2º Seminário Almoço CICS| Gerencialismo e formação humana: as práticas mercantilizadas da educação e seus rebatimentos no trabalho docente| 19 março 2019 – 12:30h – Sala de Atos ICS

 

 

Logo Seminário Almoço v2

 

 

 

2º Seminário – Almoço CICS 2019

Data:  19 de março de 2019 (terça-feira)

Hora: 12h30 -14h00

Local: Sala de Atos do do ICS piso 0/ Entrada gratuita, não sujeita a inscrição.

Orador: Pedro Henrique de Melo Teixeira (Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco)

 

Título: Gerencialismo e formação humana: as práticas mercantilizadas da educação e seus rebatimentos no trabalho docente.

 

 

Resumo abreviado: Em Pernambuco, o Programa de Educação Integral (PEI) adota um modelo de gestão escolar que tem no gerencialismo, na responsabilização e no currículo baseado nas avaliações externas (Freitas, 2012; Silva; Silva, 2016) o seu tripé de sustentação. Dentre as iniciativas, adotadas pelo programa destacamos o Programa de Modernização da Gestão Pública – Metas para a Educação (PMGP-ME). Tal ação adota formas de monitoramento baseada em um sistema de monitoramento eletrônico como forma de melhorar resultados. A metodologia utilizada foi a de análise documental, com aplicação de questionário e entrevistas com docentes e gestores. As práticas gerencialistas tentam implementar, no serviço público, a ambiência de empresas e corporações, intencionando a “melhoria” desses serviços. O que se tem obtido como resultados de pesquisas que realizam avaliações de políticas públicas, em sua maioria voltadas aos sistemas educacionais que têm aplicado o gerencialismo, são efeitos negativos sobre o trabalhador docente, como a intensificação do trabalho, a desmoralização social e o adoecimento do professor. Essas práticas gerencialistas, que valorizam muito mais os números e índices (muitas vezes fraudados) que as formas de ensino mais autônomas, adotadas pelos trabalhadores docentes, tem desumanizado o ensino, fazendo com que este apenas reproduza formulas prontas para avaliações do tipo “standard” e sofram processo de alienação do trabalho dentro da lógica materialista de formação humana. Ressalta-se que o avanço da extrema-direita ao redor do globo, consequência da crise de 2008, vem aprofundando o desmonte dos direitos trabalhistas e, no caso brasileiro, o desmonte da educação, com ataques diretos aos trabalhadores docentes, gerando ondas de ódio e irracionalismos que atacam de forma aguda os processos sócio-educativos. Resultado desse processo é o binômio Gerencialismo/conservadorismo que funciona como elemento de ataque aos trabalhadores da educação.

 

 

Nota biográfica: É graduado em História pela Universidade de Pernambuco. Possui Especialização em Programação do Ensino de História pela Universidade de Pernambuco. É mestre em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro pesquisador do Grupo GESTOR – Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre. Atualmente é Professor da Rede educacional do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História e da Educação.

 

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.