Lançamento do livro “Estudo macroeconómico e ordenamentos espaciais: subregional, regional e supranacional”, de Ernesto Figueiredo| 14 junho, 15:30 horas

 

imagem estudo macroeconomico2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sinopse:

Este livro constitui um complemento natural do livro Portugal: Que Regiões (1998). O texto apresenta quatro partes substantivas e uma quinta acomodando oito anexos. Na primeira parte, a partir de dados portugueses, faz-se um estudo da evolução, atualidade e prognósticos da economia portuguesa. Depois, fixam-se as estruturas de relacionamentos associativos e causais, com estimativas de projeção a três horizontes temporais.

Na segunda parte, com base em dados europeus, procede-se a uma abordagem da Europa ou da União Europeia, formulando a hipótese de constituírem baluartes de coesão ou espaços de clivagem. Aqui estudam-se os países, e depois os indicadores económicos. Na terceira parte (com dados portugueses), procede-se a uma sinopse telegráfica do ordenamento regional do espaço continental, visando a coesão social e a descentralização administrativa. A quarta e última parte constitui uma abordagem original, no sentido em que chega a resultados de ordenamento que apenas eram propalados e suspeitados no passado. Os ensaios analíticos foram replicados em cada uma das seis regiões estruturantes do território continental.

 

 

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.