Ciclo “UM: A tese doutoral em Sociologia”

Terá início, o dia 29 de junho, pelas 17h00, o ciclo “UM: A tese doutoral em Sociologia”. A primeira sessão é dedicada ao tema “Género e Academia” e conta com a participação de Sérgio Rego e Liliana Castañeda Rentería.

Sérgio Rêgo é doutorando em Sociologia pela Universidade do Minho e Investigador do CICS.NOVA.UMinho. Cofundou e integra o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Sociais (GEICS) do CICS.NOVA.UMinho. É também membro do Observatório dos Movimentos Sociais da América Latina (UFPE-CAA) e do grupo Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina (CNPq).

Liliana Ibeth Castañeda Rentería é doutorada em Ciências Sociais com especialização em Antropologia Social pelo Centro de Pesquisas e Estudos em Antropologia Social (CIESAS). É Mestre em Gestão e Políticas de Ensino Superior. Desenvolve investigação nos temas de Identidades, géneros e maternidades. Em 2020 obteve o primeiro lugar do Prémio Ibero-americano de Ensaio Científico “Sor Juana Inés de la Cruz”, juntamente com Cristina Alvizo concedido pela Universidade Autónoma do Estado do México. Em 2015, recebeu o prémio Elsa Chaney International Award pelo artigo científico “Novos temas, novas identidades? A experiência profissional na configuração da identidade de género” concedido pela Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA).

Moderação: NEDSUM (Núcleo de estudantes de doutoramento em Sociologia da UMinho).

A sessão decorrerá online, via Zoom.