Intersecções Identitárias

 
 

Intersecções Identitárias

Ana Maria Brandão e Emília Rodrigues Araújo
2011
Editora Húmus, 80 pág, – ISBN 9788988139721

Tomando como objeto de análise os fenómenos identitários, os autores procuram dar conta de um dos objetos de estudo mais centrais da Sociologia. Com efeito, no contexto da modernidade tardia, a identidade parece ter- se tornado particularmente problemática na sequência da multiplicação dos seus referenciais que acompanha o próprio processo de globalização. A perda de importância da tradição e a tónica na individualização trazem para primeiro plano a necessidade de gerir o risco de dispersão e perda do sentido de si, mas também sublinham, de forma aparentemente paradoxal, a necessidade de coerência da self. Os textos aqui reunidos pretendem mostrar, justamente, como é possível gerir as múltiplas – e, por vezes, contraditórias – facetas da identidade, garantindo, ao mesmo tempo, os sentimentos de permanência e de unidade centrais à própria noção de identidade.

Conferência GEICS | 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝘀 𝗮𝗯𝗲𝗿𝘁𝗮𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗾𝘂𝗲𝗺? 𝗠𝗶𝗴𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗽𝗼𝘀𝘁𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗮𝗹𝘁𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗹𝗲𝗴𝗶𝘀𝗹𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮 | 25/09/2025 | 19H30 (PT)/15H30 (BR) | Formato virtual

No próximo dia 25 de setembro de 2025 decorrerá, pelas 19H30 (PT)/15H30 (BR) e em formato exclusivamente virtual, uma Conferência GEICS dedicada à temática “𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝘀 𝗮𝗯𝗲𝗿𝘁𝗮𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗾𝘂𝗲𝗺? 𝗠𝗶𝗴𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗽𝗼𝘀𝘁𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗮𝗹𝘁𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗹𝗲𝗴𝗶𝘀𝗹𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮”. Procurar-se-á analisar os desafios e oportunidades colocados pelas dinâmicas migratórias atuais, bem como as propostas de alteração legislativa em …

 

Conferência “Ocupar, resistir e habitar: práticas de resistência e de organização dos moradores nas ilhas e bairros populares do Porto” | 4 de agosto de 2025 | 21H30 | Formato Virtual (via Zoom)

  A Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia (SPAE) anuncia a realização de uma palestra aberta, em formato exclusivamente on-line (via Zoom), hoje, dia 4 de agosto de 2025, às 21h30. Fernando Matos Rodrigues, antropólogo e investigador CICS.NOVA.UMinho, apresentará a comunicação intitulada “Ocupar, resistir e habitar: práticas de resistência e de organização dos moradores nas …

 

Aula Aberta “Deficiência, Trabalho e “Vida Independente”: Direitos, Barreiras e o Caso Português” |22/05/2025 | 14H00 (PT) | Ed. 1, Sala 1.10, Universidade do Minho – Campus de Gualtar

Temos o prazer de convidar a comunidade académica e o público em geral para a aula aberta com a investigadora Joana Pimentel Alves, dedicada à temática “Deficiência, Trabalho e “Vida Independente”: Direitos, Barreiras e o Caso Português“. A sessão contará com a moderação de Iolanda Maciel Fontaínhas e abordará os principais obstáculos enfrentados pelas pessoas com deficiência no …

 

Aula Aberta “Sexual health and HIV/AIDS prevention and care among young people, people living with HIV, and sex workers in Thailand” | 15/05/2025 | 20H00 – 22H00 (PT) | Ed. 2, Sala 1.12, Universidade do Minho – Campus de Gualtar

Quinta-feira, dia 15 de maio de 2025, decorrerá a aula aberta “Sexual health and HIV/AIDS prevention and care among young people, people living with HIV, and sex workers in Thailand“, com o investigador visitante Kangwan Fongkaew (Burapha University, Tailândia). A moderação estará a cargo de Ana Maria Brandão (CICS.NOVA.UMinho e ICS-UMinho).   📅 Quinta-feira, 15 de maio de …