Aprendizagens Empreendedoras, cooperação e mercado de trabalho: Boas práticas no ensino superior

 

Referência: 761402013 | POAT/FSE QREN

Investigador Responsável: Ana Paula Marques

Entidade Proponente: Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho

Entidade Financiadora: Programa de Assistência Técnica do Fundo Social Europeu

Objetivos: Este estudo visa fazer um mapeamento extensivo de experiências de aprendizagens empreendedoras não formais e informais realizadas desde 2007 até 2013. Terá um duplo enfoque, na medida em que se centrará nos programas de empreendedorismo e infraestruturas de suporte existentes nas Instituições do Ensino Superior (IES) e nos vários atores-chave envolvidos, nas diversas fases de aprendizagem empreendedora que incluem: a) sensibilização; b) formação específica para a criação do próprio negócio/ autoemprego; c) mentorização e acompanhamento para a implementação de projetos/ negócios. Este mapeamento visará apoiar a identificação de um conjunto de boas práticas e de um reportório de competências empreendedoras que serão alvo de estudos aprofundados com a participação direta dos atores-chave e stakeholders e que nos permitirão avaliar, igualmente, em que medida estes se encontram envolvidos no processo de conceção, implementação e monitorização e avaliação daquelas experiências empreendedoras. Espera-se que este estudo contribua para um maior conhecimento e para repensar as práticas de atuação até então seguidas, potenciando novos modelos de governação assentes em redes de parcerias interinstitucionais. Estas enquadrar-se-ão melhor no desenvolvimento de futuras Estratégias Inteligentes (RIS3) baseadas na eficiência coletiva e partilhada do conhecimento, inovação e transferência de competências orientadas para os mercados de trabalho globais, competitivos e incertos.

Duração: 2013-2014