O Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS), formalmente criado em Fevereiro de 2007, resulta da expansão e transformação do Núcleo de Estudos em Sociologia (NES), formado na sequência do desmembramento do Centro de Ciências Históricas e Sociais (CCHS), um centro de investigação que integrou de 1988 a 2002 a totalidade de investigadores do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho.
O património intelectual e a produção científica acumulados ao longo do período de existência do CCHS, com destaque para a revista Sociedade e Cultura - série de Sociologia, constituíram uma matriz fundamental para o desenvolvimento e evolução da investigação científica no quadro do ICS. Dado o crescimento, a amplitude e a abrangência disciplinar alcançada pelo CCHS e na sequência de uma decisão assumida pela maioria dos membros do Conselho Científico, potenciou-se a construção de projectos de investigação independentes, dando lugar à formação de diversas unidades de investigação, entre as quais o NES, que viria a dar origem ao actual CICS.
O primeiro responsável científico do NES foi o Prof. Doutor Albertino Gonçalves (2002-2003). Em 2004 foi eleito em Assembleia, como director do NES, o Prof. Doutor Manuel Carlos Silva que viu renovado o seu mandato nas eleições realizadas em 2007, data em que o Centro passou a designar-se Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS). Os inúmeros projectos em curso e os projectos concluídos revelam bem o dinamismo da equipa de investigadores do CICS.
Consulte a revista Sociedade e Cultura - série de Sociologia.
Consulte os projectos concluídos do CICS.