3.º Seminário-Almoço CICS 2023 I “Uma ótica ibérica das relações internacionais: a guerra sob um direito natural e humano” I 27/06/2023 | 12H30 | Formato Híbrido

 

No próximo dia 27 de junho de 2023, decorrerá, em formato híbrido (online e presencial, na Sala de Atos do ICS-UM), o 3.º Seminário-Almoço CICS 2023. O convidado – Marco Jordão – debruçar-se-á sobre Uma ótica ibérica das relações internacionais: a guerra sob um direito natural e humano. O evento contará ainda com a moderação de Patrícia Jerónimo, Professora Associada na Escola de Direito da Universidade do Minho e Investigadora JusGov.

                                               1

“Em teoria política, a questão do conflito internacional é central para entendermos o sentido próprio do que é a política em sua essência. É através do estudo desses conflitos que se pode analisar e refletir não somente sobre a própria política, na esfera prática, mas também sobre a moral e a ética, além de alguns aspectos do que se chama natureza humana. Nessa perspectiva, basta uma breve análise geopolítica para percebermos que as configurações da política internacional continuam conturbadas e desordenadas. A impressão que se tem é a de que as relações entre os atores políticos no palco das relações internacionais se dão numa espécie de egoísmo ético, fazendo com que as análises se tornem mais complexas e com que o relativismo aparente enfraqueça a possibilidade de uma reflexão mais apurada da política internacional. O combate a esse relativismo teórico e o ceticismo nas ações dos atores políticos nas relações internacionais, em que se acredita prevalecer a vontade e os interesses sobre o bem comum, são o pano de fundo e o móbil dessa reflexão. Daí o porquê de pensar o tema guerra sob a ótica de um direito natural e humano com bases no pensamento Ibérico do século XVI, notadamente em Francisco de Vitória, visto que este trata o tema de forma primorosa e não hegemônica no nosso tempo. Finalmente, pensar a guerra é fundamental, já que esta, em última análise, legitima um ser humano tirar a vida de outro, com o propósito de preservar uma ordem internacional e, consequentemente, preservar outras vidas humanas.”

 

Marco Jordão é doutor em filosofia pela PUCRS, com estágio doutoral na Universidad Autónoma de Madrid. Possui mestrado em Filosofia Contemporânea com ênfase em filosofia política, pela Universidade Federal do Ceará. É especialista em ética pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e possui graduação em Filosofia pela mesma universidade. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em ética e política, atuando principalmente no ensino superior, nomeadamente no curso de Direito (ministrando as disciplinas de Filosofia do Direito, Direitos Humanos, Ética e Teoria Política) e Psicologia (ministrando a disciplina de Subjetividade, Estética e Arte). Atualmente faz pesquisa de pós-doutoramento na área de direitos humanos e sociedades, enfatizando o problema da justificativa da guerra justa, e seus desdobramentos, notadamente na Escola Ibérica da Paz nos séculos XVI e XVII.

Patrícia Jerónimo é Professora Associada na Escola de Direito da Universidade do Minho e investigadora JusGov. É doutorada em Direito pelo Instituto Universitário Europeu de Florença. Atualmente, é Investigadora Responsável pelo projeto Igualdade e Diferença Cultural na Prática Judicial Portuguesa: Desafios e Oportunidades na Edificação de uma Sociedade Inclusiva (InclusiveCourts), financiado pela FCT, em que lidera uma equipa multidisciplinar de juristas, antropólogos, sociólogos, psicólogos e linguistas. Está também envolvida em vários projetos de investigação internacionais, enquanto perita sobre o Direito português e o Direito de outros Países de Língua Oficial Portuguesa, como o Global Citizenship Observatory (GLOBALCIT), do Instituto Universitário Europeu, onde é Coordenadora Regional para os Países de Língua Oficial Portuguesa, e o projeto Varieties of Democracy (V-DEM), liderado pela Universidade de Gothenburg, onde é Coordenadora Nacional para Timor-Leste. As suas áreas de investigação preferenciais os direitos humanos, direitos das minorias, cidadania, migrações internacionais, multiculturalismo e pluralismo jurídico. Em fevereiro de 2020, recebeu o Prémio de Mérito Científico da Universidade do Minho, pela sua investigação no domínio dos direitos humanos, e, em 2021, foi distinguida como uma das Mulheres na Ciência em Portugal, pela Ciência Viva. Em 2021, obteve  também uma Jean Monnet Fellowship para uma estada de investigação de um ano, no Robert Schuman Centre for Advanced Studies do European University Institute, em Florença, Itália.

O evento é gratuito, mas carece de inscrição, que poderá ser realizada através do QR Code disponível no cartaz ou através de https://forms.gle/Dh96zRyg9RKDg29u7. Mediante solicitação, poderá ser emitido certificado de participação.

Traga o seu contributo e junte-se a nós, para um debate enriquecedor, seguido de um momento de convívio com almoço partilhado!

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.