PRORROGAÇÃO DA CHAMADA DE ARTIGOS | Configurações: Revista de Ciências Sociais N.º 33 | Dossiê temático “Discriminação e diversidade no trabalho e nas organizações”

PRORROGAÇÃO DA CHAMADA DE ARTIGOS

Configurações: Revista de Ciências Sociais N.º 33

Dossiê temático Discriminação e diversidade no trabalho e nas organizações

image

𝗖𝗼𝗼𝗿𝗱𝗲𝗻𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼: Carolina Machado, Emília Fernandes, João Leite Ribeiro e Regina Leite (CICS.NOVA.UMinho, Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho).

𝗔𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗶𝗯𝘂𝘁𝗼𝘀: Apesar do conhecimento universal do direito à igualdade e à não-discriminação no emprego e no trabalho, a discriminação racial e étnica, baseada no género, orientação sexual, idade, aparência física, deficiências físicas e mentais, classe social, estatuto socioeconómico e educacional, localização geográfica, religião e identidade nacional, continua a afetar milhões de trabalhadores. Este cenário de desigualdade produz obstáculos no acesso ao mercado de trabalho e às condições de emprego (e.g., oportunidades de progressão de carreira, remuneração, formação). Mais ainda, reflete-se nas fronteiras entre trabalho e não trabalho, nomeadamente no uso do tempo, na qualidade de vida e nas expectativas ligadas aos vários domínios da vida humana e social. A literatura recente continua a evidenciar os contextos de trabalho como espaços de discriminação cumulativa que perpetuam e complexificam o modo como a desigualdade opera com base na diferença e na interseccionalidade das várias categorias sociais acima identificadas. Devido às conturbações económicas e financeiras, à intensificação dos fluxos migratórios, crises na saúde publica, e inovações tecnológicas, de que é exemplo paradigmático a introdução da Inteligência Artificial no contexto laboral, o trabalho tem sofrido transformações profundas que resultam na reconfiguração das profissões e em novas formas de conceção e execução do trabalho e da hierarquia organizacional. O cenário assim traçado tem resultado num aumento da precariedade e vulnerabilidade no emprego, nas profissões e nas organizações para os grupos socialmente minoritários, tornando os espaços de trabalho crescentemente opressivos e violentos. Todavia, os movimentos sociais e ativistas têm paulatinamente conquistado direitos e voz na defesa das minorias nas esferas pública e privada, levando a uma crescente atenção da gestão para uma visão mais complexa e articulada da diversidade e do seu potencial criativo e inovador para as organizações e seus ambientes sociais. Fruto dessa maior visibilidade das minorias e da tomada de consciência das várias partes envolvidas, as organizações começam a reinventar formas de acolher e integrar a heterogeneidade da força do trabalho e de conceber as estruturas e as dinâmicas relacionais organizacionais.

Esta chamada de artigos pretende renuir trabalhos académicos que explorem o modo como a desigualdade e a diversidade se manifestam e são justificadas nas relações de trabalho a partir de diferentes quadros teóricos e metodológicos. Especificamente, visa acolher contributos que se incluam, embora não de modo limitativo, nas seguintes linhas de orientação:

a) Desafios no/ contornos do acesso ao emprego e à progressão de carreira por parte das minorias;

b) Formas de discriminação (formais e informais) no contexto laboral;

c) Desafios da diversidade para a gestão;

d) Constrangimentos e estratégias individuais de gestão do trabalho e não-trabalho;

e) Novas formas de trabalho e suas consequências para a discriminação e gestão da diversidade nas organizações;

f) Sistemas e processos de inclusão/exclusão e culturas organizacionais;

g) Abordagens legais e políticas para lidar com a discriminação no local de trabalho.

📍 As propostas devem ser endereçadas à Direção da Revista, através do e-mail configuracoes_cics@ics.uminho.pt, até ao dia 22 de junho de 2023. Recomenda-se aos/ às autores/as a leitura das normas de publicação, disponíveis em https://journals.openedition.org/configuracoes/16576.