8º Seminário Almoço CICS| Políticas de Empregabilidade em Portugal: Capacitação e Desenvolvimento de Carreira. | 3 dezembro – 12:30h| Sala de Atos ICS

Título: Políticas de Empregabilidade em Portugal: Capacitação e Desenvolvimento de Carreira.

cartaz_8ºseminario2019

Resumo abreviado: No seminário debruçar-nos-emos sobre a utilização da abordagem capacitante no campo das políticas sociais e políticas de emprego-empregabilidade, apresentando o projeto de investigação doutoral baseado nesse quadro teórico.

As alterações societárias de finais do século XX provocaram mudanças no mundo do trabalho e nas políticas sociais e de emprego. Surgiram novos riscos sociais (desemprego em massa, insegurança, mau estar psicológico no mundo do trabalho…), de natureza não só material, mas também subjetiva, aos quais se associa a nova forma como o trabalho é encarado: fonte de realização pessoal e de contributo societário (OIT, 2015) e não apenas de rendimento.

Do lado das políticas de emprego, assiste-se, a partir dos anos 80 com consolidação nos anos 2000, a um movimento de reconfiguração das mesmas. Flexi segurança, conciliação vida pessoal e vida profissional, investimento social, ativação, passam a ser palavras chave.  Das políticas de pleno emprego (trabalho para todos), passa-se a políticas ativas de plena empregabilidade (empregados com máximo de características que permitam responder à procura dos empregadores). Ora a abordagem capacitante suscitou um questionamento quanto à finalidade dessa ativação (Schneider & Otto, 2009): colocar as pessoas no mercado de trabalho a qualquer custo ou desenvolver a sua capacidade de escolha e de (re) construção de carreira, por forma a obterem ou aproximarem-se do emprego que valorizam?

O contexto socio-governativo (internacional e nacional) e a escassez de estudos empíricos portugueses sobre avaliação das políticas de empregabilidade justificam a relevância da presente investigação. Uma questão chave orienta a mesma: “Como se caracterizam as políticas de empregabilidade portuguesas, no que toca à orientação e desenvolvimento, para a capacitação para o trabalho e desenvolvimento de carreira?”

Nota biográfica: Doutoranda em Política Social pela Universidade de Lisboa – Institituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Sociais (ISCSP), com co orientação no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo UMinho. É ainda licenciada em Serviço Social pelo Instituto de Serviço Social de Lisboa, mestre em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos (UNL-FCSH), pós graduada em Psicologia Positiva Aplicada (ISCSP); frequentou um mestrado em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento (ISCTE). Tem uma Certificação Internacional em Coaching, pelo ICL, referencial ICF.

Tem desenvolvido a sua carreira na área das políticas sociais locais, tendo trabalhado em quatro municípios da Área Metropolitana de Lisboa, em temáticas que vão desde a habitação social, à reabilitação urbana, envelhecimento – velhice, políticas de qualificação de recursos sociais, intervenção em rede, empregabilidade…. É ainda docente na licenciatura em fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Alcoitão – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.