7º Seminário Almoço CICS| Precarização do Trabalho e Saúde Mental dos Trabalhadores. | Sala de Atos – 22 outubro – 12:30h

 

Logo Seminário Almoço v2

 

 

 

 

 

7º Seminário – Almoço CICS de 2019

Data:  22 de outubro de 2019 (terça-feira)

Hora: 12h30 -14h00

Local: Sala de Atos do ICS piso 0/ Entrada gratuita, não sujeita a inscrição.

Oradora: Zaíra Bosco (Doutoranda em Sociologia na Universidade do Minho)

Título: Precarização do Trabalho e Saúde Mental dos Trabalhadores

Resumo abreviado: o Seminário pretende apresentar o tema da precarização do trabalho enfocando as consequências dessa realidade para a saúde mental, do ponto de vista da Saúde do Trabalhador. Parte-se da análise do trabalho como categoria que constrói o indivíduo, a identidade, o prazer, mas que também pode atuar como condicionante de sofrimento e adoecimento, constituindo-se como fator patogênico, conforme aponta Dejours (1994). A forma como se dá a relação das pessoas com o trabalho assume diferentes configurações a depender do contexto macrossocial, dos modelos de gestão e de organização do trabalho.

A reestruturação produtiva e as regras trabalhistas atuais são caracterizadas pela precarização das relações de trabalho, o que pode levar à insegurança do trabalhador, que tende a se subordinar a longas jornadas, intensificação do processo e do ritmo de trabalho, ausência de poder de decisão na realização das tarefas, repetitividade e monotonia, conforme apontam Franco, Druck, Seligmann-Silva (2010). Flexibilidade e desregulação são os alicerces de um mercado de trabalho formado por trabalhadores precarizados em seus vínculos e em sua saúde, refletindo em uma nova configuração de desigualdades sociais e segmentações.

Nota biográfica: Zaíra Bosco é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; especialista em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Mestre em Saúde Pública pelo Programa de pós-graduação em Saúde Pública, subárea Saúde, Trabalho e Ambiente, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/FIOCRUZ. Doutoranda em Sociologia pela Universidade do Minho. Analista de Políticas Sociais do Ministério da Saúde, onde atua há 6 anos na política de Saúde do Trabalhador.

 

 

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.