Apresentação e Debate de Livro | 𝗛𝗮𝗯𝗶𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝗵𝗮𝗯𝗶𝘁𝗮𝘁: ‘𝗶𝗹𝗵𝗮𝘀’ 𝗲 𝗯𝗮𝗶𝗿𝗿𝗼𝘀 𝗽𝗼𝗽𝘂𝗹𝗮𝗿𝗲𝘀 𝗻𝗼 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗼 𝗲 𝗲𝗺 𝗕𝗿𝗮𝗴𝗮 | 15 de fevereiro de 2024 | 18H00 | Auditório Casa Comum – Reitoria da Universidade do Porto (Porto)

Após apresentação na cidade de Braga, no próximo dia 15 de fevereiro de 2024, pelas 18 horas, terá lugar no Auditório “Casa Comum” da Reitoria da Universidade do Porto (Praça de Gomes Teixeira, 4099-002 Porto) a apresentação e debate do livro 𝗛𝗮𝗯𝗶𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝗵𝗮𝗯𝗶𝘁𝗮𝘁: ‘𝗶𝗹𝗵𝗮𝘀’ 𝗲 𝗯𝗮𝗶𝗿𝗿𝗼𝘀 𝗽𝗼𝗽𝘂𝗹𝗮𝗿𝗲𝘀 𝗻𝗼 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗼 𝗲 𝗲𝗺 𝗕𝗿𝗮𝗴𝗮 (Edições Húmus, 2023), da autoria de Manuel Carlos Silva, Fernando Bessa Ribeiro, Fernando Matos Rodrigues, Luís Vicente Baptista, António Cerejeira Fontes, Ana Reis Jorge e António Cardoso.
A iniciativa contará com a apresentação de 𝗝𝗼𝗮̃𝗼 𝗧𝗲𝗶𝘅𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗟𝗼𝗽𝗲𝘀 (Sociólogo, Professor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto – FLUP – e investigador do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto – IS-UP) e 𝗦𝗮𝗻𝗱𝗿𝗮 𝗠𝗼𝗻𝘁𝗲𝗶𝗿𝗼 (Historiadora e Diretora do Le Monde Diplomatique – Edição Portuguesa).

Apresentação e Debate Livro_Habitação e Habitat - PORTO

Este livro apresenta parte considerável dos resultados do projeto aprovado pela FCT intitulado Modos de Vida e Formas de Habitar: ilhas e bairros populares no Porto e em Braga. Após a introdução e a colocação do problema social da habitação para uma parte não negligenciável da população, é feito um breve enquadramento teórico sobre o espaço urbano, o direito à cidade e à habitação e traçada a estratégia de pesquisa, seus objetivos e metodologia plural. Seguidamente, é feita uma sucinta abordagem histórica das políticas de habitação em Portugal, sobretudo desde os anos 1980 apostadas no mercado e nos benefícios fiscais com uma quase ausência de políticas públicas de habitação reduzida a 2%. São realçadas as tendências de acumulação e especulação do capital imobiliário e financeiro a nível (inter)nacional em prejuízo de habitação decente para centenas de milhares de famílias, sem deixar de referir também o passo positivo da Lei de Bases da Habitação (LBH) de 2019, seus objetivos e conteúdos, embora com insuficiências e inoperacionalidades em política habitacional pública. Na II Parte é apresentado um retrato sociodemográfico dos moradores/as das ‘ilhas’ e bairrros populares no Porto e em Braga e seus agregados familiares, dalguns percursos e histórias de vida, assim como dos baixos níveis de escolaridade e da situação precária face ao trabalho em termos interseccionais. Numa III Parte são analisadas as condições de habitação e habitat envolvente, as infraestruturas, transportes e equipamentos, os melhoramentos efetuados em regra pelos próprios moradores/as, os problemas e (in)satisfações em termos de doenças, condições de saúde e bem-estar e sobretudo as avaliações dos moradores/as em relação às autoridades nacionais e locais, instituições e empresas de serviços, particularmente as respetivas Câmaras e empresas municipais de habitação. A este respeito, a par de esporádicas ou conjunturais ações de protesto, persistem, num quadro municipal clientelar, estratégias familistas de sobrevivência e resistência passiva.