DIVULGAÇÃO EXTERNA | Ciclo de Conferências AICLP/IEA: “Será mais difícil trabalhar com as meninas? A importância de uma intervenção responsiva ao género no sistema de justiça juvenil” | 17 de julho | 17H30 (PT) | On-line

A Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa (AICLP) e o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP promovem, no dia 17 de julho, às 17h30 (hora de Portugal), mais um evento dos seus Ciclos de Conferências, desta vez abordando a importância de uma intervenção responsiva ao género no sistema de justiça juvenil. A palestrante será a Professora Doutora Vera Duarte, docente na Universidade da Maia e Investigadora CICS.NOVA.UMinho.

Será mais dificil trabalhar com as meninas_VDuarte

Vera Duarte é socióloga, com doutoramento em Sociologia pela Universidade do Minho. Atualmente, é professora auxiliar no Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e investigadora no Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho). Possui um projeto sobre delinquência juvenil feminina financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Tem desenvolvido trabalho de docência, produção científica e investigação predominantemente nas áreas da delinquência juvenil, criminalidade feminina e sistema de justiça juvenil e metodologias qualitativas. Partindo dos resultados de um projeto de investigação, a docente refletirá sobre a importância de uma intervenção responsiva ao género no sistema de justiça juvenil português, problematizando a falta de consenso na resposta à questão: será que as diferenças de género justificam a utilização de avaliações de risco, instrumentos e intervenções diferenciadas?

A conferência será exclusivamente on-line, com transmissão pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do Instituto no Facebook. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do link presente no cartaz (http://rp.iea.usp.br/). Haverá envio de certificado, desde que os participantes preencham o formulário que será enviado nos chats durante o evento.

Para mais informações sobre o evento, por favor, contacte iearp@usp.br.