2º Seminário Almoço CICS 2020| “As “sete vidas” do capitalismo: Um estudo de caso alargado em uma empresa “capitalista consciente”| 13 fevereiro – 12:30h| Sala de Atos ICS

2ª seminario

Título: As “sete vidas” do capitalismo: Um estudo de caso alargado em uma empresa “capitalista consciente”.

Resumo: Partindo do entendimento de que, ao longo de sua existência, o capitalismo tem mostrado grande capacidade de se reinventar e superar as crises cíclicas pelas quais passa, fruto de suas próprias contradições, este trabalho pretende investigar o capitalismo consciente, modelo derivado do capitalismo e que se apresenta como um resgate para leva-lo de volta às suas raízes fundamentalmente boas e éticas. Segundo os principais autores do capitalismo consciente, os princípios originais do capitalismo foram distorcidos ao longo da história pela ideia de busca pela maximização dos lucros a qualquer custo e, agora, o capitalismo consciente surge para corrigir esta narrativa promovendo a ideia de que as organizações devem colocar o propósito maior de suas existências e seu papel na sociedade à frente da busca pelo lucro. Diante desta aparente contradição, esta investigação tem por objetivo levantar algumas questões fundamentais acerca do capitalismo, bem como conhecer o modelo teórico do capitalismo consciente e confrontá-lo com a realidade. Para tanto, esta investigação faz uso do estudo de caso alargado na Euzaria, uma empresa que se considera capitalista consciente, buscando compreender de que maneira a teoria defendida no capitalismo consciente se manifesta em seu funcionamento e se sua aplicação prática, de fato, se diferencia do capitalismo dominante. O que se percebe, após a reflexão teórica e comparação com exemplos práticos em um sentido mais amplo, é que o capitalismo consciente entra em controvérsia ao propor ser um modelo teoricamente mais justo sem, contudo, romper com a lógica de acumulação capitalista, uma das fontes dos problemas do capitalismo clássico. Por outro lado, o estudo de caso mostrou como uma prática especifica pode ir além do que é defendido em teoria, valendo-se desta para ser algo ainda melhor.

Nota Biográfica: Marcos da Silva Lima é Graduado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Estado da Bahia, pós graduado em Gerenciamento de projetos pela Universidade Salvador e mestrando em Sociologia pela Universidade do Minho. É perito do departamento de polícia técnica do Estado da Bahia e pesquisa sobre capitalismo, desigualdades sociais e desenvolvimento de novos modelos de negócio e gestão.