4.º Seminário-Almoço CICS 2023 I “Alimentação, crise e pobreza” I 26/09/2023 | 12H30 | Formato Híbrido

No próximo dia 26 de setembro de 2023, pelas 12H30, decorrerá, em formato híbrido (on-line e presencial, na Sala de Atos do ICS-UM), o 4.º Seminário-Almoço CICS 2023. O convidado – Olivio Filho – debruçar-se-á sobre a temática da Alimentação, crise e pobreza. O evento contará ainda com a moderação de Fernando Bessa Ribeiro, Professor Associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e Investigador CICS.NOVA.UMinho.

“A comida como uma necessidade humana, ganha contornos próprios no modo de produção capitalista. O atual modelo de produção, abastecimento e consumo alimentar nos instiga a refletir como é possível a fome e a desigualdade em meio a abundância de uma comida-mercadoria.”

1

️  Olivio Filho é Graduado em Gastronomia pela Universidade Estadual de Goiás, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural pela Universidade de Brasília. Atualmente, é doutorando em Política Social pela Universidade de Brasília, e está realizando estágio doutoral no Centro de Interdisciplinar de Ciências Sociais na Universidade do minho, se dedicando ao estudos sobre comida, consumo, abastecimento, necessidades humanas e do capital. Membro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e pesquisador do Núcleo de Estudos da Insegurança Alimentar, Fome e Comida de Verdade: Arroz com Feijão, da Universidade de Brasília.

️ Fernando Bessa Ribeiro é Professor Associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigador CICS.NOVA.UMinho. É doutorado em Ciências Humanas e Sociais desde 2005 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e possui agregação em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa desde 2016. Capitalismo e desenvolvimento, género e sexualidade são alguns dos seus principais interesses de investigação. Mais recentemente passou a trabalhar sobre questões urbanas e pobreza em Portugal.

O evento é gratuito, mas carece de inscrição, que poderá ser realizada através do QR Code disponível no cartaz ou através de https://forms.gle/JvVTxR53X8MXM3sY9. Mediante solicitação, poderá ser emitido certificado de participação.

Traga o seu contributo e junte-se a nós, para um debate enriquecedor e atual, seguido de um momento de convívio com almoço partilhado.