“Participatory methods: the case of the Bela Vista “island””, novo artigo de Manuel Carlos Silva, Fernando Matos Rodrigues e António e André Cerejeira Fontes na revista académica Sociological Journal

 

Manuel Carlos Silva, Fernando Matos Rodrigues, António Cerejeira Fontes e André Cerejeira Fontes publicaram recentemente um artigo na revista académica Sociological Journal intitulado «Participatory methods: the case of the Bela Vista “island”».

 

1

Em suma,
Os autores sintetizam a origem e a evolução da “ilha” urbana de Bela Vista no Porto, Portugal, desde o século XIX. Pese embora os residentes locais se tenham mobilizado no rescaldo da revolução de 25 de Abril de 1974 no contexto da habitação urbana e iniciativa de design Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), não foram capazes de renovar o bairro em crescente deterioração. A Associação de Moradores, resistindo à investida de consecutivas estratégias de demolição conduzidas pelos interesses imobiliários, com o apoio de uma equipa técnica de arquitetos, cientistas sociais e ativistas, mobilizou residentes e assegurou uma política de compromisso em parceria com um candidato parlamentar independente, a fim de reabilitar a “ilha” de Bela Vista. O projecto foi também posteriormente apoiado pelos Vereadores da Cultura e Urbanismo. Por fim, embora vários métodos quantitativos (inquérito) e qualitativos (entrevistas, histórias de vida) tenham sido aplicados no estudo, o artigo destaca e expande o método de investigação-acção, em oposição aos pressupostos positivistas.

Para mais informações:

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.