Livro Prostituição e Tráfico de Mulheres para fins de exploração sexual. Um contributo para a sua delimitação conceptual e aproximação ao contexto português por Manuel Carlos Silva, Fernando Bessa Ribeiro e Rafaela Granja

Por Manuel Carlos Silva, Fernando Bessa Ribeiro e Rafaela Granja “O tráfico de seres humanos, nomeadamente de mulheres para fins de exploração sexual, constitui um dos problemas mais candentes dos nossos dias. Conectando-se com outros fenómenos sociais como a prostituição e a imigração, o tráfico de seres humanos ocupa um lugar relevante na agenda política e social dos governos, dos partidos políticos, das organizações sindicais e da sociedade civil, merecendo um crescente interesse da parte da comunicação social. Ora, parece manifesto que em Portugal as ciências sociais, em especial a sociologia e a antropologia social, não têm dado o devido relevo ao estudo desta questão, pelo que existe ainda um conhecimento sociológico insuficiente por parte dos cidadão e mesmo para a definição de políticas adequadas ao combate a este flagelo social, demarcando-o contudo, conceptual e politicamente, do fenómeno da prostituição relativamente livre e consentida. Perante este cenário, pretendemos com este livro contribuir para uma clarificação conceptual e distinção entre prostituição relativamente livre e tráfego de mulheres para fins sexuais. Para tal foi elaborado um quadro teórico-metodológico conjugado com uma aproximação empírica e análise de textos e documentos produzidos nos últimos anos sobre o fenómeno, com especial atenção para os que se debruçam sobre a sociedade portuguesa.”

Manuel Carlos Silva Doutorado pela Universidade de Amesterdão em Ciências Sociais e Políticas. Professor Catedrático e Diretor do Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) na Universidade do Minho (2002-2014). Distinguido com o Prémio Sedas Nunes pela obra “Resistir e Adaptar-se” (1998, Afrontamento) sobre o campesinato, tem publicado sobre o rural-urbano, desenvolvimento e desigualdades sociais (de classe, étnicas e género). Foi Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (2010-2012).

Fernando Bessa Ribeiro é professor na Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigador no Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho, onde coordena a linha de investigação “Trabalho, desigualdades e políticas públicas”. Capitalismo, trabalho e mudança social em Moçambique, género e sexualidade constituem os seus principais interesses de investigação. É autor de numerosos artigos, livros, capítulos de livros, recensões e comunicações em actas de congressos.

Rafaela Granja é doutoranda em Sociologia na Universidade do Minho e investigadora do Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS.UM). As suas principais área de investigação centram-se nos estudos prisionais, nas relações familiares e nos estudos de género.

Ficha Técnica:
Autores: Manuel Carlos Silva, Fernando Bessa Ribeiro e Rafaela Granja