5.º Seminário-almoço CICS 2022 | 14 de julho | 12H30 | Formato Híbrido | “Interseccionalidade de gênero, raça e classe: contributos para pensar a gestão de políticas”

No próximo dia 14/07/2022, pelas 12h30, decorrerá, em formato híbrido (on-line e presencial, na Sala de Atos do ICS-UM), o Seminário Almoço-CICS intitulado “Interseccionalidade de gênero, raça e classe: contributos para pensar a gestão de políticas públicas, no Brasil e em Portugal“, lecionado por Renisia Garcia Filice, Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Pós-Doutoranda na Universidade de Cabo Verde em Relações Internacionais e Diplomacia Econômica e Pós-doutorada em Sociologia pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho). O debate ficará a cargo de Rovênia Amorim Borges, Doutora em Política Educativa e Sociologia da Educação pela Universidade do Minho, com mestrado em Educação e bacharelado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Como habitual, o moderador será Rodrigo da Costa Dominguez, investigador Integrado e coordenador CICS.NOVA.UMinho.

5.º Seminário-Almoço CICS - Interseccionalidade de género, raça e classe

Educar para as relações raciais é controverso tanto no Brasil, quanto em Portugal. No Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação (2021-2025), a desigualdade étnico-racial aparece como uma mazela a ser enfrentada na sociedade portuguesa. Há um crescente interesse por parte de diversos setores na obtenção de dados e informações sobre cor/raça que contribuam para iluminar as disparidades raciais e de gênero na Educação e, dessa forma, definir meios para superá-la (Senkevics, 2016). O Brasil tem algo a acrescentar a este debate: seus mais de 20 anos de medidas de ações afirmativas. Nesta comunicação, será feita referência à articulação do movimento negro brasileiro e suas ações políticas desencadeadoras de ações públicas para o enfrentamento das desigualdades sociais e raciais. Feministas negras, autores de(s)coloniais e contra-coloniais e uma abordagem interseccional (de gênero, raça, classe, geração e outros marcadores) mostram como o racismo e o sexismo, enquanto problemas complexos, nos colocam frente a frente com os/as demandatários/as das políticas públicas e suas singularidades. Será um momento especial para pensarmos em direitos humanos e democracia (substancial) com justiça social.

📌 Este seminário será um dos primeiros encontros presenciais “pós-pandemia” e marcará o encerramento dos encontros no presente ano letivo. Como tal, traga o seu contributo e junte-se a nós, para um debate enriquecedor, seguido de um momento de convívio com almoço partilhado.

📌 A entrada é gratuita, mas carece de inscrição, que pode ser realizada através de https://forms.gle/VrZZCo4B5fiX2UYeA ou recorrendo ao QR Code disponível.