19º Seminário Almoço-CICS

Local: Laboratório Pedagógico Sociologia II

Organizadora 19º Seminário: Rita Borges

Tema do Seminário: Os efeitos do desemprego na saúde dos Europeus com 50+ anos

Resumo: O desemprego tem sido identificado como uma determinante social de saúde e associado a maior risco de depressão, transtornos de ansiedade, deterioração da saúde física e de suicídio. Estes efeitos na saúde têm sido explicados pelos contextos de privação económica e psicossocial a que os desempregados ficam sujeitos.
Entre aqueles que têm 50 e mais anos, a perda de trabalho pago, configura amiúde situações de desemprego de longa duração e de exclusão precoce do mercado de trabalho. Estes desempregados mais velhos confrontam-se ainda com cortes nas pensões de reformas, bem como com práticas de discriminação etária quando procuram emprego.
Aos efeitos do desemprego na saúde não são alheios os contextos políticos, económicos e culturais mais latos. Entre países com maiores níveis de proteção social, os efeitos do desemprego no bem-estar dos desempregados poderão ser minorados, através de prestações sociais e ou políticas de ativação mais eficazes. Contudo, no caso dos desempregados mais velhos, pesam ainda a forma como as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho e a outros recursos estão socialmente e politicamente estruturadas.
O presente trabalho propõem-se fazer uma leitura dos efeitos do desemprego na saúde mental dos europeus com 50 e mais anos. Para tal analisam-se 3 vagas de dados relativos a indicadores de saúde e de bem-estar económico em vários países europeus nos quais operam regimes de bem-estar diferentes.

Nota biográfica: Rita Borges das Neves é mestre em Sociologia da Saúde Universidade do Minho. Colaborou em projectos de investigação na área do envelhecimento com a UNIFAI-(Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar- UP), na UIFAACE (Instituto Piaget) e foi assistente de investigação no Centro de Investigação em Ciências Sociais- UM no projecto SHARE-Portugal (Survey on Health, Ageing and Retirement). Entre 2007 e 2009 foi professora assistente na Escola Superior de Saúde Jean Piaget. Em 2010 inicia o seu doutoramento como aluna do departamento de Sociologia na UM em colaboração com o Oxford Institute of Ageing –University of Oxford e enquanto investigadora associada do Institute of Psyquiatry do Kings College London. O projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia visa uma análise da realidade dos desempregados em fim de carreira profissional e os seus impactos na saúde.