3º Seminário Almoço CICS 2020| “Sucessão nas empresas familiares: Reprodução ou “turning point” rumo à profissionalização”| 17 março – 12:30h| Sala de Atos ICS

3ªseminario

Título: Sucessão nas empresas familiares: Reprodução ou “turning point” rumo à profissionalização.

Orador: Nuno Caetano Nora (Doutorando em Sociologia pela UMinho/ CICS.UMinho)

Resumo: As empresas familiares são a tipologia empresarial predominante da economia nacional e internacional. Tendo em conta que se regista um défice estrutural da formação escolar dos empresários, que tendem a reproduzir um modelo produtivo de baixos salários, mão-de-obra pouco qualificada e fraco investimento na inovação e diferenciação dos seus produtos e serviços, até que ponto a 2.ª geração, tendencialmente mais qualificada, poderá constituir uma oportunidade de profissionalização da governação empresarial e transformação do padrão de especialização produtivo? A partir desta questão de investigação, este projeto visa analisar, de forma aprofundada e utilizando uma estratégia metodológica mista, as empresas familiares de 2.ª geração para perceber os planos familiares na preparação do processo de sucessão e identificar as mudanças que ocorrem quando uma geração empresarial mais qualificada chega ao poder.  Procura-se produzir conhecimento de suporte a políticas de profissionalização e internacionalização das empresas familiares, no quadro da competitividade global.

Nota Biográfica: Licenciado em Sociologia e Mestre em Sociologia das Organizações e Trabalho pela Universidade do Minho. Neste momento é bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/143315/2019) e doutorando em Sociologia na Universidade do Minho. Têm investigado e publicado nas áreas do ensino superior e inserção profissional, dando um particular relevo às desigualdades, reprodução social e identidades profissionais. Ultimamente tem-se dedicado ao estudo das empresas familiares, particularmente à sucessão geracional nestas organizações.