Aula Aberta “Deficiência, Trabalho e “Vida Independente”: Direitos, Barreiras e o Caso Português” |22/05/2025 | 14H00 (PT) | Ed. 1, Sala 1.10, Universidade do Minho – Campus de Gualtar

 

Aula Aberta Joana Alves (22MAI2025)Temos o prazer de convidar a comunidade académica e o público em geral para a aula aberta com a investigadora Joana Pimentel Alves, dedicada à temática “Deficiência, Trabalho e “Vida Independente”: Direitos, Barreiras e o Caso Português“. A sessão contará com a moderação de Iolanda Maciel Fontaínhas e abordará os principais obstáculos enfrentados pelas pessoas com deficiência no acesso ao trabalho e ao exercício da autonomia, refletindo sobre o papel das políticas públicas e sociais no contexto português.

🗓 Data: 22 de maio de 2025
🕒 Hora: 14h00
📍 Local: Universidade do Minho – Campus de Gualtar | Edifício 1, Sala 1.10

A participação é livre e não requer inscrição prévia.

Esta é uma iniciativa do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho) em parceria com o Departamento de Sociologia da Universidade do Minho.

Joana Pimentel Alves é Socióloga, doutorada (2017), mestre (2011) e licenciada em Sociologia (2009), pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Desde 2009, tem participado em vários projetos de investigação em áreas como estudos da deficiência, políticas sociais, vida independente, cuidado, educação inclusiva e turismo acessível. Em 2022 integrou o Gabinete de Gestão de Ciência do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho, onde assumiu funções de apoio a projetos. É investigadora integrada do mesmo centro e tutora na Universidade Aberta.
Iolanda Maciel Fontaínhas é Professora Convidada do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. É doutorada em Sociologia desde 2023 pela Universidade Minho. Os seus interesses de investigação centram-se na análise das dinâmicas afetivas e sexuais de casais heterossexuais, especialmente no que respeita à interseção entre sexualidade, género e relações de poder. Mais recentemente passou a trabalhar sobre práticas pedagógicas e metodologias de pesquisa social. Colabora com organizações da sociedade civil que visam atuar preventivamente sobre todas as formas de discriminação e violência sexual e de género.

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.