6º Seminário almoço CICS 2021|“Arqueologia Industrial e Memória: contribuições metodológicas a partir do estudo de caso da Sampaio, Ferreira & Cia. em Riba d’Ave.”| 29 de julho – 12:30 horas

cartaz_6ºseminario

Orador: Guilherme Pinheiro Pozzer
Título: Arqueologia Industrial e Memória: contribuições metodológicas a partir do estudo de caso da Sampaio, Ferreira & Cia. em Riba d’Ave.

Resumo abreviado:
Desde a década de 1960, quando a Arqueologia Industrial se desenvolveu em termos metodológicos, investigações nesta disciplina sempre sofreram de um problema muito comum: a falta de enquadramento teórico para sustentar explicações e interpretações sobre os objetos de estudo, o que levou a muitos dos trabalhos neste campo terem sido antes de natureza descritiva do que analítica, muito preocupados com os resquícios físicos do passado em si mesmos e não tanto com os aspectos sociais e culturais.

Criticas aos estudos de arqueologia industrial questionavam quantos deles nada mais eram do que ilustrações adicionadas à história social, da arquitetura, da técnica ou da industrialização; e que os estudos se contentavam com uma análise funcional de sítios e estruturas acrescidos de um contexto econômico ou tecnológico. Somente a partir da primeira década do século XXI verificou-se a ampliação das fronteiras metodológicas e de análise em torno do patrimônio industrial, pois ele passou a ser estudado a partir de diferentes perspectivas.

Nesse sentido, a partir do estudo de caso da Sampaio, Ferreira & Cia. esta investigação contribui para a ampliação temática e metodológica da Arqueologia Industrial e para a expansão das abordagens junto ao patrimônio industrial, por meio da análise das relações entre a cultura material edificada da indústria e as narrativas memoriais com as quais se relacionam.

Fundada em 1896, em Riba d’Ave (Portugal), a fábrica foi uma das principais têxteis da bacia hidrográfica do rio Ave e é um caso exemplar tanto da industrialização, quanto da desindustrialização da região. A análise da Sampaio, Ferreira & Cia. revelou narrativas memoriais que assumiram diferentes formas, em períodos diversos, que se consolidaram hegemonicamente em Riba d’Ave e que se relacionavam com a própria trajetória da cultura material edificada da fábrica e das infraestruturas urbanas e sociais na localidade.

Nota biográfica:
Guilherme Pinheiro Pozzer é mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP, Brasil) com especialização na área de “Política, Memória e Cidade”.
Sua trajetória inclui participação em investigaçõpes em instituições de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural de Campinas (Brasil), como o “Museu da Cidade”, o “Museu de Arte Contemporânea” e a “Coordenação Setorial do Patrimônio Cultural”.
Em 2021, concluiu sua investigação de doutoramento em História na Universidade do Minho (Portugal) com especialização em Património com a tese A Memória Persistente. A fábrica Sampaio, Ferreira & Cia. em Riba d’Ave: memória, história e patrimônio industrial.

Dados para entrar no Seminário:

Link:https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85602243217?pwd=ZlFXajZMUHFGbHdTbCtvLy9PM3RkZz09

ID da reunião: 856 0224 3217

Senha de acesso: 883183