CICS nos Media

 

 

Helena Machado, CICS researchers refers that the prisoners fear that their DNA will be “planted” in other crime scenes – UMinho - “Apesar de acreditarem nos benefícios do DNA para reduzir ou eliminar erros na investigação criminal, os reclusos temem que este método “caia em mãos erradas” e seja utilizado para incriminar determinado suspeito ou forçar uma confissão com base em alegada posse de prova científica. Esta é uma das conclusões retiradas de um estudo pioneiro coassinado por Helena Machado, professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, e recentemente publicado em livro pela Editora Ashgate.” (27/08/2012)

Rita Ribeiro, CICS researcher, with a work presentation about the impact of the Tibães Monastery    – Jornal de Notícias- Em 2011, 65 mil pessoas visitaram o Mosteiro de S. Martinho de Tibães, em Braga. Número que os responsáveis do mosteiro querem ver crescer através da realização de mais atividades, sobretudo porque se tem verificado um aumento na procura de turistas estrangeiros. Esta notoriedade é, de resto, espelhada num trabalho académico de João Costa e de Rita Ribeiro, sociólogos na Universidade do Minho, que revela que aquele monumento é um dos locais mais procurados em Braga para uma visita. (…) A comemorar 25 anos desde de que foi adquirido pelo Estado, o estudo revela que o Mosteiro de Tibães é conhecido por 54% dos inquiridos, seguindo-se os Biscainhos (44%), o Museu Nogueira da Silva (38%) e o Museu D. Diogo de Sousa (37%). (28-07-2012)

Helena Machado, CICS researcher, referenced about her genetic research work  – Notícias Magazine- Cíntia Alves foi considerada uma das 15 cientistas mais referenciadas na área da genética forense: assim ditou o prémio internacional que recebeu. Ajuda tribunais ingleses e identifica pais biológicos. O mundo da genética visto a partir do Porto. (…) Por norma, identificam o pai? “Entre 75 e oitenta por cento das casas as mães sabem quem são os pais. Mas a maioria dos processos só permite saber quem é o pai biológico, pelo menos aparentemente não desencadeia um processo posterior de regulação do poder paternal, para a educação da criança, pagamento da pensão de alimentos, o que for. Sabemos disto em virtude de uma colaboração com Helena Machado, da Universidade do Minho, que está a fazer um trabalho interessante sobre testes de paternidade e as AOP: para compreender se têm interesse, quais as consequências, se os direitos e interesses do menor são protegidos…”, explica Cíntia Alves. (22-07-2012)

Book presentation “Trofa´s immigrant population Diagnosis” from Manuel Carlos Silva, Alice Matos and Rita Borges, CICS researchers in People FairNotícias da Trofa ” Uma das conclusões de um estudo de diagnóstico da população imigrante no concelho da Trofa é que a maioria dos indivíduos estrangeiros depende do trabalho, e não de subsídios e apoios sociais, para subsistir.” (19-07-2012)

Manuel Carlos Silva, CICS Director speaks about the unemployment in Portugal – Jornal de Notícias “Há situações de pobreza e exclusão muito acentuadas, principalmente quando os dois elementos do casal estão desempregados e sem apoios, em que as famílias não têm meios para assegurar a sobrevivência. Outra implicação, nos casos mais extremos, é a violência. Não é por acaso que há um recrudescer dos pequenos assaltos, dos furtos em supermercados. Não me refiro a gangues, mas a um crime não organizado, motivado pelo desespero. Há também cada vez mais pessoas a voltar para casa dos pais, pelo que o impacto não é apenas nos desempregados, mas em toda a família que tem de se mobilizar para os ajudar. É uma situação humilhante, geradora de baixa auto-estima social e isolamento e a falta de laços sociais dificulta o regresso ao mercado do trabalho”, explica Manuel Carlos Silva, diretor do Centro de Investigação em Ciências Sociais da UMinho.” (25/01/2012)

Manuel Sarmento, CICS collaborator researcher speaks about Child WorkPúblico -  O contexto de crise económica pode levar a que o trabalho infantil ganhe novamente força em Portugal nos próximos anos. O país assinala hoje duas décadas desde a publicação da primeira legislação sobre esta matéria e os resultados são muito positivos. No entanto, a ausência de uma política nacional de combate à entrada precoce no mercado de trabalho e a conjuntura estão a criar novos riscos, alertam especialistas. (…) Longe vão os tempos das fábricas de vão de escada ou nas garagens das casas de zonas rurais dos concelhos do Vale do Ave e o país fez, nos últimos 20 anos, um caminho de sucesso no combate ao trabalho infantil. Mas as dificuldades crescentes podem pôr isso em causa, concorda o professor do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Manuel Sarmento, que tem dedicado a sua carreira ao estudo deste fenómeno. “A situação de crise económica arrasta muitas vezes sectores da população para a economia paralela, as quais podem envolver crianças”, alerta. Apesar de não haver diagnósticos recentes em Portugal, os últimos estudos feitos a nível internacional apontam nesse sentido. (14/01/2012)

Helena Machado, CICS researcher speaks about the Rui Pedro´s vanishingPúblico – ” O caso do Rui Pedro não mobilizou os recursos de investigação policial que foram usados no caso da Madeleine McCann E muito menos captou a atenção ou o envolvimento de membros do Governo como aconteceu com o caso da menina britânica avalia a investigadora da Universidade do Minho Helena Machado que tem estudado o fenómeno. (13/11/2011) ______________________________________________________________________________________

Vera Duarte, CICS researcher speaks about the juvenile delinquency growth - Maisactual.pt “Apesar de a delinquência juvenil feminina ser pouco expressiva quando comparada com a dos rapazes, verifica-se um crescimento do número de jovens acompanhadas pela Direcção-Geral de Reinserção Social, em cumprimento de medidas tutelares educativas.” (14/07/2011)

___________________________________________________

Declarations of Rita Borges das Neves, CICS researcher, about the social phenomen of Unemployment in population over 40´s.  – Jornal das 8, TVI - “Em Portugal, a taxa de desemprego está nos 16,3% e há mais de 300 mil pessoas desempregadas com mais de 40 anos. Não ter trabalho é uma das situações mais graves que pode acontecer a um ser humano. A quebra de uma rotina laboral nesta fase da vida, acima dos 40 anos, tem impacto na autoestima e na valorização profissional e pessoal, mais do que em qualquer outra situação.” (1/12/2012)

Helena Machado, CICS researcher, interviewed for the Program “Mentes que Brilham” about the systematic use of DNA – Porto Canal Apesar de acreditarem nos benefícios do DNA para reduzir ou eliminar erros na investigação criminal, os reclusos temem que este método “caia em mãos erradas” e seja utilizado para incriminar determinado suspeito ou forçar uma confissão com base em alegada posse de prova científica. Esta é uma das conclusões retiradas de um estudo pioneiro coassinado por Helena Machado, professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, e recentemente publicado em livro pela Editora Ashgate. O trabalho atentou em 57 reclusos de três prisões de Portugal e duas da Áustria, condenados por diversos crimes, nomeadamente fraude qualificada, homicídios, crimes sexuais, roubos e furtos e tráfico de drogas. (26/09/2012)

Isabel Ventura week analysis, CICS researcher: – Violence in the student residences – Chernobyl children in Portugal. – Security Forces. – Portuguese emigration. – Telma Monteiro in the Olympics. - The book ”As Primeiras Mulheres Repórteres. Portugal nos anos 60 e 70″ . SICNotícias (28/07/2012) Manuel Carlos Silva, CICS Director in the book presentation “Trofa´s immigrant population Diagnosis”, in the People Fair - Trofa TVUma das conclusões de um estudo de diagnóstico da população imigrante no concelho da Trofa é que a maioria dos indivíduos estrangeiros depende do trabalho, e não de subsídios e apoios sociais, para subsistir. Quantos imigrantes existem no concelho? Qual a nacionalidade mais representativa? Qual o principal meio de vida? Que nível de escolaridade apresentam? Estas e muitas outras questões têm agora resposta no livro apresentado pela Câmara Municipal da Trofa em colaboração com o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) e foi elaborado por uma equipa da universidade do Minho, orientada pelo professor Manuel Carlos Silva. (19-07-2012)

Rita Borges, CICS researcher points out the growth of anxiety and depression in the unemployed with 50 or more years. SicNoticias(19/05/2011) “A ansiedade e as depressões tendem a aumentar nos desempregados com mais de 50 anos, revelam as conclusões preliminares do doutoramento de Rita Borges, do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho (UMinho), hoje divulgadas.”

Anxiety and Depression grows in the unemployed with 50 or more years,  RTP1 (ver podcast & videocast)  (18/06/2011)

___________________________________________________

Ana Reis Jorge, CICS researcher and PhD Student in University of Minho estuda o “Divórcio e responsabilidades parentais: padrões de género nos contextos familiares e nas decisões judiciais”, com base em 300 processos de regulação do poder paternal e entrevistas a 25 magistrados judiciais. – DN (25/05/2011) Divorce and parental responsibilities debate in the Civil Society Program with the participation of Ana Jorge, CICS researcher  RTP2

___________________________________________________  

University of Minho welcomes the Iberia Conference about mobility and social exclusion - Diário do Minho (19/05/2011)

____________________________________________________

Rui Cruz, CICS researcher, talks about the relations between energy sources and nanotechnology, as well as the Portuguese press presented nanotechnology between 2004 and 2008 Nanotecnologia do Avesso

(Portuguese) Project UPWEB Meeting

(Portuguese) Project UPWEB Meeting

May 25-28, 2015, UPWEB – Norface project will get together in Lisbon at the I&D Building of the FCHS-New University of Lisbon, to hold a working meeting which will include the following activities: – Working meeting and field visit – Training on Community Research – Postgraduate Seminar: Sharing experiences on Area Profiling (open to the …

 

20º Seminário Almoço CICS

20º Seminário Almoço CICS

Sorry, this entry is only available in Portuguese.

 

Apresentação Pública:20 Abr.- Livro “Trabalho Social Profissional no Terceiro Setor”

Apresentação Pública:20 Abr.- Livro “Trabalho Social Profissional no Terceiro Setor”

Sorry, this entry is only available in Portuguese.

 

SEMINÁRIO “COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA A TRANSIÇÃO PARA A VIDA ATIVA”

SEMINÁRIO “COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA A TRANSIÇÃO PARA A VIDA ATIVA”

Sorry, this entry is only available in Portuguese.