Apresentação Pública Livro “Etnicidade, Nacionalismo e Racismo” de Manuel Carlos Silva (CICS.NOVA.UMinho) e José Manuel Sobral (ICS/UL)

Data: 23 de Março

Local: Livraria Centésima Página – Braga

Hora: 18h30

Resumo: Este livro apresenta um conjunto de textos sobre etnicidade, racismo, nacionalismo e minorias étnicas. Equacionado o problema relativo à (re)emergência de formas de discriminação e racismo em contextos (pós)coloniais e migratórios, é apresentada na primeira parte uma revisitação crítica das diversas (pseudo)teorias em torno do racismo, seguida de uma reflexão socio-antropológica e histórica sobre raça, racismo e nacionalismo em diversas épocas e contextos. Seguidamente é elaborado um mapeamento proteórico multinível em torno da etnicidade e sua intersecção com classe social, uma reflexão sobre os estereótipos, assim como outra sobre modalidades do racismo e modernidade.
Na segunda parte são analisadas as migrações (inter)nacionais e condições de desigualdade social dos migrantes e, em contexto (pós)colonial português, é feita uma reflexão sobre etnicidade e hibridismo cultural e seus contornos. Em seguida, são evidenciados processos de discriminação e estigmatização dos ciganos, assim como suas percepções e representações nomeadamente em contexto escolar; e, por outro, são explicados, com base em dois estudos em Portugal e um terceiro em Catalunha, os diferenciados desempenhos escolares entre filhos de famílias autóctones e imigrantes.

Autores: Manuel Carlos Silva (CICS.NOVA.UMinho) e José Manuel Sobral (ICS/UL)

Comentadores: Rosa Cabecinhas (CECS/ICS-UMinho) e Maria José Casanova (IE/UMinho).

Editora: Edições Afrontamento