A “ilha” cabo-verdiana no coração do Porto em destaque na Revista Visão (4 set 2025), com contributos de Fernando Matos Rodrigues, investigador CICS.NOVA.UMinho
A edição de 4 de setembro da Visão publicou a reportagem “A ‘ilha’ de Cabo Verde escondida no centro do Porto”, assinada pelas jornalistas Rosa Ruela e Lucília Monteiro, contando também com o contributo de Fernando Matos Rodrigues, antropólogo e investigador CICS.NOVA.UMinho.
O ambiente é apresentado de forma quase literária pelas jornalistas, que assinalam:
“Quase tudo aqui é improvável, mas tudo faz sentido. De umas ruínas com vista para o rio Douro, ergueu-se uma comunidade ímpar, invisível atrás duma linha de comboio. E, entre bananeiras, cana-de-açúcar e abacateiros, temos hoje a sensação de estar em Cabo Verde e não no Porto, num antigo bairro operário que começou a ser ocupado por cabo-verdianos há 50 anos.”
Com o Laboratório de Habitação Básica Participada, Fernando Matos Rodrigues acompanha o bairro do Riobom e a sua comunidade há já quase 30 anos:
A verdade é que chegamos ao Riobom e sentimo-nos bem. Porque chegamos ali e ficamos parados no tempo. Esta comunidade vive exatamente daquilo que é a ausência do movimento. É uma comunidade estática, longe do ritmo acelerado do Porto turístico, e é lindíssima. Se as pessoas tivessem a noção do seu valor, iam tentar fazer igual no resto da cidade.
Reportagem completa disponível aqui: https://visao.pt/atualidade/sociedade/2025-09-06-reportagem-a-ilha-de-cabo-verde-escondida-no-centro-do-porto/
Comments are closed
Sorry, but you cannot leave a comment for this post.