5º Seminário almoço CICS 2021|“Aperta que o brasileiro paga!” – imigração e mercado de arrendamento em Braga”| 22 de junho – 12:30 horas

cartaz_5ºseminario

Oradora: Rafaela Sofia Gonçalves Ribeiro

Título:Aperta que o brasileiro paga!” – imigração e mercado de arrendamento em Braga”

Resumo abreviado: Tanto as questões habitacionais, quantos as questões migratórias são hoje temáticas extremamente em voga, quer em Portugal, quer no mundo em geral, encontrando-se cada vez mais presentes na agenda política e no centro de infindos debates. Ora, num mundo globalizado e de comunicações e trocas facilitadas, os fluxos populacionais adquiriram crescente diversidade e expressão, colocando ao nosso dispor múltiplas oportunidades, mas também confrontando-nos com múltiplos desafios. Um desses desafios concerne precisamente à integração da população migrante, sendo esta um processo complexo e multifacetado, afeto a várias dimensões da vida dos indivíduos, entre as quais se encontra a habitação. Esta é uma necessidade humana primária e uma das prioridades aquando da chegada ao país de acolhimento, sendo frequentemente no mercado de arrendamento que os imigrantes encontram resposta para as suas necessidades habitacionais, especialmente numa fase inicial onde, geralmente, o tempo de permanência é ainda incerto. Em variados instrumentos legais é reiterada a ideia de que, no acesso a este que é efetivamente um bem essencial, ninguém poderá ser discriminado em função de uma série de condições, nas quais se incluem a etnia, a nacionalidade e/ou território de origem. Porém, e apesar da punição prevista, a discriminação no acesso ao arrendamento prevalece, inclusive para com os migrantes, especialmente perante o clima político hostilizante atual, onde vêm emergindo discursos anti-imigração. Efetivada de forma subtil, esta forma de discriminação é particularmente difícil de provar e de erradicar, sendo necessário encontrar estratégias para garantir o acesso à habitação, por parte dos migrantes, em igualdade de direitos e circunstâncias. Com base num estudo realizado no concelho de Braga, que nos últimos anos é destino de um fluxo migratório intenso, procuramos analisar os processos de discriminação no acesso à habitação, através dos dados obtidos em entrevistas realizadas a imigrantes de nacionalidade brasileira.

Nota biográfica: Socióloga, formada pelo Instituto de Ciência Sociais da Universidade do Minho (ICS-UM), desenvolvendo Mestrado na mesma área e na mesma instituição, com especialização em Políticas Sociais. Integra o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Sociais (GEICS). Tem vindo a apresentar trabalhos em diversos congressos nacionais e internacionais, bem como colabora com grupos de investigação brasileiros. Tem como áreas de interesse as migrações, habitação, sociologia urbana e género.

Dados para entrar no Seminário:

Link:

Password: : 485071