Conferência GEICS | 𝗔 𝗺𝘂́𝘀𝗶𝗰𝗮 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗲𝘅𝗽𝗿𝗲𝘀𝘀𝗮̃𝗼 𝗮𝘁𝗶𝘃𝗶𝘀𝘁𝗮 | 13/10/2023 | 19H30 (PT)/16H30 (BR) | Formato virtual

No próximo dia 13 de novembro de 2023 e no âmbito das comemorações do 5.º aniversário do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Sociais, pelas 19H30 (PT) e 16H30 (BR), decorrerá, em formato exclusivamente virtual, a Conferência GEICS intitulada “A música como expressão ativista”. A conferência será conduzida pela música e artista Gabi da Pele Preta, pelo músico e artista Álefe Passarin e pela Professora Doutora Paula Guerra (FLUP e IS-UP). A moderação ficará a cargo do Professor Doutor Pedro Teixeira.

2

Gabi da Pele Preta. Pernambucana de Caruaru, carrega no seu trabalho narrativas de revolução das mulheres, pelo direito a viver com dignidade e liberdade, tudo isso referenciando estéticas da MPB e da música afrolatina. Já passou por festivais como Festival de Inverno de Garanhuns, Aldeia do Velho Chico, Carnaval Multicultural do Recife, Balada Literária, Festival da Macuca e já dividiu palco com Chico César, Rita Benedito, Ednardo e outros importantes nomes da música brasileira, além de contribuir com a mostra Reverbo. Compôs a equipe das turnês “Viagem ao Coração do Sol” e “Água do Tempo” da banda Cordel Do Fogo Encantado”, além de ter tido um extenso trabalho ao lado do Mestre Azulão. Lançou seu primeiro single “Revolução” em fevereiro de 2022 e foi premiada pelo prêmio QualiCorp Nacional com o seu show “Sarau Delas”. Em Abril de 2022, lançou o seu primeiro EP, homônimo. Por ele, foi indicada a melhor cantora no Prêmio da Música Pernambucana. Participou do trabalho mais recente de Lirinha, o disco “Mêike Rás Fân” em algumas canções, com destaque para “Estrela Negríssima”. Recentemente, gravou a “Terceira Lâmina” de Zé Ramalho na coletânea “Forró do Mundo”, produzida por Pupillo, pelo selo Muzak, ao lado de nomes como Gabi Amarantos, Luedji Luna, Juliana Linhares e outras importantes artistas dessa geração. Se prepara para circular, no segundo semestre de 2023, no estado e no Nordeste, e para iniciar as gravações do seu primeiro disco.

Álefe Passarin. Aprendiceiru do agora, cantore e compositore, estudante du corpu e movimento, desenhista, poeta, artesã de tecidos e faz nas sementes sua casa maior, buscando terra nonde suas mãos possam ser carinho em sua pesquisa com o plantio. Integra a Ocupação Reverbo, mostra de música pernambucana, a Colibri da Mata, acomunado brejaonense de política, cultura e cultivo de terra, a Veredas, Mostra de música autoral agrestina pernambucana, o projeto Crianciã, mostra de confluências musicais, o projeto Psydub Originário de Siba Puri e Synesthzk, dj com quem tambem integra, junto a Lua, o projeto Fuã, e tem seu projeto solo chamado “Aqui Basta”, onde apresenta suas canções autorais e performa seu estudo com a dança. Seu single Venus em Escorpião, uma canção gravada em parceria com Almério e produzida por Juliano Holanda, foi lançado em 2021 e pretende lançar em 2024, o single Anarquistas do Tempo, canção produzida por Hugo Linns.

Paula Guerra. Doutorada em Sociologia pela Universidade do Porto. É Professora no Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Investigadora Integrada no Instituto de Sociologia da mesma Universidade (IS-UP). Faz também parte de outros centros de investigação, nacionais e internacionais. É fundadora e coordenadora da Rede Todas As Artes, Rede Luso-Afro-Brasileira de Sociologia da Cultura e das Artes (com Glória Diógenes e Lígia Dabul). Pertence à Rede Interdisciplinar de Estudo das Subculturas, Música Popular e Mudança Social e à Rede de Pesquisa Sociológica das Artes da Associação Sociológica Europeia. Tem sido professora/investigadora convidada em várias universidades internacionais, como a Université Cadi Ayyad Marrakech – UCA (Marrocos), Université Sidi Mohammed Ben Abdellah, Fez – USMBA (Marrocos), Hué University – HUEUNI (Vietname), Universidade Nacional de Timor Lorosae – UNTL (Timor), Griffith University (Austrália), Università di Padova (Itália), Uniwersytet Im. Adama Mickiewicza W Poznaniu – UAM (Polónia), Katholieke Universiteit – KU Leuven (Bélgica), Concordia University of Edmonton – CUE (Canadá) e Universitat Autònoma de Barcelona – UAB Barcelona (Espanha). Coordena e participa em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais no âmbito das culturas juvenis e da sociologia da arte e da cultura.

O evento é gratuito, mas carece de inscrição, que pode ser efetuada aqui.

Informação adicional disponível através de geicsuminho@gmail.com.