  sin precedentes cercanos”

Fabián Acosta Sánchez é Filósofo e Professor Associado do Departamento de Ciência Política da Universidade Nacional da Colômbia e diretor do Observatório da Juventude da mesma instituição (OBJUN). É doutorado em Filosofia Social e Política pela Universidade Kliment Ojridski de Sófia, na Bulgária, onde também completou os seus estudos de licenciatura em Filosofia. Investigador social. Possui mestrado em Ciência Política pela Universidad de los Andes em Bogotá. Os seus interesses de investigação incluem teoria e filosofia política, juventude e participação política, e ação e ativismo político. Dirigiu múltiplos projetos de investigação e escreveu e editou vários livros como Universo de la Política (1995), Democracia procedimiento y multitud (1997), La Política Universitaria En La Sociedad Del Conocimienton (2004), Políticas públicas y economía popular: alimentación y nutrición en la localidad de Rafael Uribe (2009), Sentidos y prácticas políticas en el mundo juvenil universitario (2011).

Teresa Mora é Licenciada em sociologia (1989) no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Em 2006, doutorou-se em sociologia na Universidade do Minho. Atualmente, ensina Sociologia no Departamento de Sociologia da Universidade do Minho. Realiza investigação na área dos Estudos utópicos. Na tese de doutoramento (2006) distanciou-se de uma visão normativa do conhecimento científico baseada no pressuposto de rutura entre os seus procedimentos metódicos e discursivos e aqueles que configuram o modo utópico do conhecimento. Desde 2013, orientou-se para o estudo dos usos e significados que o termo “utopia” assume no contexto ocidental contemporâneo, tanto em produções científico-sociais e filosóficas quanto em produções artísticas. Ultimamente, tem-se interessado por práticas colaborativas entre arte, ciência e filosofia bem como por práticas artísticas de participação e intervenção social.

O evento é gratuito, mas carece de inscrição, que poderá ser realizada através do QR Code disponível no cartaz ou através de https://forms.gle/m9KfMzN5ZtoqkkBs5. Mediante solicitação, poderá ser emitido certificado de participação.

Traga o seu contributo e junte-se a nós, para um debate enriquecedor, seguido de um momento de convívio com almoço partilhado!