NOVO NÚMERO | Working Papers ComTextos | N.º 8, 2023 | “Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação”

 

Já se encontra disponível on-line o novo Working Paper ComTextos [N.º 8, 2023, DOI 10.21814/1822.83476], intitulado Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformaçãoO paper é da autoria de Eduardo Faria (Universidade do Minho) e José Gabriel Andrade (Universidade Católica Portuguesa e Universidade do Minho).

Working Paper ComTextos N.º 8

 

“Os jovens têm um papel importante no combate à desinformação, em especial no Brasil, em que a população abaixo dos 30 anos representa mais de 42% da população. A relação entre o jovem e os média demanda novas formas de pedagogia de ensino que possam promover diferentes níveis de literacia. Neste sentido, a educação escolar pode ser o caminho para despertar nos jovens novos saberes sobre os média, auxiliando-os nos processos que incidem sobre a informação jornalística e o combate à desinformação. A convergência entre os média possibilitou a proliferação de narrativas que, com a democratização das redes digitais e dos dispositivos tecnológicos, passaram a circular de maneira transmediática, alterando a forma como as informações são produzidas, consumidas e mediatizadas. Esta pesquisa apresenta alguns dados considerados relevantes, extraídos de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Os dados foram colhidos presencialmente em escolas públicas brasileiras, visando avaliar as perceções e práticas dos estudantes quanto aos média e, consequentemente, às leituras transmédia da informação e à identificação da desinformação.”

 

 

O Working Paper pode ser consultado no site oficial do CICS.NOVA.UMinho (http://cics.uminho.pt/?page_id=2933&lang=pt) e no RepositoriUM (QR Code e https://hdl.handle.net/1822/83476).

A ComTextos é uma revista eletrónica publicada pelo CICS.NOVA.UMinho, aberta aos investigadores do CICS.NOVA, e direcionada para a divulgação de trabalhos de investigação em curso – Working Papers. Aceitam-se submissões no formato de versões preliminares de artigos ou capítulos de livros, ainda não submetidas ou aceites para publicação em revistas nacionais ou internacionais, com ou sem arbitragem científica. Mais informação disponível em http://cics.uminho.pt/?page_id=2933&lang=pt.

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.