DIVULGAÇÃO EXTERNA | SHARE.ICS #6 | “Os rios como arquivos: a poluição e a construção da historiografia ambiental”, Por Rafael Soares | 06/10/2023 | 12H00-13H00| On-line

Os encontros SHARE são seminários bimensais, criados, coordenados e realizados por alunos de doutoramento inscritos no terceiro ciclo de formação em história, arqueologia e geografia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho / Lab2PT. Além de se tratar de um momento de encontro, cada sessão possibilita a um(a) doutorando(a) apresentar o progresso do seu trabalho de investigação e receber contributos dos seus pares.

Capturar

A sexta sessão – intitulada “Os rios como arquivos: a poluição e a construção da historiografia ambiental” contará com a participação de Rafael Soares, doutorando  CICS.NOVA.UMinho. O encontro decorre na sexta-feira, dia 06 de outubro, entre as 12H00 e as 13H00, via plataforma zoom.

“Ao longo do último quartel do século XX, a historiografia ambiental contribuiu para a clarificação do papel do homem na natureza, e da natureza na construção das sociedades. No presente trabalho, gostaríamos de salientar o trajecto no qual a poluição aquática surgiu e se fixou no campo historiográfico, e quais as pistas de investigação para o futuro próximo. A importância económica do desperdício, as consequências sociais das contaminações, e os impactos políticos dos desastres ambientais, são formas pelas quais a poluição surge como um marco decisivo para entender a sociedade industrial em todas as suas geografias. Temas como o trabalho, a regulação económica ou a desigualdade, surgem igualmente como um desafio narrativo, ao qual correspondem novos horizontes arquivísticos. Como rompe o historiador com o binómio declínio/harmonia tão presente nesta disciplina? Qual a sua importância perante os diversos debates científicos? Estes são alguns dos desafios que se pretende catalogar, trazendo à luz os desenvolvimentos da nossa pesquisa levada a cabo na bacia hidrográfica do rio Ave, região de forte industrialização no século XX, onde múltiplos actores (empresas, engenheiros, políticos, comunidades, laboratórios) testemunharam a complexidade da poluição.”

Zoom, ID da reunião: 959 5405 1577
Senha de acesso: 816684
Link sala virtual: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95954051577pwd=QXIyeUpheXZrOEt6aGxIR3lKWXRJUT09

Informação adicional disponível aqui.