Conferência GEICS | “Tecnologia e as ciências sociais: (des)caminhos e contribuições” | 26/09/2023 | 19H (PT)/15H (BR) | On-line

No próximo dia 26 de setembro de 2023 marcaremos o início do Ciclo de Conferências GEICS do ano letivo 2023/2024 contando com a presença da Professora Doutora Helena Machado para debater a temática da Tecnologia e as ciências sociais: (des)caminhos e contribuições, com enfoque particular na questão da Inteligência Artificial. O evento decorrerá, como habitualmente, em formato exclusivamente virtual, pelas 19H (PT)/15H (BR).

2

Helena Machado é Professora Catedrática no Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (ICS-UM) e anterior presidente do mesmo (2019-2022). Em 2022, recebeu o Prémio de Mérito Científico da Universidade do Minho. Em 2015, foi agraciada com uma Consolidator Grant do Conselho Europeu de Investigação, para desenvolvimento de investigação conectada com as dimensões éticas, sociais e políticas da partilha transnacional de dados genéticos e as controvérsias referentes a tecnologias emergentes no domínio da identificação criminal. Co-coordenadora do Forensic Databasing Advisory Board. Tem desenvolvido atividades de peritagem científica junto de diversas agências de ciência e inovação (National Science Foundation, EUA; Economic and Social Research Council, Reino Unido; European Research Council) e foi consultora em matérias de ética e regulação de bases de dados genéticos no Brasil, África do Sul e Austrália.

O evento realizar-se-á em formato on-line. É gratuito, mas carece de inscrição, que poderá ser realizada em https://forms.gle/oGrP2VMCmMW18N1H8 ou através do QR Code disponível no cartaz. Mediante solicitação, poderá ser emitido certificado de participação.

Para mais informações, por favor, contactar geicsuminho@gmail.com.