Oito Maneiras de Mudar o Mundo

 
 

Investigador Responsável: Paula Remoaldo

Equipa do Projecto: Paula Remoaldo

Entidade Financiadora: Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento

Duração: 2008-2009

Objetivos:  O estudo científico “Oito Maneiras de mudar o Mundo” realizou-se em parceria com o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.
Este estudo teve como objectivos: (i) fomentar uma rede de profissionais, investigadores(as) e entidades que trabalham em desenvolvimento, incentivando uma postura de abertura e proximidade neste domínio; (ii) levar uma cultura de projeto para dentro das escolas e universidades, estimulando os professores(as) a implementarem acções de Educação para o Desenvolvimento, envolvendo alunos(as) de forma heurística;(iii) conscencializar as empresas para a prática da responsabilidade social; (iv) conscencializar os jornalistas, enquanto agentes de comunicação por excelência, para as questões do desenvolvimento, no quadro dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio; (v) capacitar eficazmente agentes de mudança ao nível das mais actuais concepções do desenvolvimento a nível mundial;(vi) Implementar em acções de Educação para o Desenvolvimento uma comunicação clara e eficaz que no entanto incentive um debate tão profundo quanto possível; (vii) Envolver e responsabilizar as organizações da sociedade civil para a Educação para o Dsenvolvimento. Ao nível de conteúdos, todo o trabalho foi desenvolvido de raiz na Universidade do Minho. O projeto priveligiou uma visão e metodologia heurística, de participação activa e responsabilização de todos os intervenientes, visando uma actuação ao nível da informação, divulgação, educação e conscencialização da sociedade portuguesa.

Conferência GEICS | 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝘀 𝗮𝗯𝗲𝗿𝘁𝗮𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗾𝘂𝗲𝗺? 𝗠𝗶𝗴𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗽𝗼𝘀𝘁𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗮𝗹𝘁𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗹𝗲𝗴𝗶𝘀𝗹𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮 | 25/09/2025 | 19H30 (PT)/15H30 (BR) | Formato virtual

No próximo dia 25 de setembro de 2025 decorrerá, pelas 19H30 (PT)/15H30 (BR) e em formato exclusivamente virtual, uma Conferência GEICS dedicada à temática “𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝘀 𝗮𝗯𝗲𝗿𝘁𝗮𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗾𝘂𝗲𝗺? 𝗠𝗶𝗴𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗽𝗼𝘀𝘁𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗮𝗹𝘁𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗹𝗲𝗴𝗶𝘀𝗹𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮”. Procurar-se-á analisar os desafios e oportunidades colocados pelas dinâmicas migratórias atuais, bem como as propostas de alteração legislativa em …

 

Conferência “Ocupar, resistir e habitar: práticas de resistência e de organização dos moradores nas ilhas e bairros populares do Porto” | 4 de agosto de 2025 | 21H30 | Formato Virtual (via Zoom)

  A Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia (SPAE) anuncia a realização de uma palestra aberta, em formato exclusivamente on-line (via Zoom), hoje, dia 4 de agosto de 2025, às 21h30. Fernando Matos Rodrigues, antropólogo e investigador CICS.NOVA.UMinho, apresentará a comunicação intitulada “Ocupar, resistir e habitar: práticas de resistência e de organização dos moradores nas …

 

Aula Aberta “Deficiência, Trabalho e “Vida Independente”: Direitos, Barreiras e o Caso Português” |22/05/2025 | 14H00 (PT) | Ed. 1, Sala 1.10, Universidade do Minho – Campus de Gualtar

Temos o prazer de convidar a comunidade académica e o público em geral para a aula aberta com a investigadora Joana Pimentel Alves, dedicada à temática “Deficiência, Trabalho e “Vida Independente”: Direitos, Barreiras e o Caso Português“. A sessão contará com a moderação de Iolanda Maciel Fontaínhas e abordará os principais obstáculos enfrentados pelas pessoas com deficiência no …

 

Aula Aberta “Sexual health and HIV/AIDS prevention and care among young people, people living with HIV, and sex workers in Thailand” | 15/05/2025 | 20H00 – 22H00 (PT) | Ed. 2, Sala 1.12, Universidade do Minho – Campus de Gualtar

Quinta-feira, dia 15 de maio de 2025, decorrerá a aula aberta “Sexual health and HIV/AIDS prevention and care among young people, people living with HIV, and sex workers in Thailand“, com o investigador visitante Kangwan Fongkaew (Burapha University, Tailândia). A moderação estará a cargo de Ana Maria Brandão (CICS.NOVA.UMinho e ICS-UMinho).   📅 Quinta-feira, 15 de maio de …