Call for papers – Conferência “A Europa no Mundo e o Mundo na Europa. Crise e Identidade”

 

Data do evento: 18 e 19 de Junho

Data final para apresentação de resumos: 10 de Março

Local: Campus de Gualtar, Universidade do Minho

Organização: CECS-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e pelo CICS.Nova.UMinho – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais

Resumo: A Conferência “A Europa no Mundo e o Mundo na Europa: crise e identidade” pretende constituir um espaço de reflexão acerca das antinomias que atravessam a Europa contemporânea nos seus múltiplos quadros de relação com o mundo. Num contexto de krisis, os caminhos que se oferecem à Europa precisam de ser discutidos abertamente, convocando o que de mais digno nos legou a cultura europeia: o pensamento crítico, a justiça social, a diversidade cultural. Porque a Europa se fez no mundo, será esta Conferência momento também para discutir como aporta o mundo ao continente europeu e de que forma se posiciona a Europa perante as transformações contemporâneas do planeta, tendo como pano de fundo as relações políticas e culturais tecidas pela história.
A complexidade do tema que nos reúne nesta conferência apela a um debate escorado num pensamento transdisciplinar que convida para a mesa de trabalhos o contributo de áreas diversas das ciências sociais e humanas. Em tempo de crispação social, económica e política na Europa, impõe-se a necessidade de pensar criticamente sobre as transformações que vêm sublinhar as contradições e fissuras do espaço europeu e que nos interpelam, enquanto europeus do Sul, a compreender o lugar da Europa no mundo contemporâneo. Para tal, importa revisitar o lastro de história e memória de que se fazem as relações entre as nações europeias, mas também com os espaços extra-europeus, particularmente no quadro das dominações coloniais. Do mesmo modo, é dada especial atenção à forma com as ligações da Europa ao mundo são trabalhadas no campo da produção cultural e artística. No quadro de grandes mudanças societais, que nos confrontam com os limites da condição humana e da sua relação com a natureza, e face à tibieza das respostas políticas, este encontro pretende discutir as reconfigurações que se operam na relação da Europa com o mundo e do mundo com a Europa.

Os resumos das comunicações devem ser submetidos através de email (europamundo2015@gmail.com), até ao dia 10 de Março de 2015. Na submissão de resumos deve ser indicado o nome (primeiro e último) e afiliação institucional do autor ou autores, um resumo com um máximo de 300 palavras e 4 palavras-chave. Deve também ser indicada a área temática em que a proposta de comunicação é submetida, de entre as seguintes:

- História e Memória
- Política e Sociedade
- Cultura e Artes
- Tecnociência e Sociedade

A língua de trabalho da conferência é o português, mas serão também bem-vindas comunicações em inglês, francês e espanhol.

Os autores podem enviar as versões finais dos seus textos para publicação até 31 de Julho de 2015 que integrarão, depois, um eBook que será publicado até ao final de 2015. Os textos serão submetidos a avaliação de pares (double blind review). Os textos finais devem respeitar as seguintes regras:

- máximo de 5000 palavras, incluindo notas e referências bibliográficas;
- formato MS Word ou similar;
- as referências bibliográficas devem seguir a norma APA;
- os textos devem incluir título, nome dos autores, email de contacto, instituição, resumo (máximo de 150 palavras) e até 4 palavras-chave.

mais informações: http://www.lasics.uminho.pt/euromundi/

Comments are closed

Sorry, but you cannot leave a comment for this post.