Revista Configurações nº25| Debater o desenvolvimento: questões, dilemas e alternativas

Está 000 capa_25disponível online a Revista Configurações nº 25 – Debater o desenvolvimento: questões, dilemas e alternativas, com a coordenação temática de Fernando Bessa Ribeiro, Ivonaldo Leite e Joel Felizes, e direção editorial do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais –Universidade do Minho.

A crise pandémica provocada pela disseminação acelerada do vírus, cujo primeiro surto identificado foi oficialmente comunicado pela China à Organização Mundial de Saúde (OMS) em 31 de dezembro de 2019, suscita questões cruciais para a nossa vida coletiva e o destino da sociedade humana. Sem que elas tenham alguma vez deixado de estar presentes no debate teórico e político, os impactos económicos e sociais da Covid-19 e as respostas engendradas pelos governos colocam na ordem do dia algumas perguntas cruciais: será o capitalismo o modo final de organização da sociedade humana? A mercantilização de todas as coisas e a submissão da vida ao mercado, em nome de uma pretensa eficiência económica, é irreversível? Será que a mercantilização mais não pretende do que produzir as condições necessárias à obtenção de mais‑valias, constituindo uma escolha política e não um destino inelutável? Quais são os limites para o crescimento da economia e a exploração dos recursos naturais? Será a relação com a natureza e, em especial, com os outros seres vivos a mais adequada? Existirá alguma restrição para o tamanho da população humana, haverá um número que não deve ser ultrapassado? Será o progresso, nomeadamente o decorrente da ciência, sempre positivo ou comporta riscos e até catástrofes?” (In “Introdução: Debater o desenvolvimento: questões, dilemas e alternativas – Fernando Bessa Ribeiro, Ivonaldo Leite e Joel Felizes).

Consulte  este número temático em: https://journals.openedition.org/configuracoes/