Conferência “Racismos e educação: experiências no Brasil e Portugal”| 3 de julho 2019 – 10:00h | Sala de Atos ICS

 

ssx

O Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (Pólo UMinho) têm o prazer de o/a convidar a participar na conferência da Doutora Renísia Garcia e apresentação do seu livro, que se realizará no próximo dia 3 de julho, entre as 10:00 e as 12:00 horas, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho – Campus de Gualtar.  A entrada é livre, não sujeita a inscrição

 

 

Titulo:  Racismos e educação: experiências no Brasil e Portugal

Conferencista: Renísia Cristina Garcia Filice
Comentador: Rui M. Pereira – NOVA FCSH/Portugal
Moderadora: Kitty Furtado – CECS-UMinho/Portugal

Resumo: Esta comunicação pretende apresentar, brevemente, dados coletados durante o ano de 2016, no pós doutoramento em Sociologia (CICS/UMinho). Abordará sobre percepções de falantes de português (africanos/as, portugueses/as e brasileiros/as) acerca da relação racismo e educação em Portugal. Os desdobramentos evidenciam percursos diferenciados entre os dois países, mas revelam também, elementos estruturantes que levaram a investigadora a propor o projeto “Tecendo Redes antirracistas: África(s), Brasis e Portugal”. A atividade interessa não só a investigadores/as e ativistas, mas todos/as cidadãos/cidadãs comprometidos/as com um outro mundo possível, e que não perderam a esperança e veem a educação como instrumento de transformação.

 

Apresentação do livro “Tecendo redes antirracistas”

 

Sobre a Conferencista:
Renísia Cristina Garcia Filice – Profª Adjunta da Faculdade de Educação/Universidade de Brasília- UnB. Pós-doutora em Sociologia pelo Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) Universidade do Minho (UMinho) (Braga/Portugal, 2016/2017). Doutora em Educação (UnB-2010), Historiadora (UFU-2002); Especialista em Filosofia (UFU-2004) e Mestre em História Social (PUC/SP-2007). Atuou como Conselheira no Conselho Nacional para a Promoção de Políticas de Igualdade Racial – Cnpir (2015/2016). Conselheira do Conselho de Direitos Humanos – CDH/UnB. Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN (2014/2016). Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB/UnB (desde 2014).Investigadora do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos – PPGDH/UnB. Investigadora do Programa de Pós Graduação – Modalidade Profissional – PPGE -MP/UnB. Autora artigos, capítulos de livros,coletâneas e das obras “Identidade Fragmentada. Um estudo sobre o negro na história da educação brasileira. 1993-2005 (Inep,2007) e “Raça e Classe na Gestão da Educação Básica. A importância da cultura na implementação de políticas públicas”(Autores Associados, 2011). Atua na área do Ensino de História, Gestão de Políticas Públicas, foca na transversalidadee interseccionalidade entre raça, classe e gênero, em especial nos sistemas de ensino e políticas públicas.

 

 

Entrada livre, não sujeita a inscrição.

 

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.