1.º Seminário-Almoço CICS 2023 I “A rebeldia em comum: estudo de expressões de resistência anarquista em Portugal no período entre crises (2008–2020)” I 28/02/2023 | 12H30 | Formato Híbrido

 

No próximo dia 28/02/2023, decorrerá, em formato híbrido (on-line e presencial, na Sala de Atos do ICS-UM), o Seminário Almoço-CICS intitulado “A rebeldia em comum: estudo de expressões de resistência anarquista em Portugal no período entre crises (2008–2020)”, lecionado pela Dr.ª Luisa Salamanca Garnica (ICS-UM e OBJUN), com moderação da Professora Doutora Fátima Moura Ferreira (ICS-UM e Lab2PT). O evento é gratuito, mas carece de inscrição, que poderá ser realizado através do QR Code disponível no cartaz ou através de https://forms.gle/9NboYv6d6nCqgXcN8.

1
“Com a mudança de século as mobilizações sociais renovaram-se graças à globalização, ao desaparecimento do operariado como sujeito histórico e, mais recentemente, à crise económica. A conjunção destes elementos criou um ambiente propício ao ressurgir de ideias e práticas libertárias que se manifestaram numa vaga de mobilizações no mundo para contestar o sistema capitalista. À crise económica veio adicionar-se a crise pandémica aprofundando problemas estruturais de desigualdade social. O objetivo desta investigação é estudar expressões de resistência anarquista em Portugal no quadro de crise (2008-2020), entendendo o anarquismo como uma cultura política de resistência com uma ideologia própria, suportada numa tradição de luta que se materializa na negação da dominação pela crítica ao poder, na potência do comum como resistência aos processos de captura do capital e na afirmação prática de propostas alternativas ou de outros possíveis, isto é, incorporando nas experiências vividas o elemento utópico ou disruptivo. Esta investigação situa-se no âmbito da investigação qualitativa. O objeto empírico foi definido tendo como critério de delimitação dos atores sociais: tratar-se de coletivos, e elementos dos coletivos, que se autodefinem como anarquistas. O método de investigação escolhido é o estudo de casos e a análise de publicações periódicas, nomeadamente as revistas anarquistas.”

Traga o seu contributo e junte-se a nós, para um debate enriquecedor, seguido de um momento de convívio com almoço partilhado!

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.